16/08/2023 às 12h08min - Atualizada em 17/08/2023 às 00h00min

Índice Stone Varejo aponta queda de 4,2% no setor em julho

• Três dos seis segmentos analisados registraram alta no volume de vendas, no comparativo anual: livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%), móveis e eletrodomésticos (0,8%), e tecidos, vestuário e calçados (0,6%)

FSB
Stone
A 7ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo aponta que as vendas no setor em julho caíram 4,2%, na comparação ano contra ano. O boletim, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, foi divulgado nesta sexta-feira, 11, e segue reportando níveis similares ao mês anterior, fortalecendo a sinalização de estabilidade do setor. O estudo é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague.
 

“É com grande satisfação que anunciamos duas adições que refletem a evolução constante do nosso Indicador. Incorporamos o segmento de Atacarejo ao indicador Ampliado, a fim de refletir alterações em nosso benchmark (IBGE/PMC), e lançamos um dashboard altamente intuitivo, reunindo todos os dados essenciais em um único local para simplificar a pesquisa e a análise”, pontua Matheus Calvelli, o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento. O especialista explica que a plataforma foi especialmente projetada para atender às necessidades de pesquisadores e estudantes, proporcionando acesso fácil a insights valiosos e pode ser acessado no site  Link

“Essas novas funcionalidades reafirmam nosso compromisso contínuo em oferecer ferramentas poderosas e abrangentes para aqueles que buscam compreender e explorar o panorama econômico. Estamos empolgados em ver como essas atualizações enriquecerão a experiência de nossos usuários e contribuirão para um melhor entendimento do mercado”, reforça o cientista de dados.
 

O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. E, a partir dessa edição, o relatório passa a considerar operações via voucher, Pix, Ton, solução da Stone focada em microempreendedores e profissionais liberais, e Linx, empresa especialista em tecnologia para varejo, líder no mercado de software de gestão. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos a grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
 

Entre todos os segmentos avaliados, três registraram alta no volume de vendas, no comparativo anual: o de livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%); móveis e eletrodomésticos (0,8%); e tecidos, vestuários e calçados (0,6%). Os demais segmentos não conseguiram alcançar resultados positivos, com a maior queda no setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,9%), material de construção (1,4%), artigos farmacêuticos, médicos e ortopédicos, perfumaria e cosméticos (0,7%).
 
Destaques nos dados regionais
 

Seis estados registraram alta na comparação ano contra ano: Amazonas (17,3%), Minas Gerais (5,0%), Rondônia (3,2%), Acre (3,1%), Mato Grosso do Sul (2,6%) e Espírito Santo (0,3%). Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a maior queda foi no estado do Paraná (7,5%), Rio Grande do Sul (6,0%) e Mato Grosso (3,9%). No Norte e Nordeste, os estados mais afetados foram Alagoas (7,3%), Roraima (6,7%) e Rio Grande do Norte (5,9%).

 
Segmentos analisados 
O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia seis      segmentos:  
 
1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
3) Livros, jornais, revistas e papelaria;
4) Móveis e eletrodomésticos;
5) Tecidos, vestuários e calçados;
6) Material de Construção. 
 
Acesse a versão completa do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo em link.
 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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