08/08/2023 às 11h02min - Atualizada em 08/08/2023 às 20h21min

Valorização de profissionais por suas habilidades é a chave para o sucesso empresarial

Dados da última pesquisa realizada pela plataforma de recolocação Empregos.com.br apontam que três em cada quatro profissionais têm a intenção de mudar de emprego ainda em 2023.

Carlos Lopes
Finance Capital Bank
By Leandro Morais

Em um mundo cada vez mais competitivo e em constante evolução, as empresas têm percebido a necessidade de adotar uma abordagem mais centrada nos colaboradores, reconhecendo e valorizando suas habilidades. Afinal, são os funcionários que impulsionam o sucesso e o crescimento de qualquer organização. “Quando valorizados e reconhecidos por suas habilidades e contribuições, estes tendem a se sentirem mais motivados e engajados, gerando satisfação e produtividade”, é o que afirma o especialista em gestão estratégica e governança corporativa  e CEO do Finance Capital Bank, Marcelo Ribeiro.

Dados da última pesquisa realizada pela plataforma de recolocação Empregos.com.br apontam que três em cada quatro profissionais têm a intenção de mudar de emprego ainda em 2023. Entre os motivos, destaca-se a insatisfação com o trabalho. Segundo Ribeiro, contornar esse cenário só será possível a partir de uma mudança na cultura organizacional das empresas, e esse trabalho se inicia já na seleção de currículos.

“Entender o perfil ideal para cada função é a chave para o bom funcionamento de uma organização. Para isso, é preciso uma reestruturação da cultura da instituição, em que se identifiquem as habilidades e capacidades necessárias para cada função. A partir desse ajuste será possível moldar o processo de recrutamento e seleção e realizar treinamentos específicos para sua equipe”, explica o especialista.

Essa reestruturação tende a gerar ganhos positivos tanto nos resultados quanto na qualidade de vida dos profissionais. Segundo um estudo da Universidade de Warwick, colaboradores felizes podem ser até 12% mais produtivos do que aqueles que não estão satisfeitos com seu ambiente de trabalho. Entre os benefícios alcançados podemos listar:

  • Potencializa o desempenho: colaboradores que são reconhecidos por suas competências específicas se tornam mais produtivos, uma vez que se sentem parte importante da equipe e percebem que suas contribuições são valorizadas;
  • Fomenta a diversidade e inclusão: reconhecer e valorizar talentos independentemente de gênero, raça, origem ou outras características pessoais, promove um ambiente mais justo e igualitário, onde todos têm a chance de se destacar;
  • Inovação e criatividade: ao promover um ambiente onde a diversidade de ideias é valorizada, as organizações podem encontrar soluções únicas para desafios e se destacar em seus setores.
  • Fortalecimento da cultura organizacional: essa cultura positiva aumenta a satisfação e a felicidade no trabalho, resultando em um ambiente mais harmonioso e produtivo;
  • Vantagem competitiva: uma equipe com colaboradores talentosos, engajados e motivados é capaz de se adaptar melhor às mudanças, superar desafios e se destacar em seu mercado;
  • Retenção de talentos: colaboradores que se sentem valorizados e percebem oportunidades de crescimento profissional dentro da empresa são mais propensos a permanecer a longo prazo. Isso resulta em uma equipe mais experiente e coesa.

Além da permanência no trabalho, a retenção de talentos tem um impacto econômico, em longo prazo, para uma instituição, é o que explica Marcelo Ribeiro. “Embora possa haver custos iniciais elevados, como a necessidade de treinamento e desenvolvimento de habilidades, em longo prazo pode haver uma redução nos custos associados à rotatividade de funcionários e à contratação de pessoas inadequadas para as funções”, afirma.

A Inteligência Artificial (IA) tem auxiliado no desenvolvimento da nova cultura em empresas. Até 2026, 75% das organizações líderes de mercado estarão investindo em programas e sistemas de inovação digital, segundo a International Data Corporation (IDC). De acordo com Marcelo, que também é especialista em M&A, ainda que em constante evolução, as novas IAs são peças fundamentais para auxiliar em decisões de RH.

“A associação entre o setor de recursos humanos às ferramentas inteligentes de coleta de dados colabora nesse match ideal entre empresa/gestor e funcionário. Entretanto, ainda há um desafio quanto à veracidade desses dados. Portanto, muita calma ao buscar soluções mágicas em IA” orienta Ribeiro.

Valorizar os funcionários por suas habilidades é mais que uma mera estratégia de recursos humanos, é um diferencial que pode determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa. O investimento na valorização dos colaboradores não só melhora o desempenho e a eficiência da equipe, mas também fortalece a cultura organizacional, promove a diversidade e a inovação, além de impulsionar a retenção de talentos. Empresas que reconhecem e celebram as habilidades de seus funcionários estão destinadas a prosperar no mundo empresarial atual e criar um ambiente de trabalho gratificante e enriquecedor para todos os envolvidos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp