21/08/2023 às 09h51min - Atualizada em 22/08/2023 às 00h00min

rede de farmácias pague menos passa a integrar o novo índice de empresas mais diversas da b3

atualmente, 59% dos cargos de liderança na empresa são ocupados por mulheres e funcionários pretos compõem 74% dos colaboradores

DEUSARINA ALVES SANTANA
Pague Menos
Fortaleza (CE),agosto de 2023 – A Bolsa de Valores do Brasil, conhecida como B3, recentemente divulgou o lançamento do IDIVERSA B3, um índice que tem objetivo de reconhecer e destacar as empresas listadas que estão comprometidas com a promoção da diversidade de gênero e étnica. Entre as companhias que promovem as melhores práticas e valorizam a representatividade de gênero e raça no centro de sua identidade encontra-se a Pague Menos. A Companhia é uma das maiores redes de varejo farmacêutico do Brasil, com presença em todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal, e uma história de mais de sete décadas. Esse direcionamento voltado à inclusão, não é algo recente, mas sim o resultado de anos de esforços consistentes para garantir uma representação adequada de grupos como mulheres e pessoas pretas.
 
Atualmente, a empresa é composta por cerca de 25 mil colaboradores, dos quais 11.796 são mulheres. A empresa reforça constantemente seu compromisso por meio de práticas cotidianas, que são claramente visíveis nos dados apresentados no Relatório de Sustentabilidade de 2022. Esse documento destaca avanços notáveis nesse aspecto, incluindo que 59% dos cargos de liderança na empresa são ocupados por mulheres. Além disso, sinaliza que os funcionários de origem preta compõem 74% dos colaboradores, o que representa um aumento em relação à taxa anterior de 66% registrada em 2021. 
 
A responsabilidade com a diversidade e inclusão também se expandiu com a incorporação da Extrafarma há um ano, gerando em um aumento tanto no número de colaboradores quanto na promoção de um ambiente inclusivo. Em 2022, com a aquisição, houve um incremento de 5.468 membros à equipe da Pague Menos, sendo 3.456 mulheres (63%) e 2.012 homens (37%). Mantendo-se alinhada com suas metas para o ano de 2025, a empresa tem como aspiração alcançar uma representatividade de 50% de mulheres em cargos de alto escalão administrativo, compromisso que busca fortalecer o engajamento da organização com a promoção da igualdade de gênero.
 
Exemplo prático de ações promovendo a igualdade de gênero e raças na empresa: A Companhia dedica esforços diários para fomentar a equidade de gênero e diversidade racial em seu ambiente. Dentre as iniciativas destacam-se os grupos de afinidade e as comissões de diversidade e inclusão. Adicionalmente, a empresa lançou recentemente o projeto "Gigante por Elas", com o propósito de capacitar e incentivar o avanço de colaboradoras internas para posições de liderança. O escopo desse projeto abrange a promoção de uma liderança mais abrangente e inclusiva. O programa "Trainee Operações" é outra iniciativa que busca promover a inclusão, selecionando internamente talentos com base em critérios afirmativos, visando aumentar a representatividade em cargos de gerência, especialmente nas operações de loja. Em 2022, os resultados do programa de trainee foram significativos, com a promoção de oito mulheres, oito pessoas pardas e uma pessoa preta para cargos de liderança, demonstrando o comprometimento da empresa em alcançar uma estrutura organizacional mais diversificada e inclusiva.
 

A empresa também implementou programas de talentos com vagas afirmativas para pessoas pretas e mulheres, assim como o "Programa Farmas Gerentes", que tem como um de seus principais objetivos a formação de novos líderes para as lojas, com ênfase nos grupos diversos. 
 
Reconhecimentos: A organização recebeu a certificação Women on Board (WOB), que destaca e celebra a presença significativa de mulheres no Conselho de Administração. O fato de ter uma mulher, Patriciana Rodrigues, como presidente do conselho reforça essa dedicação à promoção da diversidade de gênero nos mais altos níveis de liderança. 
 
"Na qualidade de integrante do Conselho de uma das mais proeminentes redes varejistas farmacêuticas no Brasil, sinto um imenso orgulho em ter atingido meu objetivo e, mais significativamente, em incentivar outras mulheres a realizarem suas metas. Mantenho a firme convicção de que o espaço da mulher é definido por sua própria vontade e escolha. Por este motivo, dentro da nossa empresa, dedico uma atenção especial para fomentar o empoderamento e o crescimento das mulheres, além de dar força voz para todas as representatividades, seja de raça ou gênero, trabalhando arduamente para criar oportunidades que permitam a todos prosperar", pontua Patriciana Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Pague Menos e Extrafarma. 
 
Além disso, a avaliação que a posicionou como a 35ª melhor empresa para mulheres trabalharem, no ranking do Great Place To Work (GPTW) Brasil, corrobora o comprometimento da empresa em oferecer um ambiente de trabalho inclusivo e igualitário para todas as suas colaboradoras. A Companhia também faz parte do Movimento de Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, o qual também se une a outras empresas na promoção e incentivo pela equidade, movimento promovido pelo Instituto Ethos.
 

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma
A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com aproximadamente 1.600 lojas, distribuídas em 389 municípios, com cerca de 25 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.
 
Contatos para Imprensa – Pague Menos
Vanessa Oliveira / [email protected]
Deusarina Santana / [email protected] 
Denise Carvalho / [email protected]  
[email protected]
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp