22/08/2023 às 16h05min - Atualizada em 23/08/2023 às 00h08min

Relatório Future of Professionals da Thomson Reuters prevê que a IA terá um impacto transformacional no trabalho profissional até 2028  

Otimismo com a produtividade: 45% dos profissionais fixam suas maiores aspirações com a Inteligência Artificial na melhoria da produtividade, esperando benefícios para seus talentos, clientes e ambiente.  

Fabio Okubaru; Fabíola Mello
Thomson Reuters
Thomson Reuters_divulgação

Relatório Future of Professionals da Thomson Reuters prevê que a IA terá um impacto transformacional no trabalho profissional até 2028  

   

  • Otimismo com a produtividade: 45% dos profissionais fixam suas maiores aspirações com a Inteligência Artificial na melhoria da produtividade, esperando benefícios para seus talentos, clientes e ambiente.  

  • Uma nova troca de valor: "Produzir conselhos de alta qualidade" lidera a lista de motivadores importantes em todos os setores, com a IA levando os profissionais a uma nova era do que significa ser um consultor.  

  • IA responsável: Desenvolver tecnologia responsável não é apenas uma questão do setor, mas um imperativo da sociedade. Os profissionais afirmaram que algumas preocupações com a IA eram em torno da precisão (25%), segurança de dados (15%) e ética (15%).   

   

TORONTO, 22 de agosto de 2023 – A Thomson Reuters (NYSE/TSX: TRI), empresa global de conteúdo e tecnologia, divulgou hoje seu relatório Future of Professionals. A pesquisa realizada com mais de 1.200 indivíduos que trabalham internacionalmente, compartilha o impacto previsto que a IA generativa terá no futuro do trabalho profissional. A pesquisa mostrou que 67% dos entrevistados acreditam que a IA terá um impacto transformacional ou alto em sua profissão nos próximos cinco anos. Além disso, mais da metade dos entrevistados (66%) prevê que a IA criará novos planos de carreira profissional, enquanto 68% esperam que as funções que não exijam qualificações legais ou fiscais tradicionais aumentem nos próximos cinco anos.  

  

"Estamos em um momento único em que temos a oportunidade de perceber os benefícios da inteligência humana, do pensamento e da colaboração de forma diferente, enquanto usamos o potencial da IA para superar alguns dos maiores pontos de dor dos profissionais", disse Steve Hasker, presidente e CEO da Thomson Reuters. "Por meio da aplicação da IA para realizar tarefas mais mundanas, os profissionais têm a oportunidade única de abordar questões de capital humano, como satisfação no trabalho, bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Isso, por sua vez, desbloqueará tempo para que os profissionais se concentrem em trabalhos complexos que agreguem valor às necessidades de seus clientes."  

  

Em meio à natureza mutável do trabalho profissional, as organizações em todos os setores continuam a adotar a IA em seus fluxos de trabalho diários. A maioria dos entrevistados compartilhou otimismo em torno do poder da IA, com 45% fixando suas maiores aspirações quanto à IA na melhoria da produtividade, eficiência interna e serviços ao cliente, especificamente no que diz respeito a operações convergindo com seu talento, clientes e ambiente.  

  

Além disso, 67% dos entrevistados indicaram que seu maior motivador pessoal foi "produzir conselhos de alta qualidade". Para continuar esse trabalho na era da IA generativa, os profissionais precisam reconsiderar e redefinir o que significa ser um consultor e evoluir os modelos de negócio para preparar e atender os clientes para o amanhã – não apenas o hoje.   

  

Mais de um quarto (28%) dos profissionais diz que o trabalho impacta negativamente sua saúde mental e bem-estar. Longas jornadas de trabalho e medo de errar são os dois principais fatores que impulsionam essas percepções. A IA tem o poder de aliviar parte dessa carga, reduzindo o tempo necessário para obter as informações precisas e contextualizadas necessárias para resolver um problema, reduzindo o risco de erros e automatizando tarefas rotineiras.   

  

Compreensivelmente, os profissionais são cautelosos. Especificamente, as maiores preocupações incluem comprometimento com a precisão (25%), perda de emprego (19%), extinção da profissão (17%), segurança de dados (15%) e ética (15%). Criar IA que resolva os maiores pontos de dor dos clientes de forma transparente e responsável, fornecendo resultados confiáveis, ajudará a inspirar confiança e aliviar medos.   

  

Principais conclusões do relatório por segmentos: 

   

Profissionais Tributários e Contábeis:    

  • Liberando tempo para entregar mais valor: a produtividade é a maior prioridade para os escritórios fiscais e contábeis (59%), enquanto a eficiência interna (75%) lidera a lista nos departamentos fiscais e tributários corporativos;   

  • Consultoria inteligente: "Produzir conselhos de alta qualidade" lidera a lista de motivadores para a maioria dos profissionais (67%). Na área tributária, o crescimento de uma prática consultiva é um caminho para que as empresas se diferenciem e iluminem a expertise dos funcionários. 

  • Preenchendo a lacuna de talentos em impostos: os profissionais preveem que novos planos de carreira estarão disponíveis (66%), incluindo aumento em funções que não exigem qualificações fiscais tradicionais (68%), nos próximos cinco anos.  

   

Profissionais do Direito: 

  • Catalisador para o crescimento: A melhoria da produtividade e da eficiência são vistas como os maiores efeitos positivos da IA (75% e 67%, respectivamente) para os profissionais de escritórios de advocacia. Além disso, os escritórios de advocacia veem a IA como uma oportunidade para aumentar a receita, já que mais da metade (55%) dos profissionais jurídicos previram que custos mais baixos para as empresas, resultantes do uso de IA, levarão a uma maior lucratividade da empresa. Além disso, 81% dos entrevistados jurídicos esperam que novos serviços surjam nos próximos cinco anos, criando novas fontes de receita; 

  • Novas competências e planos de carreira: 58% dos entrevistados antecipam um aumento das suas competências profissionais, enquanto mais de dois terços dos profissionais do direito veem uma abordagem mais consultiva ao aconselhamento. Como as competências serão altamente valorizadas, é provável que surjam novas carreiras, e 81% veem um aumento na utilização de prestadores de serviços jurídicos alternativos; 

  • Áreas de necessidade e preocupação: De acordo com os entrevistados, a profissão precisa lidar com a falta de habilidades tecnológicas, bem como a falta de investimento em tecnologia. Quanto às áreas de preocupação, a principal questão é a precisão (30%).   

   

Profissionais do Governo: 

  • IA e Talento: As questões de talento tendem a ser uma prioridade maior para os profissionais do governo do que para seus colegas corporativos, e eles tendem a sentir mais otimismo de que a IA possa ajudar em algumas dessas áreas. Treinamento, recrutamento, bem-estar e engajamento foram prioridades organizacionais mais comuns entre os profissionais do governo. 

  • Adoção mais lenta: No geral, os profissionais do governo tendem a pensar que a adoção de IA será mais lenta do que nas corporações, devido aos temores de segurança de dados e à resistência geral à mudança e, portanto, terá menos impacto.   

  

Para ter acesso ao relatório completo em inglês, acesse https://thomsonreuters.com/en/campaigns/future-of-professionals.html  

   

Metodologia 
 

O estudo foi realizado durante os meses de maio e junho de 2023, por meio de uma pesquisa online. Mais de 1.200 profissionais das profissões jurídicas, tributárias, contábeis e de risco empregadas por corporações, firmas e órgãos governamentais completaram a pesquisa. Cerca de metade dos participantes estava baseada nos Estados Unidos, com a maior parte da metade restante do Reino Unido, Canadá e América Latina. 

  

A maioria dos entrevistados estava em funções tradicionais, o que significa que aqueles no setor jurídico eram advogados, aqueles no setor tributário e contábil eram contadores e CPAs (contador público certificado, no inglês), e uma pequena minoria desempenhava funções em operações e tecnologia. Além disso, a maioria dos entrevistados representava os Baby Boomers (nascidos entre 1946-1964), seguidos pelas gerações X (1965-1980) e Millennial (1981-1996). Uma parcela dos entrevistados era da Geração Z (1997-2012) ou da Geração Silenciosa (nascidos antes de 1946). 

   

Thomson Reuters   

 
A Thomson Reuters (NYSE / TSX: TRI) (“TR”) informa o caminho adiante, reunindo o conteúdo confiável e a tecnologia que as pessoas e organizações precisam para tomar as decisões corretas. A empresa atende profissionais jurídicos, tributários, contábeis, de compliance, governo e mídia. Seus produtos combinam software altamente especializados e insights (ou conhecimento) para empoderar os profissionais com dados, inteligência e soluções necessárias para tomar decisões informadas e para ajudar as instituições em sua busca por justiça, verdade e transparência. A Reuters, parte da Thomson Reuters, é uma fornecedora líder global de jornalismo e notícias confiáveis. Para mais informações, visite https://www.thomsonreuters.com.br/ 

  

Contatos de imprensa 

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Fábio Okubaru – (11) 97572-1673 

Fabíola Mello – (11) 96613-9267 

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