16/08/2023 às 12h30min - Atualizada em 16/08/2023 às 16h03min

‘A poesia está em toda parte’, diz Stella Maris Rezende, autora homenageada na 22ª FIL

Verbo Nostro
Verbo Nostro
foto de Nelcivan
Alunos de seis escolas municipais de Ribeirão Preto tomaram as dependências do Teatro Municipal na manhã de terça-feira (15/08), para um encontro com a premiada escritora infanto-juvenil Stella Maris Rezende, uma das homenageadas pela 22ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. A atividade fez parte do projeto “Combinando Palavras” e reuniu estudantes e professores das escolas Eponina de Britto Rossetto, Vereador José Delibo, Paulo Monte Serrat, Waldemar Roberto, Nelson Machado e Antônio Palocci.

Para abrir o encontro, mediado pela jornalista Adriana Cristofoli, Stella saudou todos os poetas que estavam ali reunidos. “Sim, pois vocês estão vivendo aqui uma experiência poética. A poesia está em toda parte, está nas artes, nos quadros, na música, nos encontros, nos olhares. Cabe ao poeta, empregar um olhar mais atento, mais cuidadoso a tudo isso, fazendo nascer o poema”, explicou.

Logo teve início a apresentação das leituras que os alunos fizeram de suas obras. E assim, Stella Maris assistiu números de dança, vídeos, declamações e releituras de estudantes que subiam ao palco muitas vezes envergonhados, mas saíam realizados após o encontro com a autora. Perguntada pelo aluno do 8º ano da escola Eponina de Britto Rossetto, Pedro Gomes, sobre o porquê de a leitura ser tão inacessível no Brasil, a autora reconheceu que ainda há muito o que ser feito. “Temos o Plano Nacional do Livro Didático, que destina livros a bibliotecas escolares de todo o país, mas ainda é pouco. Precisamos de mais políticas públicas de incentivo à leitura. Para a maior parte da população, o livro é um objeto caro. Fazer um livro também é algo bastante caro. É preciso investir em projetos como este ‘Combinando Palavras’, que nos dá ânimo e esperança ao proporcionar estes encontros”, avaliou, antes de lembrar do tempo em que atuou em sala de aula e dirigir um agradecimento especial aos professores: “Viva os professores que amam a literatura, que conseguem inserir a leitura literária nas salas de aula, às vezes com muita dificuldade, mas de um jeito ou de outro, colocam seus alunos em contato com a magia da literatura”.

Combinando Palavras
Realizado pela FIL desde 2017, o projeto “Combinando Palavras” tem o objetivo de fomentar a prática da leitura e auxiliar no desenvolvimento das habilidades artísticas dos estudantes participantes, como a escrita criativa, música, dança e arte. Principal projeto de formação de leitores da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o projeto soma, até aqui, mais de quatro dezenas de escritores participantes, com suas obras lidas, estudadas e adaptadas em sala de aula.

Sobre a FIL
A 22ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto teve início em 12 de agosto e vai até o próximo dia 20. Traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontece de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas. 

Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora).

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, como salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, projetos educacionais, entre outras. 
A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/ 

Realização  
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.

Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

Patrocínio Prata
Passalacqua, Ourofino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.

Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

Instituição Cultural
Sesc

Apoio
Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Apoio Cultural
Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação  Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.     

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao 
Twitter: @FundacaoLivroRP

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp