15/08/2023 às 10h34min - Atualizada em 16/08/2023 às 00h00min

Profissionais brasileiros estão entre os mais afetados pelo aumento das despesas com alimentos, combustíveis e contas básicas de consumo, revela pesquisa Page Outsourcing  

Apesar da alta no custo de vida, respondentes do Brasil foram os que menos buscaram aumento salarial 

Vinicius Pereira Santos
Page Outsourcing    

Uma imagem contendo Logotipo    Descrição gerada automaticamente

Uma imagem contendo Logotipo Descrição gerada automaticamente

   

 

 

Profissionais brasileiros estão entre os mais afetados pelo aumento das despesas com alimentos, combustíveis e contas básicas de consumo, revela pesquisa Page Outsourcing  

 

Apesar da alta no custo de vida, respondentes do Brasil foram os que menos buscaram aumento salarial 

 

Os profissionais do Brasil estão entre os mais afetados pelo aumento das despesas com alimentos, combustíveis e contas básicas de consumos como água, luz e gás na América Latina. É o que aponta levantamento da Page Outsourcing, consultoria especializada em RPOs, projetos de recrutamento e seleção especializado em volume, parte do PageGroup no Brasil. De acordo com a pesquisa, a alta do preço dos combustíveis afetou diretamente mais da metade dos brasileiros (55,8%), indicador um pouco abaixo do Panamá, que lidera o quesito com 57,1%. Na sequência vêm México (52,4%), Colômbia (49,2%), Peru (49,1%), Chile (45,3%) e Argentina (26,1%).  

 

No caso do preço dos alimentos, o Brasil foi o país mais afetado. Segundo o estudo, 79,3% dos brasileiros foram atingidos pela alta nos supermercados, seguidos pela Colômbia (78,1%), Panamá (77,1%), México (75,1%), Peru e Argentina (73,2%, cada) e Chile (73,1).  

 

As despesas com contas básicas de consumo (água luz, telefone) também causaram um impacto considerável nas despesas dos respondentes brasileiros do levantamento. O país ficou em segundo lugar (48,1%), logo abaixo do Panamá, que liderou com 57,1%. Os demais países aparecem mais atrás, como Colômbia (44,2%), Peru (40,5%), Argentina (32,6%), México (32,5%) e Chile (26,9%). 

 

“O aumento do custo de vida impacta diretamente a rotina dos profissionais no mercado de trabalho. É comum que diante desse cenário as pessoas fiquem mais atentas às oportunidades que ofereçam melhores salários e benefícios.  Esse pacote pode suprir ou aliviar o impacto da alta dos preços desses profissionais e trazer mais estabilidade em seu ciclo produtivo”, afirma Letícia Valente, diretora da Page Outsourcing.   

  

Os dados fazem parte de um levantamento realizado de março a julho de 2023, contando com a participação de 8.176 profissionais da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Panamá). A pesquisa abordou temas relacionados ao mercado de trabalho, inflação e remuneração. Teve como objetivo entender o impacto da inflação na carreira dos profissionais da região.  

  

Negociações salariais  

  

Apesar dos profissionais brasileiros serem um dos mais impactados pelo aumento do custo de vida na América Latina, foram os que menos buscaram um aumento salarial. Segundo o levantamento, 34,8% dos respondentes do Brasil afirmaram que não partiram para negociações salariais. Os dados contrastam com o de outros países, onde a parcela daqueles que não buscaram um aumento foi bem menor: Panamá, Argentina e Chile (17,8%, cada), México (13,4%), Colômbia (13%) e Peru (11,5%).  

 

Um dos fatores que ajuda a explicar o freio nas negociações é de que os profissionais brasileiros foram os que mais constataram aumento salarial já acompanhado da taxa de inflação na região (30%).  Os respondentes do Panamá (27,5%), Argentina (27,4%), Colômbia (23,4%), Chile (22,9%), México (18,3%) e Peru (12,4%) apareceram nesta sequência.   

  

“Quando há uma reposição da inflação no salário, o poder aquisitivo do trabalhador fica mantido. Essa política ajuda a valorizar e reter talentos. Os colaboradores tendem a se sentirem mais motivados quando percebem que sua remuneração está impactando em conquistas pessoais”, comenta a especialista.  

  

Perspectiva otimista 

Quase metade dos respondentes brasileiros (45,3%) acreditam em um aumento salarial no mesmo nível da inflação no próximo ano. O México aparece logo atrás com 40,9%. Na sequência vêm os profissionais da Colômbia (38,8%), Chile (36,2%), Peru (35,6%), Argentina (30,9%) e Panamá (24,4%). 

   

“Observamos que os brasileiros são os que menos temem o aumento no custo de vida nos próximos meses, muito pela recomposição salarial adotada pelas empresas, gerando uma perspectiva de otimismo e de estabilidade financeira no curto e médio prazo”, conclui Letícia Valente.   

    

Sobre a Page Outsourcing    

Parte do PageGroup, a Page Outsourcing é a divisão especializada em RPOs (terceirização de processo de recrutamento), projetos de recrutamento e seleção e consultoria de capital humano, com pesquisas salariais, assessments e mais. 

Com uma gama soluções para Recursos Humanos, o PageGroup é um grupo inglês listado na bolsa de valores de Londres e está presente em 37 países. Atualmente, seus mais de 9 mil colaboradores atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para seu conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. Os consultores, distribuídos por todo o país em nossos cinco escritórios (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife), já foram responsáveis pela contratação de mais de 40 mil profissionais no Brasil desde 2001. 

   

INFORMAÇÕES DE IMPRENSA   
   
Conteúdo Comunicação   

   
Ricardo Morato ([email protected])   

Cel. (11) 98799-5868   

   

Carol Freitas ([email protected])   

Cel. (11) 99196-3890   

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp