22/08/2023 às 18h17min - Atualizada em 23/08/2023 às 00h00min

5 erros que podem afundar seu restaurante

Consultora Bia Fraga dá dicas que podem ajudar a gerir negócios na área de gastronomia

Juliana Prestes
Divulgação
Prosperar no segmento de alimentação no Brasil é um desafio para poucos. Além de todos os licenciamentos necessários para a abertura do estabelecimento, a falta de um planejamento adequado prejudica – e muito – os empreendedores do ramo. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), 50% dos empreendimentos em gastronomia fecham as portas em dois anos.
Por isso, a consultora Bia Fraga, criadora do Método B - um curso exclusivo onde ela dá dicas valiosas de gestão, finanças e processos para donos de restaurante – separou 5 erros que podem afundar o seu negócio já nos primeiros meses de funcionamento:

1 – Investir apenas na qualidade da comida
Esse é um erro muito comum para quem começa a gerir um negócio gastronômico: achar que só ter um produto de qualidade fará a empresa prosperar.
Dentre os erros mais comuns, o maior deles é achar que investir apenas em qualidade salvará um restaurante.
“É importante pensar que muitas vezes o mais conhecido vence o melhor no jogo das vendas. Quantos hambúrgueres você conhece que não são os melhores que você já comeu, mas são os mais conhecidos do público e por isso vendem muito?
Ou seja, investir em qualidade é importante, claro, mas investir em marketing é fundamental e imprescindível.” – destaca a especialista.

2 – Má gestão da equipe
Outro erro comum é não ter uma forte liderança na equipe. O setor gastronômico possui baixos salários para os colaboradores de base. Além disso, eles trabalham muitas vezes nas sextas, sábados, domingos e feriados.
Bia Fraga revela: “Por isso, é necessário ter uma boa gestão de equipe, uma forte liderança, que trabalhe a motivação e engajamento dos funcionários, para que eles vistam a camisa da empresa e contribuam para um atendimento de excelência”.

3 – Falta de controle financeiro
Mais um erro que é quase unânime no setor gastronômico é a falta de controle financeiro.
“Um dos maiores motivos de fechamento de deliveries é a desorganização do gestor. São muitos empreendedores que nem sabem como montar um DRE, por exemplo. Valores como percentual de custo de mercadoria vendida precisam estar na ponta da língua. E isso pode levar um negócio a falência pela cegueira na hora de tomar decisões estratégias devido à falta de dados para análise.” – observa Fraga.

4 – Errar na hora de fazer compras e montar o estoque
Outra ação que pode afundar um restaurante é a falta de critérios e processos ao lidar com as compras e estoque.
Bia dá a dica: “É preciso homologar fornecedores, fazer cotações, controlar recebimento de mercadorias, desperdícios, erros de pedidos. Com controle de estoque é possível conseguir descobrir até furtos dentro da empresa.”

5 – Falta de estudo na escolha do ponto
Uma falha muito comum é a falta de estudo na hora de escolher o ponto onde o restaurante ou lanchonete vai ser aberto. Segundo Bia Fraga, “hoje o ponto é tão importante quanto a necessidade de capital de giro.”
A especialista esclarece ainda que “um ponto bom é aquele que tem uma boa massa de pessoas reunidas morando ou trabalhando e principalmente, um público que esteja de acordo com o projeto de percepção de valor do produto. É preciso vender o produto certo para o público certo. E isso perpassa na escolha do ponto comercial.”
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp