11/08/2023 às 16h17min - Atualizada em 12/08/2023 às 00h00min

PMO e Governança de Projetos: como garantir a conformidade e melhorar o desempenho das empresas?

Entendendo a necessidade de uma abordagem centralizada para supervisionar e coordenar as atividades relacionadas a projetos

Leila Santos
Divulgação
Por Leila Santos*

Nos ambientes empresariais contemporâneos, a governança de projetos assumiu uma importância crucial na condução eficiente de iniciativas organizacionais. Com o objetivo de assegurar a conformidade com políticas, padrões e regulamentos tanto internos quanto externos, as empresas têm buscado uma abordagem centralizada para supervisionar e coordenar as atividades relacionadas a projetos.  

Nesse contexto, o Project Management Office (PMO) emergiu como uma estrutura estratégica e integrada, desempenhando um papel fundamental no apoio à governança corporativa e na maximização dos resultados dos projetos. O PMO atua como um guardião dessas conformidades, implementando processos e práticas que asseguram a aderência aos requisitos estabelecidos. Atuando com diretrizes claras para a execução dos projetos, incluindo padrões de qualidade, gerenciamento de riscos e segurança da informação, monitorando continuamente o cumprimento dessas conformidades, garante que as melhores práticas sejam seguidas em todos os estágios do ciclo de vida dos projetos.
 

Os diferenciais de uma boa governança

Entretanto, para estabelecer uma estrutura de governança eficaz, é fundamental adotar estratégias adequadas, e o PMO desempenha um papel crucial na definição dessas estratégias, colaborando com outras partes interessadas para alinhar os objetivos organizacionais e projetos individuais. Algumas das delas incluem:

a) Definir políticas e diretrizes claras: O PMO trabalha em estreita colaboração com a alta administração para estabelecer políticas e diretrizes claras que orientam a execução dos projetos. Essas políticas podem incluir requisitos de conformidade, alocação de recursos, gerenciamento de riscos e comunicação interna e externa. Ao estabelecer essas diretrizes, o PMO garante que todos os projetos sejam conduzidos de acordo com os padrões e requisitos estabelecidos.

b) Implementar processos de revisão e auditoria: O PMO é responsável por implementar processos de revisão e auditoria para avaliar o desempenho dos projetos em relação às políticas e diretrizes definidas. Isso envolve a realização de avaliações regulares, identificação de lacunas de conformidade e implementação de ações corretivas. Ao realizar auditorias periódicas, o PMO garante que os projetos estejam alinhados com os requisitos estabelecidos e oferece insights valiosos para a melhoria contínua.
 

A relação entre o PMO e a governança interna

Para o total sucesso da governança de projetos, depende da colaboração efetiva entre o PMO e outras partes interessadas envolvidas. Isso pode incluir a alta administração, gerentes de projetos, equipes de projeto e usuários finais. O PMO atua como um elo central entre eles, facilitando a comunicação, promovendo a transparência e alinhando expectativas.

Além disso, o PMO desempenha um papel fundamental no fornecimento de suporte e orientação aos gerentes de projetos. Ele fornece treinamento, melhores práticas, ferramentas e modelos que ajudam os gerentes de projetos a conduzirem seus projetos de forma eficiente. Também atua como um ponto de contato para consultas e resolução de problemas, proporcionando um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre as equipes de projeto.

Com isso, apesar da governança ser um método por si só, para garantir a conformidade com políticas, padrões e regulamentos, o PMO cria um ambiente propício para o sucesso dos projetos e melhoria contínua. Portanto, é fundamental que as empresas valorizem e fortaleçam o papel do PMO na governança de projetos, reconhecendo-o como um agente facilitador do sucesso organizacional.

*Leila Santos é Sócia Diretora da Actionsys. Entusiasta de tecnologia, com mais de 14 anos de atuação na área, e graduada em Administração de Empresas.



Sobre a Actionsys

Especializada na prestação de serviços de tecnologia de alto valor, a Actionsys é uma consultoria que está no mercado desde 2008. Com quatro integrantes em seu quadro societário, a empresa disponibiliza soluções tecnológicas de grandes companhias, como a Oracle e SAP. Além disso, a Actionsys possui outras frentes de atuação, como a área de PMO – Gestão de Projetos – e RH estratégico, em que ajuda as organizações na contratação de profissionais do segmento de TI. Mesmo ofertando soluções tecnológicas, a empresa entende o protagonismo da atividade humana, sendo que os profissionais são os grandes condutores de projetos de transformação digital. Veja mais em https://actionsys.com.br/.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp