14/08/2023 às 14h33min - Atualizada em 14/08/2023 às 20h00min

Tinder da empregabilidade: Startup gaúcha conecta o mercado empregador à comunidade PcD

Plataforma Semearhis conta com metodologia própria para fomentar a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e se apresenta como o “Tinder” da empregabilidade da pessoa com deficiência

Assessoria de imprensa
Arquivo pessoal

É fato que as pessoas com deficiência (PcD) ainda enfrentam barreiras significativas quando o assunto se volta às oportunidades trabalhistas. Segundo relatório divulgado em 2022 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com dados referentes a 2019, a taxa de participação dessa população no mercado era de 28,3% – menor do que a de pessoas sem deficiências, de 66,3%. Isso significa que, a cada dez PcD que buscavam um emprego, sete estavam fora do mercado de trabalho. 

Frente a um cenário que ainda carece de muita transformação, a Leonora Ventures não mediu esforços e investimentos para apostar na Semearhis, uma startup de impacto social voltada ao relacionamento humano, especializada na inclusão assertiva de pessoas com deficiência. Trata-se do verdadeiro “Tinder” da empregabilidade da comunidade PcD. 

A plataforma conta com metodologia própria para fomentar todo o ecossistema, inclusive reabilitados pelo INSS. O método exclusivo Match 360 Graus Semearhis engloba PcD, família, entidade filantrópica e oportunidades profissionais. Todas essas esferas se complementam no processo de empoderamento social, capacitação e colocação profissional. 

“A Semearhis nasceu em 2020, em Joinville (SC), com a premissa de se tornar um importante instrumento de união da comunidade PcD, favorecendo a inclusão de forma digna. Queremos deixar um legado para a sociedade e despertar nas pessoas a consciência de que todos podemos trazer grandes resultados quando temos oportunidades. Sou muito grata a Deus por ser porta-voz e porta-bandeira da inclusão para promover a visibilidade, o protagonismo, o empoderamento e a valorização das PcD”, destaca Letícia Francisco, CEO da Semearhis.  

Com um time preparado e qualificado para a inclusão, a Semearhis trabalha as seguintes áreas: prospecção de clientes (mercado empregador em geral e não apenas empresas que precisam cumprir cota); fidelização de clientes ativos; captação de currículos para o banco de talentos; entrevistas diárias com clientes potenciais; conferência de documentos do currículo e laudo; criação de parecer da entrevista; união dos documentos enviados; currículo sigilo; análise das vagas na plataforma com os crushes possíveis; encaminhamentos de currículo sigilo para clientes; e processo de match em que são colhidos os dados e, se necessário, todos os documentos. 

Após a aprovação do candidato, a plataforma ainda promove integração e apoio à acessibilidade, bem como avaliações e suporte à equipe, à gestão e ao próprio candidato. 

De acordo com Ana Debiazi, CEO da Leonora Ventures, a plataforma conta com muito potencial para transformar o cenário da empregabilidade voltado às pessoas com deficiência. “Nosso intuito é unir forças e dar ainda mais visibilidade à iniciativa, proporcionando um crescimento sólido, aumentando o banco de talentos e, claro, atraindo o interesse de investidores”, relata. 

O primeiro aporte de investimento-anjo da Semearhis foi destinado justamente para a criação da plataforma e o início das atividades. Atualmente, a ferramenta já impactou mais de 137 clientes e conta com mais 4,7 mil PcD cadastrados. O faturamento anual da startup já atingiu a casa dos R$ 500 mil. 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp