21/08/2023 às 23h40min - Atualizada em 22/08/2023 às 16h31min

Filmes produzidos em oficinas gratuitas de cinema serão exibidos no Cine Babaçu

Lançamento da plataforma virtual marca conclusão do projeto Cultura na Praça na capital maranhense

DR Comunicação
Dyego Rodrigues
Filmes produzidos em oficinas gratuitas de cinema serão exibidos no Cine Babaçu
Lançamento da plataforma virtual marca conclusão do projeto Cultura na Praça na capital maranhense

Depois de percorrer cinco bairros de São Luís realizando oficinas de cinema gratuitas, o Cultura na Praça lança a partir do dia 21 deste mês no Cine Babaçu, todos os curtas-metragens produzidos nesta etapa do projeto, que é realizado pela Vivas Esporte Cultura e tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A sala de cinema virtual do projeto pode ser acessada pelo endereço www.culturanapraca.art.br , onde, além dos últimos cinco filmes maranhenses inéditos, estão disponíveis também outras 35 obras feitas nas edições passadas do projeto, que já percorreu municípios do interior do Maranhão e do Pará. Em abril, o projeto passou no estado por Pindaré-Mirim, Bom Jesus das Selvas, Alto Alegre do Pindaré e Açailândia. Todos os curtas contam com todos com recursos de acessibilidade, como legenda, libras e audiodescrição.

Na capital maranhense, o projeto esteve na Vila Conceição/São Benedito, onde uma turma de jovens produziu, roteirizou e gravou “O Certo é o Certo”, cuja a exibição ocorreu no Largo da Rua do Chafariz (São Benedito). Na Vila Maranhão, onde a comunidade produziu “Zelo por um Sonho”, exibido no Largo da Igreja São Joaquim (ao lado do Iema). A turma do Anjo da Guarda foi autora do filme “Amor Teatral”, que a comunidade pôde assistir na Praça Recanto da Paixão. “Em Busca de um Sonho” foi a produção dos alunos do Sá Viana e, “História de Vida”, da turma da Vila Embratel.

Esta foi a primeira vez que o Cultura na Praça foi realizado na capital maranhense, projeto que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial nos municípios beneficiados. Trata-se de um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 26 mil quilômetros pelo interior do Maranhão e do Pará, alcançando mais de 42 mil pessoas.

A cada parada, uma imersão no mundo do cinema e a possibilidade de abrir novas percepções e sensibilidades aos participantes. Durante alguns dias, os alunos conhecem técnicas de roteiro, os elementos fundamentais da fotografia e do som e as possibilidades de expressão através da linguagem cinematográfica.

“Quem acessar a sala de cinema virtual do Cultura na Praça vai encontrar filmes muito diversos e isso é um reflexo da vivência de cada comunidade. Aproximar a arte desses locais proporciona não só aprendizado, mas meios para expressão de experiências. Os trabalhos são muito plurais e diferentes entre si, mas têm uma coisa em comum: elas conversam com as nossas emoções”, afirmou o cineasta Cris Azzi, coordenador do projeto.


Serviço
O quê? Lançamento do Cine Babaçu, Plataforma Virtual de Cinema do Cultura na Praça, com filmes produzidos por moradores de cinco bairros de São Luís
Quando? 21 de agosto, às 19h.
Onde? No Cine Babaçu pelo link www.culturanapraca.art.br
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp