11/08/2023 às 09h16min - Atualizada em 12/08/2023 às 00h03min

Padre x Frei: Entenda as diferenças entre os dois títulos religiosos

Em comemoração ao dia do padre (04/08), Frei Marx explica os termos, o papel e a função de cada um dentro da Igreja

Stefany Ianca Oliveira da Silva
Frei Marx, Diretor Secretário do Sefras - Ação Social Franciscana. Foto: Divulgação

São Paulo, julho de 2023 - Celebrado anualmente no dia 04 de agosto, o Dia do Padre foi instituído pelo Padre Pio XI em 1929. O padre é um dos membros da Igreja Católica, cuja hierarquia eclesiástica é composta por várias ordens e títulos que refletem a diversidade de caminhos espirituais dentro da fé cristã. Deste modo, é muito comum surgirem dúvidas. A mais frequente é a diferença entre o “padre” e o “frei”. Ambos representam homens consagrados à vida religiosa, mas possuem funções e características distintas.


 

Referindo-se ao sacerdote ordenado na Igreja Católica, “padres” geralmente são afiliados a uma Diocese (unidade territorial administrada por um bispo) e exercem funções como a celebração da Eucaristia (Missa), administração dos sacramentos (como o batismo e a confissão) e orientação espiritual à comunidade local - em paróquias locais. “Além disso, os padres podem ascender à autoridade suprema, tornando-se Papa”, comenta Frei Marx, Diretor Secretário do Sefras - Ação Social Franciscana.


 

Por outro lado, o termo "frei" é associado aos membros de ordens religiosas, como a Ordem dos Frades Menores (também conhecida como Franciscanos) ou a Ordem dos Dominicanos. Diferentemente dos padres diocesanos, os freis vivem em comunidades religiosas conhecidas como conventos ou mosteiros. Também fazem votos de pobreza, castidade e obediência, dedicando suas vidas à oração, contemplação e serviço à comunidade.


 

“Nós, freis, exercemos funções litúrgicas e sacramentais, que têm como principal característica a ênfase na pregação e no ensino. Enquanto os padres servem à uma comunidade paroquial específica, os freis podem ser enviados a diferentes lugares para atender as necessidades da ordem religiosa à qual pertencem, seja para prestar serviços pastorais em paróquias, atuar em instituições de ensino, realizar trabalhos missionários ou assumir outras tarefas atribuídas pela ordem à qual pertencem, por exemplo”, explica o religioso.


 

Ambos os títulos, padre e frei, são igualmente importantes e desempenham papéis cruciais na vida espiritual da comunidade cristã. Em resumo, a principal diferença entre um padre e um frei reside em suas filiações e funções específicas dentro da Igreja Católica. Mas cada um traz consigo sua própria perspectiva, enriquecendo a Igreja com suas habilidades e vocações únicas. “Reconhecer e entender essas diferenças nos ajuda a apreciar a diversidade e a riqueza das vocações religiosas presentes no mundo”, conclui Marx.


 

Sobre o SEFRAS - Ação Social Franciscana: O SEFRAS é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase. Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atende mais de 4 mil pessoas todos os dias no Brasil. Seus serviços diários promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos. Para saber mais, acesse.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp