09/08/2023 às 23h37min - Atualizada em 09/08/2023 às 23h37min

UBS com capacidade para 3.800 atendimentos mensais começa a ser construída em Sapopemba

Ordem de serviço assinada nesta quarta-feira (8) permite início das obras para equipamento, que atende reivindicação de 30 anos dos moradores da região

Os moradores da região Primavera/Colorado, em Sapopemba, Zona Leste da cidade, conquistaram um sonho aguardado por 30 anos. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, assinou nesta quarta-feira (9) a ordem de serviço para que as obras de uma nova da Unidade Básica de Saúde (UBS) com capacidade para 3.800 atendimentos mensais sejam iniciadas.
“Aqui não será uma UBS qualquer, estamos trabalhando para que seja A UBS, com o investimento de quase R$ 9 milhões para a construção de um prédio com estrutura para fazer um excelente atendimento aqui para a comunidade. Uma obra que já está com o dinheiro em conta, licitada, com projeto aprovado para que as obras sejam iniciadas”, disse o prefeito Ricardo Nunes.
O documento foi assinado no local onde a UBS Primavera Colorado será construída, na rua Antônio Ribeiro Macedo, 264, no bairro Jardim Porteira Grande. O investimento para a implantação será de cerca de R$ 9 milhões, com recursos do Fundo Municipal de Saúde (FMS) e previsão de entrega em 18 meses.
“Essa é uma UBS que estará mais próxima dos moradores aqui da região, para atender quase quatro mil pessoas por mês com equipes de Estratégia da Saúde da Família, duas equipes de odontologia, além de uma equipe multiprofissional com psicólogos, nutricionistas, tudo para fazer os acompanhamentos necessários, como dos diabéticos e hipertensos, para impedir que as pessoas tenham complicações. Este é o avanço da saúde do município de São Paulo”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Estrutura
A UBS Primavera Colorado será do tipo IV e contará com cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), duas equipes de saúde bucal e ainda médico generalista, equipe de enfermagem, agentes comunitários de saúde, farmacêutico, assistente social, técnico de farmácia, assistente administrativo, dentista e auxiliar de saúde bucal. Além disso, o futuro equipamento vai disponibilizar coleta de exames laboratoriais, medicação, inalação, odontologia com raio-x, vacina, curativo e visitas domiciliares das equipes de ESF.
A unidade será construída em uma área de 1.126 m² e estrutura com seis consultórios, duas salas de ginecologia, uma sala para atendimento ao idoso, uma sala de odontologia com quatro cadeiras, observação adulta e infantil; Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis), sanitário acessível e elevador.
“Esta é uma reivindicação antiga, que acompanhamos de perto e hoje estamos aqui, com muita alegria e satisfação, tendo a honra de iniciar para vocês essa unidade, que será muito importante para todos os moradores deste território”, afirmou a secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp