14/08/2023 às 10h27min - Atualizada em 14/08/2023 às 20h09min

Deslocamentos de bicicletas elétricas compartilhadas aumentam 27% em relação ao ano passado

Dados relacionados aos 7 primeiros meses de 2023 comparados ao mesmo período de 2022 demonstram o aumento

redação
https://www.tembici.com.br/pt/
Reprodução

Agosto de 2023 – Em meio ao cenário de trânsito intenso e preocupações ambientais nas cidades brasileiras, a Tembici, empresa líder em tecnologia para micromobilidade na américa latina, registrou um aumento de 27% nos deslocamentos com bicicletas elétricas, de acordo com dados relacionados aos sete primeiros meses de 2023 comparados com o mesmo período 2022. 

Nos últimos anos, é possível observar um crescente aumento no uso de bicicletas elétricas por conta da possibilidade de inserção do modal em um uso diário cada vez maior, já que as e-bikes facilitam deslocamentos mais longos, com diferentes relevos e menos esforço de quem pedala. 

Além disso, com a preocupação das cidades  em reduzir o impacto ambiental e melhorar a mobilidade, os modais elétricos têm ganhado destaque como uma alternativa acessível, prática e econômica para trajetos diversos diários.

E essa tendência se deve à combinação de diversos benefícios, confira quais são os principais motivos para aderir a bike elétrica no dia a dia.

Menos esforço
As bicicletas elétricas possuem o pedal assistido – uma tecnologia na qual o usuário recebe suporte extra ao pedalar, o que diminui o esforço e facilita superar subidas íngremes e torna o percurso mais suave e menos cansativo, muitas vezes sem gerar transpiração. 

Deslocamento mais ágil
Dados recentes revelam que as bicicletas elétricas compartilhadas podem ser até 66% mais rápidas do que carros em trajetos urbanos de 9 a 10km de distância no Rio de Janeiro e São Paulo. Com a agilidade proporcionada pelas bicicletas, os usuários podem evitar congestionamentos e chegar mais rapidamente aos seus destinos, tornando os deslocamentos urbanos mais eficientes. 

Ao optar pelo modal elétrico, os usuários contribuem diretamente para a diminuição do congestionamento nas vias urbanas. Com mais pessoas aderindo a esse meio de transporte sustentável, é possível reduzir a quantidade de carros nas ruas, proporcionando um tráfego mais fluido para todos.

Mais possibilidades de trajetos
Outro levantamento feito pela Tembici mostrou um aumento expressivo na ida e volta ao trabalho com bicicleta compartilhada, principalmente com bicicleta elétrica, onde os percentuais de uso das bikes elétricas para locomoção diária ao trabalho são de 60% maior que o uso das bikes comuns. Além de utilizar a e-bike para ida ao trabalho, é possível realizar deslocamentos do dia a dia com muito mais agilidade, como ir ao mercado, faculdade ou à academia.

Impacto positivo no meio ambiente
O compartilhamento de bicicletas elétricas tem um impacto positivo significativo no meio ambiente. Elas já fizeram mais de 12,5 milhões de deslocamentos e economizaram mais de 2,2 mil toneladas de CO², número que equivale a mais de 15 mil árvores poupadas com a economia.

Economia financeira 
Optar por bikes compartilhadas pode ser até 90% mais econômico em relação aos demais meios de transporte. É o que aponta a calculadora de trajetos da Tembici na qual os preços dos diferentes meios de transportes podem ser comparados com o compartilhamento de bicicletas. Na ferramenta, as pessoas conseguem ver o quanto podem gastar em cada meio de transporte, de acordo com a distância percorrida, e assim tomar a decisão ideal sobre a forma que vai se deslocar. Nela são considerados custos aproximados como combustível, preço de passagem, assim como outros gastos, como tarifas e seguros obrigatórios. É gratuita e pode ser acessada neste link

Saúde e bem-estar
23% dos usuários utilizam regularmente as bicicletas compartilhadas por conta dos benefícios à saúde e ao bem-estar. Ao adotar este meio de transporte, as pessoas se engajam em uma atividade física que contribui para a melhora da saúde cardiovascular, condicionamento físico, musculatura inferior e bem-estar geral. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp