10/08/2023 às 12h42min - Atualizada em 10/08/2023 às 14h02min

Fujitsu e NEC melhoram significativamente a eficiência dos testes de interoperabilidade de estações rádio base para a era pós-5G

O tempo de teste foi reduzido em quase 30% em comparação com outros fornecedores

Marcos Dantas de Vasconcelos
Livre

Como parte do "Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento das Infraestruturas Aprimoradas para Sistemas de Informação e Comunicação Pós-5G", sob a Organização de Desenvolvimento de Nova Energia e Tecnologia Industrial (New Energy and Industrial Technology Development Organization - NEDO), a NEC e a Fujitsu estão conduzindo a pesquisa e o desenvolvimento de uma tecnologia para testar a interoperabilidade entre estações rádio base pós-5G compatíveis com as especificações O-RAN.

Um ambiente de teste de conectividade usando essa tecnologia foi construído nos laboratórios da NEC, no Reino Unido, e nos laboratórios da Fujitsu, nos EUA. Os testes foram realizados de agosto de 2021 até junho de 2023. Ao automatizar o processo de extração de cenários de teste ideais, gerando parâmetros e determinando a aceitação dos resultados dos testes, as duas empresas conseguiram melhorar significativamente a sua eficiência. O tempo de teste de interoperabilidade para estações rádio base de diferentes fornecedores foi reduzido em mais de 30%, considerando o ambiente comercial das operadoras no exterior.

No futuro, as duas empresas utilizarão a tecnologia de teste desenvolvida neste projeto para testes conjuntos com operadoras e fornecedores de equipamentos de estação base no Japão e no exterior, a fim de reduzir o tempo necessário para implantar sistemas que combinam equipamentos compatíveis com O-RAN de diferentes parceiros. Eles terão como objetivo contribuir para a revitalização do mercado de infraestrutura de telecomunicações, apoiando a disseminação global e o desenvolvimento de redes 5G abertas.

  1. Contexto

Conforme a transformação digital (DX) avança em várias indústrias, os sistemas de comunicação móvel de quinta geração (5G) estão sendo implantados globalmente como a infraestrutura para a DX. Na era pós-5G, a latência ultrabaixa, a conectividade simultânea massiva e outras funções do 5G serão aprimoradas e difundidas. Isso levará a um consumo de energia ainda menor e maior suporte para virtualização de redes, impulsionando ainda mais a expansão do mercado de infraestrutura de telecomunicações, incluindo a substituição de equipamentos de estações base existentes.

Para fornecer aos clientes serviços de comunicação de maior qualidade, as operadoras estão escolhendo cada vez mais o equipamento de estação base mais adequado dentro de uma variedade de fornecedores com foco no uso em suas próprias redes.

Em consequência, a O-RAN Alliance*1, um grupo da indústria composto por operadoras de telecomunicações e fabricantes de todo o mundo, tem promovido a padronização para conexões entre múltiplos dispositivos de estação base e formulado condições para a conexão de estações base de diferentes fornecedores. No entanto, os testes de operacionalidade de dispositivos conectados são demorados porque precisam ser realizados pela operadora, e é necessário ainda mais tempo se novas provas precisarem ser conduzidas para resolver defeitos. Isso, portanto, dificulta a implantação de equipamentos que estejam em conformidade com as especificações O-RAN.

Para resolver essa questão, a NEC e a Fujitsu estabeleceram ambientes de teste no Reino Unido e na América do Norte - que são considerados mercados O-RAN em ascensão - como parte do projeto NEDO, mencionado anteriormente*2. De agosto de 2021 a junho de 2023, os laboratórios da NEC, no Reino Unido, e os laboratórios da Fujitsu, nos Estados Unidos, realizaram testes operacionais usando uma combinação de perfis*3 e equipamentos de estações base usados por várias operadoras internacionais em ambientes comerciais reais, com esforços para desenvolver uma tecnologia que agilize o processo e reduza o tempo necessário para verificar a interoperabilidade.

2. Resultados dos esforços

A NEC e a Fujitsu desenvolveram, em conjunto, uma tecnologia para automatizar os testes de interoperabilidade entre equipamentos de estações base de vários fornecedores no O-RAN fronthaul*4. As duas empresas aprimoraram a funcionalidade para oferecer suporte às condições reais de conexão utilizadas por operadoras em diferentes países e regiões.

Esta tecnologia inclui tecnologias proprietárias, como o Analisador FrontHaul (FHA)5, que conecta o equipamento da estação base para verificar o protocolo fronthaul; o Pseudo-DU (P-DU)*6, que realiza testes de unidade das unidades de rádio (RU); a Ferramenta de extração de cenários de teste*7, que automatiza cada processo de verificação; uma ferramenta de modificação de parâmetros de teste*8; e uma ferramenta de avaliação de resultados de teste*9.

Linha do tempo    Descrição gerada automaticamente

Linha do tempo Descrição gerada automaticamente

 

Diagrama, PowerPoint    Descrição gerada automaticamente

Diagrama, PowerPoint Descrição gerada automaticamente

A interoperabilidade no O-RAN fronthaul foi testada utilizando múltiplas combinações de equipamentos de estação base de diferentes fornecedores e condições operacionais, considerando ambientes comerciais reais de operadoras na Europa e América do Norte nos laboratórios das duas empresas, no Reino Unido e nos Estados Unidos. A automatização dos testes com a tecnologia desenvolvida no projeto reduziu o tempo de prova em mais de 30% em relação provas manuais convencionais.

Reduzir o tempo de testes de interoperabilidade permitirá que as operadoras diminuam o tempo de implantação de sistemas que combinam equipamentos de estação base compatíveis com O-RAN de diferentes fornecedores. Isso contribuirá para o avanço das configurações abertas em redes 5G atualmente em uso generalizado, bem como para a construção de novas redes em antecipação às futuras implantações pós-5G.

3. Planos

No futuro, a NEC e a Fujitsu vão utilizar a tecnologia desenvolvida neste projeto e o ambiente de testes para essa tecnologia em testes conjuntos com operadoras e fornecedores de equipamentos de estações base no Japão e internacionalmente, a fim de reduzir o tempo necessário para implantar equipamentos compatíveis com O-RAN. Ao fazer isso, eles buscam contribuir para a revitalização do mercado de infraestrutura de telecomunicações, apoiando a disseminação global e o desenvolvimento de redes 5G abertas.

[Notas]

(*1) O-RAN Alliance:

A Open Radio Access Network Alliance (O-RAN Alliance) é um grupo da indústria que promove a padronização com o objetivo de concretizar redes de acesso sem fio de próxima geração abertas e dimensionáveis, como o 5G.

(*2) NEDO Project:

Nome do Projeto: Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento das Infraestruturas Aprimoradas para Sistemas de Informação e Comunicação Pós-5G / Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Comunicação Pós-5G / Desenvolvimento de Tecnologias para Avaliar e Testar a Interoperabilidade entre Equipamentos de Estação Base. Período do Projeto: FY2020 a FY2023 (Ano fiscal de 2020 a ano fiscal de 2023)

Project overview: https://www.nedo.go.jp/english/activities/activities_ZZJP_100172.html

(*3) Perfil:

Refere-se às condições para operar a estação base. É uma combinação de condições operacionais relacionadas às telecomunicações, como a especificação dos métodos de comunicação sem fio e as frequências utilizadas.

(*4) O-RAN fronthaul:

A interface entre a unidade base (CU/DU) e as unidades de rádio (RU) do equipamento da estação base foi padronizada de acordo com as especificações O-RAN.

(*5) FrontHaul Analyzer (FHA) para verificar o protocolo fronthaul:

Uma tecnologia que verifica a normalidade do protocolo de fronthaul (um procedimento especificado para transmitir e receber dados M-Plane e CUS-Plane no fronthaul) com base nas especificações O-RAN.

(*6) Pseudo-DU (P-DU) para teste unitário de unidades de rádio (RU):

Uma tecnologia que se conecta à unidade de rádio (RU) em vez da unidade base (CU/DU) e permite verificar a normalidade da RU separadamente.

(*7) Ferramenta de extração de cenários de teste.

Uma ferramenta que extrai automaticamente cenários de teste ótimos para cada rede 5G utilizando perfis diferentes de diferentes operadoras como entrada.

(*8) Ferramenta de modificação de parâmetros de teste.

Uma ferramenta para extração automática e modificação de vários parâmetros de teste visando testes mais eficientes.

(*9) Ferramenta de avaliação de resultados de teste.

Uma ferramenta que determina automaticamente a aceitabilidade dos resultados dos testes.

 

Sobre a Fujitsu 

O propósito da Fujitsu é tornar o mundo mais sustentável, construindo confiança na sociedade por meio da inovação. Como o parceiro de transformação digital preferido dos clientes em mais de 100 países, nossos 124.000 funcionários trabalham para resolver alguns dos maiores desafios que a humanidade enfrenta. Nossa gama de serviços e soluções se baseia em cinco tecnologias-chave: Computação, Redes, IA, Segurança de Dados e Tecnologias Convergentes, que reunimos para proporcionar uma transformação sustentável. A Fujitsu Limited (TSE:6702) reportou receitas consolidadas de 3,7 trilhões de ienes (US$ 28 bilhões) para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2023 e continua sendo a principal empresa de serviços digitais no Japão em participação de mercado. Saiba mais: http://www.fujitsu.com/

 

Sobre a NEC Corporation

A NEC Corporation estabeleceu-se como líder na integração de TI e tecnologias de rede enquanto promove a declaração de marca "Orquestrando um mundo mais brilhante". A NEC permite que empresas e comunidades se adaptem às rápidas mudanças que ocorrem tanto na sociedade quanto no mercado, pois fornece os valores sociais de segurança, proteção, justiça e eficiência para promover um mundo mais sustentável, onde todos têm a chance de atingir todo o seu potencial. Para obter mais informações, visite a NEC em https://www.nec.com .

 

Assessoria de imprensa da NEC:

A4&Holofote Comunicação

Marília Pontes – [email protected]

Telefone: +55-11 9 98092294

Marcos Vinícius Dantas – [email protected]

Telefone: +5-11 9 4987 1788 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp