18/08/2023 às 11h59min - Atualizada em 21/08/2023 às 04h08min

  Relatório do Thomson Reuters Intitute revela que a conformidade é    principal prioridade para departamentos jurídicos

28% dos departamentos jurídicos globais estão preocupados com a frequência e a complexidade das mudanças regulatórias 

Fabio Okubaru; Fabíola Mello
Thomson Reuters Institute
Thomson Reuters_divulgação

 

Relatório do Thomson Reuters Intitute revela que a conformidade é  

 principal prioridade para departamentos jurídicos 

 

28% dos departamentos jurídicos globais estão preocupados com a frequência e a complexidade das mudanças regulatórias 

 

  São Paulo, 18 de agosto de 2023 – Atender à crescente complexidade regulatória global representa a maior ameaça legal para os departamentos jurídicos em todo mundo de acordo relatório Thomson Reuters 2023 State of the Corporate Law Department. Com mais de um quarto (28%) dos departamentos jurídicos globais citando a frequência e a complexidade das mudanças regulatórias como seu maior risco antecipado para os negócios. 

 

O estudo realizado pelo Thomson Reuters Institute revela que, globalmente, a conformidade é agora a principal prioridade para os departamentos jurídicos corporativos, na sequência aparecem como preocupações: gestão de riscos, a proteção de litígios e o controle de custos que continuam sendo as próximas prioridades. 

 

O relatório Thomson Reuters 2023 State of the Corporate Law Department do Thomson Reuters Institute captura as principais preocupações globais de conformidade dos 1569 departamentos jurídicos entrevistados.  

 

O estudo investiga questões relacionadas à mudança dos regulamentos de valores, tensões geopolíticas, esforços contra lavagem de dinheiro, regulamentos antiproliferação, economias digitais, governança de dados e regulamentação ESG (Environmental, Social and Governance). 

 

“Os departamentos jurídicos corporativos em todo o mundo estão experimentando um aumento do trabalho devido aos encargos regulatórios e de conformidade em constante mudança, com as equipes internas experimentando um esgotamento significativo,” disse Hillary McNally, general manager, Corporate Legal, Thomson Reuters.  

 

Pelo ângulo das incertezas econômicas, o relatório aponta os departamentos jurídicos dos EUA direcionando seus receios para o controle de custos. Embora os orçamentos para a maioria dos departamentos jurídicos corporativos tenham sido mantidos ou reduzidos, 41% dos respondentes esperam ver um aumento em seus gastos legais, o que sugere que estão operando sob um certo otimismo cauteloso.  

 

Metodologia  

As conclusões deste relatório são o resultado de 1.569 entrevistas realizadas com profissionais dos departamentos jurídicos corporativos de empresas com mais de um bilhão de dólares em receita global. As entrevistas foram realizadas ao longo de 2022.  

Acesse o resumo executivo em português ou o relatório completo em inglês.    

  

Thomson Reuters Institute         

                                                                                      

O Thomson Reuters Institute reúne pessoas das comunidades jurídicas, corporativas, fiscais & contábeis e governamentais para fomentar conversas e debates, dar sentido aos últimos eventos e tendências e fornecer orientações essenciais sobre as oportunidades e desafios que seu mundo enfrenta hoje. Como o braço de liderança de pensamento dedicado da Thomson Reuters, nosso conteúdo abrange comentários de blogs, conjuntos de dados líderes do setor, análises informadas, entrevistas com líderes do setor, vídeos, podcasts e eventos de classe mundial que fornecem uma visão aguçada sobre um cenário dinâmico de negócios. Visite thomsonreuters.com/institute para mais detalhes.   

  

  

Thomson Reuters  

A Thomson Reuters (NYSE / TSX: TRI) (“TR”) informa o caminho adiante, reunindo o conteúdo confiável e a tecnologia que as pessoas e organizações precisam para tomar as decisões corretas. A empresa atende profissionais jurídicos, tributários, contábeis, de compliance, governo e mídia. Seus produtos combinam software altamente especializados e insights (ou conhecimento) para empoderar os profissionais com dados, inteligência e soluções necessárias para tomar decisões informadas e para ajudar as instituições em sua busca por justiça, verdade e transparência. A Reuters, parte da Thomson Reuters, é uma fornecedora global líder de jornalismo e notícias confiáveis. Para mais informações, visite https://www.thomsonreuters.com.br/  

  

    

Contatos de imprensa:  

  

H+K Strategies    

Fábio Okubaru – (11) 97572-1673  

Fabíola Mello – (11) 96613-9267  

[email protected]  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp