09/08/2023 às 01h52min - Atualizada em 09/08/2023 às 01h52min

Prefeitura inaugura telecentro com programa de prevenção ao alzheimer e outras doenças que afetam o cérebro

Com o objetivo de prevenir doenças que provocam o declínio cognitivo, como o Alzheimer, e melhorar a saúde mental de pessoas idosas, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), inaugura um telecentro onde haverá oficinas do Cérebro Ativo, programa que aposta nos jogos de videogame para melhorar a cognição, a memória e a concentração de seus usuários. A aula inaugural aconteceu na segunda-feira (7), no Polo Cultural da Terceira Idade, no Cambuci.  
Hábitos simples e divertidos, como jogar videogame e joguinhos de celular, têm um efeito poderoso sobre o cérebro humano, segundo Fábio Ota, pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e CEO da empresa ISGAME (International School of Game). De acordo com o pesquisador, “em São Paulo estamos fazendo um trabalho inédito, vamos ensinar os idosos a desenvolverem seus próprios jogos. É mais um passo para manter o cérebro em atividade e aproximar os idosos de novas tecnologias, principalmente os de baixa renda, que têm pouco acesso”.  
As oficinas do Cérebro Ativo serão realizadas às segundas-feiras, das 15h às 17h, gratuitamente, e estão com inscrições abertas. São oferecidas 30 vagas. Para participar é só levar um documento, comprovante de residência, uma foto 3x4 e, os que tiverem smartphone, devem levar o aparelho para instalar o aplicativo no celular e se exercitar em casa.  
Os que não tiverem celular não precisam se preocupar, pois serão disponibilizados, no telecentro, 11 computadores para o uso durante as oficinas, além de impressora e uma televisão que poderão ser usados durante as aulas. 
Ainda, em atenção à prevenção do declínio cognitivo, o Telecentro do Polo Cultural da Terceira Idade oferecerá, a partir do dia 11/08, a oficina Dicas Criativas para Smartphone, realizadas às sextas-feiras das 15h às 16h15. 
Para o Coordenador de Políticas para a Pessoa Idosa, Renato Cintra, a inauguração “a agenda do Telecentro no Polo Cultural trará benefícios significativos aos idosos participantes. Com a disponibilização da nova sala e das oficinas espera-se proporcionar uma estrutura física e tecnológica aprimorada, bem como fomentar um ambiente mais interativo e colaborativo entre os idosos. Essa iniciativa é apenas o começo, e mais novidades estão por vir. Aguardem”.  

Serviço 
Telecentro do Polo Cultural da Terceira Idade e aula inaugural do Programa Cérebro Ativo 
Rua Teixeira Mendes, 262, Cambuci, região central, São Paulo (SP). 
Requisitos: ter mais de 60 anos e morar em São Paulo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp