10/08/2023 às 15h27min - Atualizada em 11/08/2023 às 02h02min

Com aumento da participação feminina na tecnologia, Conectadas abre novas vagas para meninas entre 14 e 18 anos

Curso oferecido pelo Mercado Livre, em parceria com , prioriza candidatas negras e/ou trans e travestis e de escolas públicas ou bolsistas de particulares

Divulgação

São Paulo, agosto de 2023 – De acordo com o estudo "Women in Tech 2022" realizado pela BairesDev, após analisar um milhão de candidaturas recebidas anualmente entre 2015 e 2021, revelou um crescimento expressivo de 11% para 41% na participação de mulheres ocupando cargos na área de tecnologia. É interessante observar que as mulheres na faixa dos 20 anos representam 40% de todas as candidaturas, indicando um crescente interesse das jovens nesse campo. Esses números demonstram claramente o progresso em direção à igualdade de gênero na indústria de tecnologia.

Um exemplo é a Eduarda Soares, uma jovem de 17 anos e que vive em São Paulo. Desde o primeiro contato com a área de tecnologia, quando iniciou o curso técnico em eletrônica, se deparou com um ambiente majoritariamente masculino e teve que lidar com diversos desafios. “Estudei em uma turma composta por alunos e professores homens, o que me gerou uma série de inseguranças e questionamentos sobre a minha escolha, cheguei até a receber incentivos para mudar de área, o que tornou a minha decisão ainda mais desafiadora”, conta. 

Foi neste momento que Eduarda conheceu o Conectadas, curso oferecido pelo Mercado Livre em parceria com , iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando negras, trans e travestis. “Sem dúvidas, o Conectadas veio na hora certa, pois recuperei minha segurança e motivação, e foi o momento em que tive certeza que seguiria na área de TI. Ver mulheres – monitoras e facilitadoras – falando com tanta propriedade, dominando o assunto de forma tão empoderada, foi muito significativo e inspirador, me senti em casa”, explica. 

Oportunidade
Para quem deseja utilizar a história da Eduarda como inspiração, estão abertas  as inscrições para mais uma turma do Conectadas, programa gratuito que promove uma imersão digital de meninas em temas de tecnologia. Ao todo, são 240 vagas para jovens entre 14 e 18 anos, de todo o Brasil. As inscrições seguem até o dia 11 de agosto e podem ser realizadas por meio do formulário digital – não há necessidade de conhecimento prévio na área. Candidatas de escolas públicas ou bolsistas de particulares têm prioridade e o programa espera ter pelo menos 50% de pretas, pardas e indígenas, além de estimular a participação de jovens mulheres trans e travestis. 

Implementado no ano de 2021 no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, México e Peru, o Conectadas oferece uma imersão digital que totaliza 54 horas. Ao longo de 16 encontros 100% online, são abordados conteúdos de transformação digital, economia 4.0, sustentabilidade, design da experiência do usuário, análise de dados, desenvolvimento de projetos e negócios digitais, marketing digital e introdução a HTML e CSS. Durante o programa, acontece o acompanhamento de mentoras do Mercado Livre e da , permitindo a essas meninas conhecer e se conectar com mulheres que já atuam neste segmento.

Em 2023, o Conectadas pretende atingir 1.300 meninas em seis países. No Brasil, 150 vagas já foram abertas somente no primeiro semestre. Uma das novidades da edição deste ano é a oferta de algumas bolsas de estudo para o projeto de formação mais longo em um dos cursos de programação de 18 semanas desenvolvido pela . 

O Conectadas já formou 1.329 meninas de 7 países da América Latina, sendo que 72% delas tinham entre 16 e 18 anos, idade chave para escolher estudos e projetos profissionais. Além disso, 52% delas eram de escolas públicas e 60% moradoras de cidades que não são capitais. Somente no Brasil, 253 meninas, de 107 municípios, participaram do programa. Em toda a América Latina, as jovens participantes desenvolveram 99 projetos. Após a imersão no programa, 31,2% delas declararam que querem potencializar sua carreira em tecnologia, por meio de formação em TI, e 21,7% afirmaram que buscam acessar oportunidades de formação e  trabalho na área.

Serviço:
Conectadas
Período de inscrição: até 11/08/2023
Pré-requisitos: jovens de 14 a 18 anos que se identificam com o gênero feminino (cis, trans e travestis) 
Formato: 100% online
Investimento: gratuito
Quantidade de vagas: 240
Inscrições: https://reprograma.typeform.com/to/xsBbNOxW
Mais informações: https://sustentabilidadmercadolibre.com/pt/iniciativas/conectadas

Sobre a 
Fundada em 2016, pela peruana Mariel Reyes Milk e as sócias Carla de Bona e Fernanda Faria, a iniciativa de impacto social foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando negras, trans e travestis, e tem o objetivo diminuir a lacuna de gênero na área de T.I. Até o momento, mais de 2 mil mulheres se formaram, sendo que mais de 71,7% se autodeclaram pretas ou pardas e 10% trans e/ou travestis. Em 2022, Nadja Brandão, mulher negra e advogada com foco em Governança Corporativa, Compliance e ESG assumiu como Diretora Executiva da iniciativa, que possui parceria com grandes empresas, como Mercado Livre, B3 Social e iFood.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp