22/08/2023 às 16h17min - Atualizada em 23/08/2023 às 00h01min

Saúde da Mulher: descubra como a meditação diminui os efeitos da TPM

Segundo Gabi Frantz, especialista em meditação, a prática da atividade pode ser eficaz no combate a alguns dos sintomas que mais impactam a rotina das mulheres durante a TPM, tais como: ansiedade e irritabilidade

Comunicação Conectada
Banco de imagem canva

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a “tensão pré-menstrual” atinge 80% das brasileiras e 90% das mulheres em todo o mundo. A chamada “tensão pré-menstrual” consiste em um conjunto de mudanças emocionais, físicas e mentais que antecedem a menstruação. Durante este período, os sintomas mais comuns são ansiedade, dor de cabeça, tontura, irritabilidade, hipersensibilidade emocional, retenção de líquidos, ganho de peso, ondas de calor, insônia e fadiga.

Para Gabi Frantz, especialista em meditação, que atualmente possui um currículo com mais de 30 cursos voltados para a área e está finalizando seu PhD em Medicina Natural pela Quantum University, a meditação é essencial, principalmente para as mulheres que apresentam TPM grave, pois auxilia na redução de sintomas como ansiedade e irritabilidade.

“A meditação reduz a atividade do sistema nervoso simpático, induzindo a uma menor ativação neural, o que faz ‘reduzir o trabalho dos mecanismos cerebrais que são responsáveis pela sensibilização das regiões do cérebro por exercerem influências nos processos dolorosos’, e, assim como a quantidade de melatonina e serotonina aumentam, há uma significativa diminuição de estresse e sintomas decorrentes.", revela a especialista.

“Um estudo recente, publicado na revista científica norte-americana Pain, mostrou que a meditação interrompeu a comunicação entre as áreas do cérebro envolvidas na sensação de dor e aquelas que produzem a consciência da nossa identidade. No experimento, os pesquisadores perceberam que os sinais do sofrimento ainda se moviam do corpo para o cérebro, mas a pessoa não sentia tanta ‘propriedade' sobre as sensações, como se a dor não fosse dela”, complementa Frantz.

Gabi ainda ressalta que a meditação não é só benéfica para o período de TPM, mas também para a saúde e autoconhecimento. “Estudos de Harvard mostram que a meditação, além de promover o autoconhecimento, também traz benefícios contra uma série de condições, como a ansiedade, depressão e o estresse”, afirma.

Por fim, Frantz enfatiza que a meditação é uma prática natural, milenar e que só tem a agregar em todos os aspectos. “Essa atividade traz tantos benefícios e melhorias para o nosso corpo, mente e emoções, que, se pensarmos, parece que estamos falando de algum remédio específico. Ou um método mirabolante e caríssimo, que você nunca teria dinheiro para pagar. Mas, na verdade, você tem todas essas possibilidades e benefícios de forma simples e segura praticando a meditação”, finaliza a especialista.

 

Sobre Gabi Frantz

Conheceu a meditação aos 15 anos, e ao notar as mudanças que a prática trazia para sua vida, decidiu se aprofundar ainda mais nesse mundo. Atualmente seu currículo conta com mais de 30 cursos voltados para a área e está finalizando seu PhD em Medicina Natural pela Quantum University.

Em 2003, criou seu primeiro grupo de meditação guiada, que hoje conta com mais de 2.500 participantes todos os dias. Mestre em meditação, seu perfil ativo no Instagram conta com mais de 91 mil seguidores, além disso é dona do canal no YouTube “Meditar com vc”, que tem mais de 80 mil inscritos, e do site meditar.com.vc, onde oferece cursos gratuitos e de meditação.

Acesse:

https://meditar.com.vc/

@Meditarcomvcyoutube


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp