23/08/2023 às 01h27min - Atualizada em 23/08/2023 às 01h27min

Prefeitura agenda novas oficinas presenciais e prorroga consulta pública para PIU Arco Leste

O plano de melhorias urbanas beneficiará 11 distritos da Zona Leste. População pode participar dos encontros para deixar sugestões

Depositphotos
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da São Paulo Urbanismo, divulgou nesta quinta-feira (17) o calendário de mais quatro oficinas presenciais para debater com a população o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste. Ao todo, serão realizados encontros nas seis subprefeituras contempladas pelo plano urbanístico que prevê uma série de melhorias para a zona leste.
Na quarta-feira (16) aconteceu a oficina do PIU Arco Leste na Subprefeitura de São Miguel Paulista. Amanhã (18) a atividade participativa será na Subprefeitura de Itaim Paulista. As novas oficinas ficaram agendadas da seguinte forma: Subprefeitura Penha (24 de agosto), Ermelino Matarazzo (dia 25), Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme (29 de agosto) e Subprefeitura Mooca (dia 30).
As oficinas são uma oportunidade para os moradores sinalizarem ao Município as propostas que gostariam de ver priorizadas pelo PIU Arco Leste para qualificar a região do ponto de vista de habitação, mobilidade, rede de equipamentos públicos, meio ambiente e drenagem, entre outros.
Os munícipes também podem encaminhar sugestões pelo celular ou do computador. Desde 14 de julho há uma consulta pública on-line aberta no site Participe+ em que a população pode opinar sobre o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste. Para ampliar a participação da população, o prazo para contribuição foi prorrogado até 8 de setembro.
O cidadão também pode indicar problemas e soluções para a região onde mora por meio de um formulário digital ou comparecer pessoalmente às praças de atendimento de uma das seis subprefeituras contempladas no PIU Arco Leste.

Confira a agenda atualizada das oficinas presenciais:
Subprefeitura Itaim Paulista
Data: 18 de agosto
Horário: 18h30
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Avenida Marechal Tito, 3012 - Itaim Paulista

Subprefeitura Penha
Data: 24 de agosto
Horário: 17h
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Rua Candapuí, 492 - Vila Marieta

Subprefeitura Ermelino Matarazzo
Data: 25 de agosto
Horário: 17h30
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Avenida São Miguel, 5550 - Jardim Cotinha

Subprefeitura Vila Guilherme/Vila Maria
Data: 29 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Rua General Mendes, 111 - Vila Maria Alta

Subprefeitura Mooca
Data: 30 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório da Universidade São Judas Tadeu (Bloco A, Térreo, Sala T06 A)
Endereço: Rua Taquari, 546 - Mooca

Saiba mais sobre o processo participativo do PIU Arco Leste
https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/estruturacao-territorial/piu-arco-leste/

Plano de Intervenção Urbana Arco Leste
O PIU Arco Leste abrange uma área de 4.536 hectares, o equivalente a 5 mil campos de futebol. Ele corta 11 distritos da cidade: Belém, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista. Por essa região passam uma linha de Metrô (Linha 3-Vermelha), três linhas de trem da CPTM (Linha 11-Coral, Linha 12-Safira e Linha 13-Jade), terminais de ônibus e faixas exclusivas.
Por conta de sua heterogeneidade, esse território é dividido pelo plano urbanístico em três porções. A porção oeste, formada pelos núcleos Tatuapé, Penha, Vila Maria e Cangaíba, é onde se observa o maior desenvolvimento da região, com a presença de usos diversificados (prédios de alto e médio padrão, indústrias, armazéns), mas que ainda assim necessita de mais opções de empregos. Na porção central, composta pelos núcleos Avenida São Miguel e Ermelino Matarazzo, a predominância é de prédios de médio padrão e baixo índice de empregos por habitantes. Por fim, integrada pelos núcleos Centro de São Miguel e Avenida Marechal Tito, a porção leste é a que possui maior precariedade habitacional e pouca oferta de vagas trabalho formal.
Na prática, o PIU Arco Leste tem como objetivos a redução da precariedade habitacional, a ampliação do acesso da população à rede de serviços públicos, o equilíbrio entre empregos e moradias, fortalecendo e expandindo novas centralidades locais na direção das áreas mais povoadas e menos providas de ofertas de trabalho, e o incentivo aos modos de transporte não motorizados (pedestres e cliclistas) e associados ao transporte coletivo.

O que é PIU Arco Leste?
O PIU Arco Leste é um estudo em elaboração pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a São Paulo Urbanismo. Seu objetivo é identificar dinâmicas que levem ao desenvolvimento de novas centralidades e, com isso, implementar melhorias em habitação, mobilidade, desenvolvimento econômico e meio ambiente, entre outras áreas, para 11 distritos da Zona Leste. São eles: Belém, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista.
O Plano está em sua segunda fase de desenvolvimento. Nesta etapa, a Prefeitura apresenta à população as intervenções em andamento ou programadas para a região. A lista de ações propostas decorre dos Planos de Ação das Subprefeituras e/ou do planejamento das secretarias e órgãos municipais envolvidos. O objetivo nesta etapa é ouvir os munícipes sobre essas propostas e identificar outras soluções para qualificar esse território.

Após consolidar todas as contribuições recebidas, a Prefeitura vai elaborar Planos de Ação Integrada que qualifiquem essa região tão relevante para a cidade, tendo como prioridade as seguintes diretrizes:
- Redução da precariedade habitacional
- Ampliação do acesso da população à rede de serviços públicos
- Equilíbrio entre empregos e moradias
- Fortalecimento e expansão de novas centralidades locais nas áreas mais povoadas e menos providas de ofertas de trabalho
- Incentivo a modos de transporte não motorizados (pedestres e cliclistas) e associados ao transporte coletivo

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp