17/08/2023 às 20h37min - Atualizada em 20/08/2023 às 20h37min

CEAGESP abre formulário de pré-cadastro para agricultores interessados em comercializar alimentos em atacado e varejo

A iniciativa conta com o apoio do programa Sampa+Rural, da Prefeitura de São Paulo

Buscando facilitar e ampliar o acesso à comercialização de itens de origem da agricultura familiar paulista, a CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, abriu um formulário de inscrição para agricultores e coletivos da agricultura familiar interessados em comercializar produtos no equipamento, seja no formato de atacado ou varejo.
A iniciativa conta com o apoio do programa Sampa+Rural, da Prefeitura de São Paulo, que oferece atendimento especializado e personalizado para os agricultores de todas as regiões do município, e abre espaço para os produtores da Capital gerarem renda e criarem conexões com o mercado. Os interessados podem manifestar interesse pelo link www.bit.ly/cadastroceagesp
“Iniciativas como essa da Ceagesp são de extrema relevância para a cidade de São Paulo, pois assim, nós facilitamos o acesso de agricultores rurais e urbanos da cidade ao mercado, ampliando a sua geração de renda e a criação de conexões com clientes. A iniciativa Sampa+Rural apoia a ação e indicará a todos os agricultores cadastrados no programa esta oportunidade promovida pela Companhia”, destacou a coordenadora de agricultura e do programa Sampa+Rural da Prefeitura de São Paulo, Lia Palm 
Sobre o cadastramento de agricultores familiares
A iniciativa foi divulgada no 1º Diálogo Aberto com a Agricultura Familiar e Acesso a Mercados, promovido pela Companhia no fim de julho, que reuniu representantes do poder público e sociedade civil para debater o tema, com o objetivo de entender as demandas, necessidades e dificuldades do agricultor familiar. Ao todo, 15 contribuições efetivas foram prestadas e oito aspectos foram encaminhados. 
Participaram da reunião representantes de instituições relevantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB); Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI/SAA); e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan-SP). 
A CEAGESP-SP pretende abrir dois tipos de espaços destinados à comercialização de produtos orgânicos da agricultura familiar, da produção orgânica ou de base agroecológica, em formato de venda do tipo atacado e varejo. Estes espaços serão ocupados pelos produtores rurais individuais, pelas cooperativas e por outras formas de organização coletiva. 
O interessado deverá preencher no formulário de pré-cadastro dados pessoais, como nome completo, CPF ou CNPJ, endereço, meios de contato, estrutura que possui, onde comercializa o que é cultivado atualmente, além de informações sobre quantidades de bancas e datas que poderia participar no Ceagesp, caso aprovado. 
“O apoio da prefeitura de São Paulo, por meio do Programa Sampa+Rural é de fundamental importância para as nossas intenções, uma vez que o mercado caracteriza um grande gargalo em termos de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar”, destacou o assessor técnico da CEAGESP, Luiz Henrique Bambini.
Os interessados poderão se candidatar no link: www.bit.ly/cadastroceagesp

Sobre a CEAGESP
A CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo é uma empresa pública federal, sob a forma de sociedade anônima, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A  Companhia garante, de forma sustentável, a infraestrutura necessária para que atacadistas, varejistas, produtores rurais, cooperativas, importadores, exportadores e agroindústrias desenvolvam suas atividades com garantia de segurança, eficiência e serviços qualificados.
A CEAGESP mantém a maior rede pública de armazéns, silos (grandes depósitos, em forma de cilindro, para guardar produtos agrícolas) e graneleiros (locais que recebem ou abrigam mercadorias a granel) do Estado de São Paulo, totalizando 13 unidades ativas distribuídas em todo o estado de São Paulo.
Sobre o Programa Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital.  A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.
Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e utensílios orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. 
Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo.
Siga no Instagram
@agriculturaprefsp 
Prefeitura de São Paulo  - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho  - Imprensa

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp