18/08/2023 às 09h38min - Atualizada em 21/08/2023 às 04h09min

Due Diligence e Integridade na Cadeia de Terceiros foi tema de painel do maior evento de compliance do país

Painel abordou desafios e melhores práticas para garantir a conformidade e integridade dentro das empresas e de seus parceiros

Adriana Fernandes
Divulgação Medartis
A Medartis foi patrocinadora do maior e principal evento de compliance do Brasil e das Américas, a Expo Compliance 2023 e teve sua Global Compliance Manager, Bianca Bertoloto, como um dos convidados que palestraram sobre o tema "Due Diligence e Integridade na Cadeia de Terceiros".

No painel, Bianca Bertoloto, compartilhou sua expertise sobre a cadeia de terceiros na área da saúde. Ela enfatizou a importância de cuidar da integridade não apenas em sua própria empresa, mas também de cuidar dos terceiros que representam a marca no mercado, destacou sobre a necessidade de mais do que só exigir Due Diligence dos terceiros, da responsabilidade da empresa em também apoiar no desenvolvimento do mesmo sob a perspectiva de compliance.  

A palestrante também destacou a importância de além da própria Due Diligence de se evoluir em outras medidas de integridade junto a terceiros como estabelecimento de políticas, cartilhas e treinamentos específicos voltados aos mesmos, além de, a depender do nível de maturidade do sistema de compliance, trabalhar em medidas mais sofisticadas como projetos de replicadores, eleição de compliance “Champions” nestes terceiros, e desenvolvimento de  programas de capacitação em compliance,   formando um escudo de integridade nas relações da empresa.  

Além disso destacou a importância deste processo para o Mercado da Saúde:

"O mercado da saúde vem de um histórico lamentável de fraudes, fruto de sua dinâmica específica, onde o usuário final do produto não é o tomador de decisão, quem paga pelo produto é um terceiro o convênio, quem decide pelo produto é o profissional da saúde, quem fornece é uma empresa de dispositivos/equipamentos e todo este processo ocorre em um Hospital.  Assim, a estruturação da cadeia e a quantidade de “players” envolvidos na saúde abre margem para uma possibilidade maior de conflito de interesses e consequentemente fraudes, sendo essencial neste setor estabelecer uma Due Diligence rigorosa em seus terceiros e observar de perto a reputação e a estrutura de compliance daqueles com quem a empresa se relaciona, estruturando uma verdadeira Cadeia de Valor, onde um player passa a exigir do outro medidas de compliance.”, disse Bianca.


O painel foi mediado por Luciana Serafim, sócia da OLIANZ Compliance & Proteção de Dados e abordou a importância e os desafios do Compliance dentro das empresas e de seus parceiros. Ainda participaram do painel:

Thiago Barbosa, Managing Director LATAM da LexisNexis, que enfocou a importância do ESG (Environmental, Social, and Governance) e sua relação entre Due Diligence. Ele mencionou os desafios de políticas ESG dentro do processo de Due Diligence e a necessidade de ter um aprofundamento suficiente para verificar se as empresas cumprem o que prometem.

Luciano Pavarini, Ethics & Integrity Senior Manager da Sales Force, ressaltou a grande importância do Compliance na cadeia de terceiros e a necessidade de visualizá-la de forma baseada em risco. Ele destacou os riscos financeiros e reputacionais envolvendo terceiros, com referência à lei de corrupção americana (FCPA) em que destacou que a maior parte das condenações foram por casos em que houve responsabilidade por atos de terceiros.

Massamitsu Alberto Iko, Senior Manager Global Ethics & Investigations Latam da Bunge, apresentou uma abordagem utilizada no agro para lidar com a cadeia de fornecedores. Ele destacou a importância de ferramentas e tecnologias na Due Diligence, bem como a adoção de uma metodologia baseada em riscos. Massamitsu explicou sobre importância de categorizar os fornecedores e implementar diferentes níveis de Due Diligence, dependendo do risco associado a cada um deles, seus diferentes tamanhos e realidades.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp