14/08/2023 às 15h34min - Atualizada em 14/08/2023 às 16h10min

Especialista esclarece mitos e verdades sobre as vacinas recomendadas na gestação

A gravidez é um momento de muitas dúvidas e descobertas. Além de uma série de cuidados e exames pré-natal essenciais, outro preparativo fundamental nesse período é estar com o calendário de vacinação para gestantes em dia.

Assessoria GSK
www.gsk.com.br
Imagem de Pexels - Todas as fotos e vídeos do Pexels podem ser baixados e usados gratuitamente.
Neste mês em que se comemora o Dia da Gestante, em 15 de agosto, a Dra. Lessandra Michelin, infectologista e gerente médica de vacinas da GSK, esclarece alguns mitos e verdades sobre as vacinas recomendadas durante a gestação. Confira abaixo.

As vacinas recomendadas durante a gestação são seguras e oferecem proteção para a mãe e para o bebê.
Verdade. As vacinas recomendadas durante a gestação têm como objetivo fortalecer o sistema imunológico da gestante e proteger a saúde do bebê. Com a imunização, os anticorpos da mulher são transferidos para a criança pela placenta e, após o nascimento, por meio da amamentação. 1,2

A imunização para este público é uma prática consolidada no Brasil e foi responsável pela eliminação de doenças infecciosas, como o tétano materno e neonatal, e pela redução de hospitalizações e óbitos por outras doenças como a influenza e a coqueluche. 2-5
Além disso, as vacinas recomendadas durante a gestação são inativadas, ou seja, são compostas por microrganismos sem capacidade de gerar a doença. Toda vacina, para ser licenciada e comercializada no Brasil, passa por um rigoroso processo de avaliação realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e mesmo após a comercialização, esses produtos são estreitamente monitorados pelos laboratórios produtores e pelas agências reguladoras. 6-8


Todas as vacinas recomendadas para as gestantes estão disponíveis gratuitamente no SUS.
Verdade. O calendário de imunização da gestante contempla cinco vacinas: influenza (contra gripe); dTpa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche; dT que imuniza contra difteria e tétano; a vacina contra hepatite B; e a vacina contra COVID-19. Estas vacinas estão disponíveis na rede pública de saúde de todo o país, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), além das unidades privadas de vacinação. 1,6,7,8,17,21

A Dra. Lessandra complementa: “É importante reforçar que a vacinação contra a gripe deve ser anual durante as Campanhas Nacionais de Vacinação realizadas pelo Ministério da Saúde. Em relação à vacina contra a hepatite B, ela deve ser aplicada em gestantes não anteriormente vacinadas e que são suscetíveis à infecção. Já a vacina tríplice bacteriana acelular (dTpa) é recomendada que seja tomada a partir da 20ª semana de gravidez e a cada gestação.”


Uma das doenças que a vacinação na gestação pode prevenir é a coqueluche, mas ela não é grave.
Mito. A coqueluche é uma doença altamente contagiosa, também conhecida como “tosse comprida”, e pode evoluir para formas graves especialmente nos lactentes menores, que ainda não completaram o esquema de vacinação primário de rotina que começa aos 2 meses de idade e finaliza aos 6 meses. A doença é uma importante causa de mortalidade infantil e a maioria dos casos e óbitos se concentra em crianças menores de um ano de idade. Além disso, um alerta: as mães são as principais transmissoras da bactéria que causa a coqueluche para seus bebês.  6,7,11-15

“Como a mãe é, normalmente, a pessoa que fica mais próxima durante os primeiros meses de vida do bebê, elas são a fonte de infecção mais comum da coqueluche em lactentes, sendo responsáveis pela transmissão, em aproximadamente, 39% dos casos. E, quanto mais novo é o bebê, mais grave pode se tornar a doença.  Devido justamente pela gravidade acentuada em recém-nascidos, a vacina dTpa integra o calendário de vacinação da gestante, como forma de prevenção da coqueluche nos primeiros meses de vida do bebê. E a recomendação é que seja feita em todas as gestações, sempre a partir da 20ª semana”, explica Dra. Lessandra.


Parentes próximos, como pais e irmãos, não precisam estar com a vacinação em dia.
Mito. Uma das principais formas de transmissão de agentes infecciosos ao bebê é através dos contatantes próximos, sejam familiares ou não familiares. Por isso, é muito importante que todas as pessoas que irão conviver com o bebê, como, por exemplo, pais, irmãos, avós e cuidadores, estejam com a imunização em dia, formando assim uma rede de proteção. 7,9,10

“A recomendação é que isso seja feito antes do nascimento do bebê, o quanto antes, para que todos já estejam protegidos no momento do nascimento”, ressalta a infectologista.


Mulheres que planejam engravidar também precisam atualizar a caderneta vacinal.
Verdade. Alguns imunizantes, como as vacinas contra catapora, sarampo, caxumba, rubéola e HPV, por exemplo, não são recomendados durante a gestação e, por isso, devem ser administradas antes da gravidez ou no puerpério (que são os 45 dias após o parto), mesmo que a mãe esteja amamentando. 6,7,10,16-18


Além da vacinação, há outras medidas de prevenção importantes.
Verdade. Diversas medidas podem ajudar na prevenção de doenças, como manter hábitos de higiene, como lavar bem e com frequência as mãos com água e sabão, e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar, manter os ambientes ventilados, entre outros. Além disso, pela vulnerabilidade do sistema imunológico do bebê, é recomendado não beijar o bebê no rosto e nas mãos; lavar as mãos corretamente antes de pegar o bebê; e evitar contato com pessoas doentes. 19,20



Sobre a GSK
A GSK é uma biofarmacêutica multinacional, presente em mais de 80 países, que tem como propósito unir ciência, tecnologia e talento para vencer as doenças e impactar a saúde global. A companhia pesquisa, desenvolve e fabrica vacinas e medicamentos especializados nas áreas de Doenças Infecciosas, HIV, Oncologia e Imunologia/Respiratória. No Brasil, a GSK é líder nas áreas de HIV e Respiratória e uma das empresas líderes em Vacinas. Para mais informações, visite.

Material destinado ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.

Referências:
  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Saiba quais vacinas devem ser administradas durante a gestação. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 julho 2023.
  2. SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA. Vacinação de gestante: proteção em via dupla. Disponível em: <link>. Acesso em 18 julho 2023.
  3. CENTERS FOR DESEASE CONTROL AND PREVENTION. Vaccines and Pregnancy Home. Vaccine Safety for Moms-To-Be. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 julho 2023.
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. Tétano Neonatal. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 julho 2023.
  5. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Documento técnico. Imunização na gestação, concepção e puerpério. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 julho 2023.
  6. BRASIL. Ministério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação. Disponível em: <link> Acesso em: 18 julho 2023.
  7. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Vacinação gestante: sucesso de proteção para mãe e filho. 2018. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 de julho de 2023.
  8. FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. Programa Vacinal para Mulheres. São Paulo: FEBRASGO, 2021. 206p. Disponível em: <link>. Acesso em 18 julho 2023.
  9. CENTERS FOR DESEASE CONTROL AND PREVENTION. Vaccines and Pregnancy Home. Vaccines & Pregnancy: Top 8 Things You Need to Know. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 julho 2023.
  10. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de vacinação do nascimento à terceira idade: recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) - 2022/2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 julho 2023.
  11. PORTAL FAMÍLIA SBIM. Doenças. Coqueluche (pertussis). Disponível em: <link>. Acesso em: 18 julho 2023.
  12. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Boletim epidemiológico da coqueluche no Brasil de 2018 a 2019. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 julho 2023.
  13. HONG, J. Update on pertussis and pertussis immunization. Korean Journal of Pediatrics, 53(5): 629-633, 2010.
  14. BRASIL. Ministério da Saúde. Coqueluche. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 julho 2023.
  15. WILEY, KE. et al. Sources of pertussis infection in young infants: A review of key evidence informing targeting of the cocoon strategy. Vaccine,31(4): 618-25, 2013.
  16. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Vaccines and Pregnancy Home. Vaccines Before Pregnancy. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 julho 2023.
  17. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de vacinação SBIm gestante 2022/2023. Disponível em: <link>. Acesso em 18 julho 2023.
  18. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Vaccines during and after pregnancy. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 julho 2023.
  19. AMERICAN THORACIC SOCIETY. What is pertussis (Whooping cough)?. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 julho 2023.
  20. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PREVENÇÃO DE DOENÇAS INFECCIOSAS RESPIRATÓRIAS. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 julho 2023.
  21. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 - PNO. Disponível em: <link> Acesso em: 08 de Ago. 2023


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp