16/08/2023 às 10h48min - Atualizada em 16/08/2023 às 16h04min

Gravidez: quais os cuidados de saúde e bem estar no período gestacional e puerpério?

Especialistas da Bio Ritmo indicam os exercícios e alimentos ideias para esses períodos

Assessoria de Imprensa
Divulgação

Por trás da glamourização da maternidade, há um lado que vem sendo discutido cada vez mais durante os últimos anos, a saúde da mulher nesse período. Esses momentos são cheios de transformações significativas no corpo e na vida da mulher e, por isso, é tão importante conversar e entender melhor como fazer dessa fase tão transformadora, algo mais saudável e leve para as mães. 

Para o Professor Especialista Guilherme de Almeida, Gerente Técnico da Bio Ritmo, rede de academias high end, os exercícios físicos nessa fase são ótimos aliados que ajudam na preparação do parto e também no emocional das mães. As modificações endócrinas nesse período podem acarretar muitas alterações de humor e exercícios físicos são uma grande fonte de endorfina, hormônio do prazer que leva o alívio de tensões musculares e promove o controle da dor.

Já no período pós parto, Guilherme também explica que é fundamental a retomada ou o início de uma rotina de exercícios. “Existem diversos exercícios para praticar nessa fase que irão auxiliar a manutenção e melhora da postura, bem como os chamados músculos do “Core”. Exercícios respiratórios e específicos para o assoalho pélvico também são indicados para a saúde, melhorando a eficiência dos músculos da parede abdominal e diafragma e a funcionalidade dos músculos envolvidos no controle da micção, evitando possíveis incontinências geradas pela fragilidade muscular”.

No entanto, vale ressaltar que os exercícios que devem ser praticados nestes períodos devem ser de baixa intensidade e depende também de qual trimestre gestacional está, ou se já está no puerpério. Na dúvida é sempre bom conversar com o seu médico, ou preparador físico de confiança. 

Além de exercícios físicos, uma boa alimentação também pode tornar esses períodos mais fáceis. Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e responsável pelo programa de nutrição da Bio Ritmo, comenta quais alimentos devem ser priorizados nos diferentes períodos de gestação e no pós-parto:

“A indicação de alimentação para gestantes é basicamente, uma alimentação saudável, balanceada rica em vitaminas e minerais, além de fibras, boas escolhas de carboidratos, uma quantidade adequada de proteínas e sem excessos de gorduras, principalmente as saturadas. Conforme  o trimestre da gestação, existem pequenos ajustes a serem feitos, dependendo da evolução da mãe e do bebê, relacionando alguns nutrientes como cálcio, ferro, ômega 3, dentre outros. Já para as mães que amamentam o melhor tipo de dieta a ser seguida é também uma dieta saudável, com alimentos in natura, consumir verdura, frutas e vegetais e se atentar a hidratação. Uma dica para aumentar a produção de leite é beber bastante água, pois quanto mais hidratada estiver, mais leite irá produzir”.

Fúlvia, também informa que cada corpo tem seu próprio organismo e é de extrema importância conversar com o seu médico antes de começar dietas nesses períodos. 

“Não existe um tipo de dieta específica, existe um planejando alimentar desenvolvido por um profissional nutricionista considerando os aspectos de saúde, necessidades especiais, rotina, preferências e programação de atividade física, visando sempre o bem estar da mamãe e do bebê. Por isso é de extrema importância sempre estar em contato com nutricionista e médico ginecologista/obstetra, que esteja realizando o seu pré-natal, para saber sobre os riscos que a sua gravidez pode ter e o que deve ou não ser feito”,  finaliza a nutricionista.

Sobre a Bio Ritmo

Com mais de 26 anos de história, Bio Ritmo é a rede de academias high end, que conta com 26 unidades, distribuídas prioritariamente entre SP e RJ. Ela oferece uma estrutura completa, contando com diferentes experiências de treinos, estruturas sensoriais, studios exclusivos e programas individualizados, além de espaços de convívio e suprimentos alimentares (EnergyBar), lojas de roupas esportivas (parceria Track&Field), salas de fisioterapia, programas especiais com nutricionistas, salas para avaliações periódicas de bioimpedância e muito mais.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp