14/08/2023 às 12h35min - Atualizada em 14/08/2023 às 16h09min

(Nota) Morreu o filósofo, dramaturgo, poeta e professor brasileiro, Carlos Henrique Escobar

aos 89 anos de idade.

Atti Comunicacao
Maria Clara Escobar
Maria Clara Escobar

Morreu o filósofo, dramaturgo, poeta e professor brasileiro, Carlos Henrique Escobar. 

Nascido em 11 de novembro de 1933, ingressou na militância política cedo, enfrentando sua primeira prisão aos 15 anos. Com 17 anos escreveu sua primeira peça Antígona América, produzida por Ruth Escobar, dirigida por Antônio Abujamra e com atuação de Sergio Mamberti e Dina Sfat. Ao longo dos anos publicou diversos livros, entre eles: Proposições para uma semiologia e uma linguística (1973), Marx Trágico (O Marxismo de Marx) (1993), Marx: Filósofo da Potência (1996), Nietzche ... (Dos “Companheiros) (2000) e Zaratustra – O corpo e os povos da tragédia (2000).

Tendo participado da fundação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, além de professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o nome de Escobar marcou o cenário intelectual brasileiro durante a segunda metade dos anos 1960 até a primeira metade dos anos 1990.

Autodidata, recebeu o título de Notório Saber concedido pela UFRJ em janeiro de 1986.

Autor de diversos livros importantes, entre filosofia, poesia e ensaios, Escobar se aposentou em 2000, mudando-se para Portugal, com sua companheira Ana Sachetti e seu filho Emílio Sachetti Escobar. Em fevereiro de 2013, foi tema de documentário, dirigido pela filha Maria Clara Escobar, “Os dias com ele” — eleito melhor filme na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Carlos Henrique Escobar faleceu em Aveiro, Portugal, no dia 02/08/2023, aos 89 anos de idade. Deixa sua esposa Ana Sacchetti e os filhos Patrícia Escobar, Maria Clara Escobar e Emílio Sacchetti Escobar.

 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp