13/08/2023 às 16h43min - Atualizada em 14/08/2023 às 00h01min

22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto começa embalada pela fé, que não costuma falhar

Verbo Nostro
Verbo Nostro
Fotos: Sté Frateschi
Poesia, música, dança, pintura, mímica, literatura, audiovisual, homenagens e homenageados ocuparam o palco da sala principal do Theatro Pedro II, nesta sexta-feira (11), para a abertura da FIL - Feira Internacional do Livro Ribeirão Preto, evento que alcança sua 22ª edição trazendo o tema central “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”.

Imprensa, autoridades e população foram recebidas no saguão do Theatro pelo Coral da Unaerp, que apresentou repertório mesclado por música brasileira e clássicos internacionais. Com regência de Cristina Modé, o grupo também fez a abertura da solenidade, com interpretações de canções do cantor e compositor Gilberto Gil, principal homenageado da FIL neste ano.

Conduzida por Renan Inquérito, arte educador, rapper e poeta, a cerimônia foi pontuada pela constante lembrança do tema proposto a cada inserção de novos elementos culturais ao roteiro. Simultaneamente, os cinco homenageados da festa foram apresentados. Os presentes Stella Maris Rezende, Madelaine Pires e o filósofo e sociólogo Danilo Santos Miranda, fizeram suas falas ao vivo. Todas emocionantes.

“O contentamento em torno do propósito da transformação sempre foi o que conduziu o Gilberto. Olhar para o outro sempre foi sua bússola. Estamos felizes e honradas com essa homenagem. Que essa feira cumpra seu papel transformador”, disse Anna Penido, viúva do jornalista Gilberto Dimenstein, que compareceu acompanhada pela sogra (Esther) e pela cunhada (Myrian).

A autora Stella Maris Rezende encantou a plateia com sua fala mineira bem humorada e consciente, citando José Saramago e festejando a escolha de seu nome - e de sua obra - para ser um dos destaques do evento. “Nesses tempos de tantas narrativas de ódio, precisamos demais ler literatura, que é libertadora, transformadora e humanizadora”, pontuou. Já a professora Madelaine Pires ressaltou o elo que o livro representa e enfatizou o protagonismo do professor. “Sou grata a todos os professores que me inspiraram e honrada por ser, hoje, inspiração para os meus pupilos”, disse a homenageada.

Mundo mágico

O gerente regional do Sesc e patrono da FIL 2023, Danilo Santos de Miranda, exaltou a feira como “catalisadora de processos positivos no sentido da promoção de transformação social”. Filósofo e sociólogo, Danio lembrou o quanto a aproximação dos livros contribuíram para sua construção humana pessoal e coletiva, e desejou que, por meio do evento, “os mais jovens tenham oportunidade de adentrar ao mundo mágico da literatura”. O patrono ainda destacou a parceria da instituição com a FIL: “para o Sesc, atuar em conjunto com esta feira reitera nossos objetivos comuns de difusão do livro e da literatura”, declarou.

Para o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, “quem tem medo da literatura é quem não quer deixá-la à disposição e acessível a toda a população, porque a literatura liberta as pessoas da dependência que demagogos gostam de fazer”. O prefeito, que poetizou ao dizer que “de um artesanato de verbos e palavras Deus criou o mundo”, destacou o quanto o tema da dualidade é fascinante. “Vivemos momentos de grandes intolerâncias em diferentes partes do mundo e a universalização da literatura precisa ser exaltada, como é o que vemos aqui na Feira do Livro”, disse Nogueira.

Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, entidade organizadora da FIL, lembrou a função de união que a literatura exerce. “A FIL celebra a magia da palavra escrita. A literatura é a ponte que nos leva das trevas à luz, do caos à ordem, que nos ajuda a explorar as complexidades que moldam resistências. Estamos com nossos corações cheios de alegria e de esperança por ver mais uma feira começando”.

Durante a cerimônia, Dulce Neves, oficializou ainda o apoio recebido pelos deputados Ricardo Silva (federal) e Rafael Silva (estadual) que, segundo ela, foram essenciais para tornar a 22ª edição da FIL uma realidade. Os deputados conseguiram a liberação de recursos por parte do Governo Federal ao projeto apresentado pela Fundação do Livro e Leitura. "Eles também destinaram diretamente o valor de R$ 100 mil, em emenda impositiva, para ajudar na estrutura e custeio da feira e ainda participaram das tratativas com o Governo do Estado de São Paulo para a garantia do cheque livro aos estudantes da rede pública", disse.

Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e curadora da FIL, também agradeceu as parcerias em torno do evento. “Da Prefeitura às entidades literárias da cidade, a rede de cooperação que nos cerca é extremamente importante e faz toda a diferença no programa que entregamos, incluindo a diversificação de atividades. Somos gratos a todos que nos apoiam”, apontou Adriana. Para ela, a literatura expande o senso crítico e amplia o horizonte. “Ela nos trouxe aqui e está presente na oralidade do ritmo, na leitura visual das imagens, se posicionando bem no centro das dualidades”.

Também estiveram presentes no palco, o violonista Diego Figueiredo - um dos mais respeitados instrumentistas nacionais da atualidade - e que fez uma das intervenções artísticas; Cristiane Bezerra, superintendente do Instituto do Livro de Ribeirão Preto; Ricardo Hatschbach, CEO da Gás Brasiliano, uma das empresas patrocinadoras da FIL; Ivo Dall’Acqua Junior, presidente interino do Sesc; Lauro Moreira, embaixador da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP); Pedro Leão, secretário municipal de Cultura, e o vereador Ricardo Silva, além de autoridades de diversas cidades da região.

A 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto tem mais de 400 atividades programadas até o dia 20 de agosto. Todas gratuitas, realizadas em 16 diferentes espaços da cidade (culturais, educacionais e comerciais, públicos e privados). 

A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/ 

Sobre a FIL
A 22ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 na Sala Principal do Theatro Pedro II, a partir das 19h. Traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas. 

Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora).

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, como salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, projetos educacionais, entre outras. 

Realização  
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.

Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

Patrocínio Prata
Passalacqua, Ourofino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.

Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

Instituição Cultural
Sesc

Apoio
Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Apoio Cultural
Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação  Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.     

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao 
Twitter: @FundacaoLivroRP

Fotos: Sté Frateschi

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp