15/08/2023 às 09h43min - Atualizada em 16/08/2023 às 00h01min

Vencedor do Nobel de Química será palestrante em reunião da CNBI

Bioquímico israelense Aaron Ciechanover faz palestras em São Paulo, nos próximos dias 15 e 17, e fala sobre os avanços da medicina personalizada

451 Editora
CNBI
Divulgação

O evento de posse do novo conselho consultivo da Confederação Nacional das Câmaras do Comércio Brasil Israel (CNBI), na próxima quinta-feira (17), traz a presença ilustre do vencedor do Prêmio Nobel de Química, Aaron Ciechanover. O professor, médico e pesquisador bioquímico israelense vai ministrar a palestra “A Revolução da Medicina Personalizada: conseguiremos curar todas as doenças e a qual preço?”. 
Em razão do espaço, o evento será aberto apenas a convidados do setor de comércio bilateral. Contudo, pesquisadores e público interessado no setor de saúde podem assistir o palestrante em um evento aberto e gratuito que ocorre na Escola Paulista de Medicina dois dias antes, na terça-feira (15).
Na ocasião, Ciechanover fala sobre degradação celular de proteínas, tema da pesquisa que lhe rendeu o prêmio internacional mais famoso da ciência. As duas palestras são promovidas com apoio da CNBI e do Rambam Health Care Campus, hospital universitário israelense. 
O evento de terça, que traz coordenação da Academia Brasileira de Ciência,  acontece às 10h, no Anfiteatro Leitão da Cunha (Rua Botucatu, 740 - Vila Clementina), e tem entrada gratuita (não é preciso inscrição). 
Já a palestra de quinta, será às 11h, no escritório Veirano Advogados (Av. Brigadeiro Faria Lima, 3477, 16º andar) e conta ainda com a presença dos médicos israelenses Michael Halberthal e Rafi Beyar, especialistas em inovação para medicina e saúde pública.

Química, Pediatria e Cardiologia de Ponta
Ciechanover recebeu o Prêmio Nobel de Química em 2004 pela descoberta do sistema denominado “ubiquitina”, responsável por eliminar proteínas danificadas ou desnecessárias ao organismo. Posteriormente, a descoberta foi relacionada ao câncer e às doenças degenerativas. 
Halberthal é CEO do Rambam Hospital, pós-graduado em Pediatria, e fundador do Centro de Cuidados Intensivos Cardíacos Pediátricos do centro médico israelense.Como diretor do hospital, é responsável por 2,5 milhões de vidas em Israel, o que corresponde a 25% da população do país.
Beyar, por sua vez, é fundador e diretor do Rambam MedTech, facilitadora  dos processos de divulgação e distribuição da inovação médica do hospital junto à indústria. Especializado em cardiologia intervencionista, Beyar é inventor do ‘stent’, pequeno tubo de metal ou polímero colocado dentro da artéria para manter a via de circulação sanguínea aberta. A ferramenta é usada em situações de emergência, quando há entupimento de artérias ou se faz necessária prevenção de ruptura de algum vaso sanguíneo importante, como os localizados no cérebro.

Acordos bilaterais
No evento do dia 17 da CNBI  está programada também a assinatura de acordos entre a entidade e a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) e Amai Proteins. O ato amplia as oportunidades de exportação nas relações bilaterais entre Brasil, Israel e Oriente Médio, e está marcado para acontecer às 12h, logo após a palestra. A demonstração da Amai será feita pelo CEO da empresa, o pesquisador Ilan Samishe, docente em Biologia, Química e Ciência da Computação e autor de Computacional Protein Design, livro que é a principal referência do setor. Samishe e a Amai estão sendo apresentados pela primeira vez ao Brasil.
Estão confirmados para o evento presidentes e diretores de câmaras comerciais, representantes de associações e confederações, CEOs, empresários, banqueiros e investidores de multinacionais brasileiras e israelenses

Sobre a CNBI
Ao todo, a CNBI conta com 20 câmaras filiadas, sendo 16 delas brasileiras e quatro situadas em outros países (Portugal, Suíça, Israel e EUA). A instituição tem como objetivo fortalecer as relações comerciais, industriais, culturais e turísticas entre as duas nações, promovendo a cooperação entre empresas, governos, instituições acadêmicas e a sociedade civil, e fomentando o intercâmbio e o desenvolvimento de parcerias estratégicas.
 

SERVIÇO

AARON CIECHANOVER, NOBEL DE QUÍMICA 

Palestra 1: Degradation of Cellular Proteins: all the way from hypothesis to life - saving drugs and on the way to the Nobel Prize
Quando: 15 de agosto (terça-feira), às 10h
Onde: Escola Paulista de Medicina - Anfiteatro Leitão da Cunha
(Rua Botucatu, 740 - Vila Clementina - São Paulo_
Entrada: Gratuita (não é necessário inscrição)
 

Palestra 2: A Revolução da Medicina Personalizada: conseguiremos curar todas as doenças e a qual preço?
Quando: 17 de agosto (quinta-feira), às 11h
Onde: Veirano Advogados ( Av. Brigadeiro Faria Lima, 3477, 16º andar)
Entrada: Para convidados e Imprensa


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp