11/08/2023 às 10h23min - Atualizada em 12/08/2023 às 00h09min

Jundiaí se torna uma das cidades com menor índice de pessoas em situação de extrema pobreza

Pesquisa encomendada pela prefeitura levantou dados dos últimos 10 anos

Emilly Santos
Prefeitura de Jundiaí
Jundiaí (SP) é uma das cidades do Brasil com o menor número de pessoas em situação de extrema pobreza e inseridas no CadÚnico (programa do governo federal de cadastro de famílias brasileiras em situação de pobreza ou extrema pobreza), aponta uma pesquisa encomendada pela prefeitura da cidade, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social.

Jundiaí registrava, em 2022, 16,6 mil pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Dez anos atrás, eram 21,3 mil. Mas, o que mais chama a atenção é como o índice da cidade melhorou na comparação com outras de mesmo porte, que antes apresentavam números inferiores, como Mauá (agora com 40,5 mil), Piracicaba (33 mil), Santos (33,8 mil) e São José do Rio Preto (46,9 mil).

José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças da prefeitura, justifica esse bom desempenho devido ao trabalho realizado pela área de Assistência Social do município, que ampliou os investimentos e a oferta de recursos e serviços à população, como cestas básicas e acompanhamento das famílias por equipes especializadas, assim como o incentivo à geração de renda na cidade.

“Também ampliamos nossas ferramentas para possibilitar a capacitação e o empreendedorismo local, principalmente entre os desempregados”, afirma o gestor. Entre outras medidas, ele cita a criação do programa Jundiaí Empreendedora. “Além da agilidade e do auxílio à população durante o processo de abertura do próprio negócio, também reduzimos valores de taxas e impostos”, conclui Parimoschi.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp