09/08/2023 às 15h50min - Atualizada em 09/08/2023 às 20h06min

Governador recebe atletas do Time SP Paralímpico após sucesso em torneios mundiais

Tarcísio parabenizou esportistas no Palácio dos Bandeirantes; foram 44 medalhas das 93 obtidas pelo Brasil nos Mundiais de Atletismo e Natação

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governador-recebe-atletas-do-time-sp-paralimpico-apos-sucesso-em-torneios-mundiais/
Tarcisio e medalhistas

Tarcisio e medalhistas

Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

O governador Tarcísio de Freitas recebeu nesta quarta-feira (8) atletas, treinadores e atletas-guias do Time São Paulo que integraram o Comitê Paralímpico Brasileiro nos Mundiais de Atletismo, na França, e de Natação, disputado na Inglaterra. O evento no Palácio dos Bandeirantes celebrou as conquistas do Time São Paulo, criado e patrocinado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que foi responsável por 44 das 93 medalhas brasileiras nas duas competições.

“A gente não está falando de resultados e vitórias no esporte, e sim de vitórias na vida. Às vezes, a gente se agarra a dificuldades tão pequenas, e vocês superaram dificuldades tão grandes, essa superação inspira a todos. Vocês estão mostrando que são fortes, valentes e que existe esperança e perspectiva. Fico extremamente feliz por estar recebendo vocês”, disse o governador.

“A gente tem que pensar grande e dar todo o apoio, dar asas para vocês voarem porque estão fazendo a diferença e mostrando a todos o que é superação e amor ao país. Vocês estão dando um grande exemplo para todos nós”, acrescentou Tarcísio.

Além do governador e esportistas, a cerimônia reuniu os secretários estaduais Marcos da Costa (Direitos da Pessoa com Deficiência) e coronel Helena Reis (Esportes) e o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado.

Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

Tarcísio também disse que o Governo do Estado vai promover análises para ampliar a parceria com o Comitê Paralímpico tanto no patrocínio de atletas de alto rendimento do Time São Paulo como no uso do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na zona sul da capital.

“O Time São Paulo é uma ação fundamental do Governo do Estado em prol da inclusão das pessoas com deficiência no esporte. São atletas de elite, de alta performance, que têm nos dado orgulho por cada conquista não só nos Mundiais que ocorreram recentemente, mas em todos os outros campeonatos que disputam, sendo merecedores de todo esse reconhecimento”, afirmou o secretário Marcos da Costa.

No total, 24 atletas do Time São Paulo Paralímpico foram recepcionados no Palácio dos Bandeirantes, entre eles Jerusa Geber, ouro no salto 100 m e salto 200m na categoria T11 para deficientes visuais; Beth Gomes, ouro no arremesso de peso e lançamento de disco na categoria F53; Alessandro Silva, ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso na categoria F11, Edênia, prata nos 50 m nado costas categoria S3, e Gabriel Cristiano Silva de Souza, bronze no 50 m e 100 m do nado livre e no revezamento de nado misto 4x 100 m medley na categoria S8.

O Mundial de Atletismo Paralímpico aconteceu em Paris, na França, entre 8 e 17 de julho. Os 25 atletas do Time SP que participaram da competição conquistaram, juntos, metade das medalhas brasileiras – 23 de 47 –, sendo oito de ouro, nove de prata e seis de bronze. O Brasil terminou o campeonato em segundo lugar, com 14 medalhas de ouro, 13 de prata e 20 de bronze.

No Mundial de Natação Paralímpica, sediado em Manchester, os atletas do Time SP conquistaram 21 das 46 medalhas do Brasil. Os pódios contribuíram para que o país alcançasse o quarto lugar no quadro geral de medalhas, com 16 de ouro, 11 de prata e 19 de bronze.

No total, a campanha do Time SP na Inglaterra registrou quatro medalhas de ouro, três de prata e 14 de bronze na competição que contou com mais de 530 competidores de 67 países. Dos 29 nadadores brasileiros que competiram na Inglaterra, nove eram do Time São Paulo.

Time São Paulo Paralímpico

Criado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Time São Paulo Paralímpico conta em 2023 com R$ 6 milhões de investimento direcionados a 106 atletas de 14 modalidades para disputas de campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.

O post Governador recebe atletas do Time SP Paralímpico após sucesso em torneios mundiais apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp