14/08/2023 às 15h52min - Atualizada em 14/08/2023 às 20h00min

Afinal, qual a diferença entre um economista e um planejador financeiro?

Profissões tem fatores em comum, mas exigem especialidades diferentes como formações, atribuições e objetivos.

Adriano Santos
https://planejar.org.br/
Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar)

Em diversas oportunidades, as profissões de planejador financeiro e economista se relacionam e por vezes, se confundem. No entanto, qual é a diferença entre um economista e um planejador financeiro CFP? Esses dois profissionais podem atuar em áreas parecidas, mas têm formações, atribuições e objetivos distintos. 

Um planejador financeiro CFP é alguém que ajuda as pessoas a planejar e alcançar seus objetivos financeiros. Ele faz um diagnóstico da situação financeira atual do cliente, identifica seus perfis de risco e de retorno, elabora um plano de ação personalizado e acompanha sua execução. Além disso, esse profissional pode orientar sobre investimentos, previdência, seguros, impostos, sucessão e etc. O planejador financeiro também deve seguir um código de ética e de boas práticas profissionais, seja trabalhando como autônomo ou vinculado a uma instituição financeira.

Por outro lado, um economista é um profissional que estuda os fenômenos econômicos e sociais, analisando dados, elaborando modelos e propondo soluções para problemas relacionados à produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ele pode atuar em diversas áreas, como pesquisa, consultoria, mercado financeiro, setor público, ensino e organizações internacionais.

Outro diferencial é que o planejador financeiro CFP (Certified Financial Planner) é um profissional que possui uma certificação internacional que comprova sua qualificação e conhecimento em finanças pessoais e com isso, ele se torna capacitado a ajudar na organização de economias familiares, seja definindo objetivos, indicando investimentos adequados ou acompanhando a evolução patrimonial de cada um de seus clientes.

Por conta disso, eles necessitam manter-se constantemente atualizados com as mudanças do mercado e da legislação, diferente do economista que, em sua grande maioria, observam as alterações em médio à longo prazo.

Ou seja, a grande contraposição entre ambas as carreiras, está no escopo de atuação, na formação acadêmica e na certificação exigida. Enquanto um economista tem uma visão mais ampla e teórica da economia, um planejador financeiro CFP tem uma visão mais prática e aplicada das finanças pessoais.

Do lado dos economistas, eles precisam ter um diploma de graduação em ciências econômicas. Já os planejadores financeiros, precisam ter um diploma de nível superior em qualquer área e passar em um exame específico realizado pela Planejar, órgão responsável pela certificação no Brasil.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp