À frente de um dos maiores cronogramas de obras já estabelecidos na cidade, a Prefeitura de São Paulo inovou e tem investido de forma inédita no maior programa de recuperação e manutenção de pontes, viadutos, pontilhões, passarelas e túneis da capital. Com investimento de R$ 1,64 bilhão, a administração está trabalhando na recuperação de grandes estruturas por onde circulam diariamente 7 milhões de veículos. Desde 2021, já são 40 grandes obras finalizadas, além de 58 em execução e outras 25 acabam de ser incluídas num processo que somará intervenções em 390 unidades durante toda a gestão.
Também já foram publicadas as licitações para intervenções em 33 pontes, viadutos ou túneis e estão em fase de elaboração os editais de licitação para a contratação de obras em 198 unidades estruturais. Ao mesmo tempo em que realiza as obras, a Prefeitura está intensificando as vistorias mais detalhadas nessas estruturas em toda a cidade. Desde 2021, já foram feitas inspeções especiais em 312 estruturas. Até o final do ano que vem serão executadas inspeções especiais em 644 unidades estruturais.
O trabalho, que acontece em todas as regiões da cidade, consiste numa série de importantes intervenções, sempre após uma avaliação aprofundada da situação de cada estrutura. As obras vão desde pavimentação até troca e manutenção de estacas, vigas e pilares. Já foram corrigidos, apenas de 2021 para cá, mais de 50 mil metros de fissuras e substituição de mais de 2 mil metros de juntas de dilatação, que são espaçamentos que permitem a expansão térmica natural das placas de concreto. Para a realização dos trabalhos, foram utilizados 300 aparelhos de suporte para sustentar os pilares durante as intervenções. Além disso, foi feita a pintura de 60 mil metros quadrados de pontes, viadutos, túneis e passarelas.
Em uma cidade com 12 milhões de habitantes e uma das maiores frotas do mundo, a recuperação e manutenção dessas estruturas são fundamentais para proporcionar maior segurança para a população, além de melhorar a fluidez do tráfego, por reduzir congestionamentos e contribuir para a mobilidade urbana.
“Nosso objetivo agora é fazer as ações preventivas, não esperar acontecer o problema para poder fazer alguma ação. Tem sido assim nas grandes obras de drenagem, contenção de encostas”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante a coletiva em que anunciou o início das novas obras.
O programa de ações preventivas e corretivas também gera economia de recursos públicos, além de garantir o prolongamento da vida útil dessas estruturas. Outro aspecto importante é o estímulo à economia local, considerando que as obras geram 7.250 empregos diretos e 36.250 indiretos até 2024, impulsionando diversos setores da indústria e do comércio.
“Aqui na cidade eram realizadas apenas obras pontuais, quando surgia algum problema, sem um programa dessa magnitude voltado para a prevenção. Começamos com as maiores pontes e viadutos, aquelas mais antigas, em estado maior de deterioração, e agora contemplamos todas as pontes e viadutos da cidade”, disse o secretário de Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Marcos Monteiro.
Nos dois primeiros anos foram empenhados R$ 340 milhões no programa. Entre 2023 e 2024, está previsto mais R$ 1,3 bilhão. Assim, a gestão municipal totalizará R$ 1,64 bilhão em investimentos neste programa.
Vistorias minuciosas
De acordo com diretor-presidente da SPObras, Taka Yamauchi, para realizar cada obra são levados em consideração os critérios do que cada ponte e viaduto precisam para sua recuperação, após o diagnóstico dos problemas específicos. Segundo ele, são avaliados problemas como ruptura de concreto, buracos no concreto, umidade e irregularidades, “É observada, principalmente, a sustentação das pontes. É um trabalho nunca visto na história de São Paulo”, disse.
As equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e da SPObras, especializadas em engenharia estrutural, responsáveis por realizar inspeções minuciosas nesses locais, identificam os problemas e propõem as soluções adequadas para cada caso.
A Prefeitura também vem fazendo um mapeamento para cadastrar todas essas estruturas, conhecidas na engenharia como Obras de Arte Especiais (OAEs), em toda a cidade. Já foram cadastradas 1.100 estruturas.
Clique aqui para acessar o Programa de Manutenção de Obras de Arte Especiais.
Inspeções especiais
O monitoramento rotineiro das OAEs é uma atividade importante para identificar possíveis problemas. Por meio das inspeções visuais, realizadas anualmente, são identificadas as principais anormalidades, para iniciar a recuperação, se necessário.
A inspeção especial permite a detecção antecipada dos problemas e, com base nesses laudos, são definidas as intervenções necessárias e a priorização do processo de contratação das obras. O trabalho de recuperação e/ou reforço das OAEs do município é fundamental para a manutenção da infraestrutura viária da cidade de São Paulo em condições normais de operação, bem como para garantir que estas estruturas mantenham níveis adequados de segurança.
Confira o balanço das ações do Programa desde 2021:
Obras concluídas (40 locais):
Pontilhão Jacu-Pêssego
Ponte do Limão
Viaduto Gazeta do Ipiranga
Av. Tajuras (Túnel Janio Quadros )
Pontilhão na pista central da Marginal Tietê
Viaduto Luis Eduardo Magalhães
Viaduto Raimundo Pereira de Magalhães
Ponte do Piqueri
Ponte Domingos Franciulli Netto
Viaduto Pires do Rio
Complexo Mackenzie
Complexo Viário Aurélio Batista Félix
Viaduto T5 – Marginal Pinheiros
Pontilhão - Av. Conselheiro Carrão
Viaduto de Interligação – Av. Paulista x Av. Dr. Arnaldo
Passarela de Pedestres – R. Luigi Grecco x R. Capistrano de Abreu
Pontilhão – R. Doutor Miguel Guimarães
Ponte da Casa Verde
Pontilhão – Av. Julio Buono x Águas Formosas
Pontilhão – Av. Edu Chaves
Túnel Max Feffer
Ponte Comunidade Húngara
Pontilhão – R. Henrique Franco x R. Mario Pati
Ponte - Rua João Spinola Carneiro X Av. Boturussu
Pontilhão - Travessa Dança da Canoa
Pontilhão - Rua Baixa X Rua Carcicé
Ponte da Freguesia do Ó
Viaduto Engenheiro Alberto Badra
Pontilhão - Av. Imperador x Av. Ribeirão Jacu
Pontilhão - Av. Jardim Japão
Viaduto Diário Popular
Viaduto Bresser
Ponte da Casa Verde
Túnel Janio Quadros
Ponte Comunidade Húngara Sentido Castelo Branco
Viaduto Elias Nagib Briem
Ponte Freguesia do Ó
Viaduto Elevado do Glicério
Viaduto Imigrantes
Viaduto Rosita Macedo de Andrade (Viaduto da China)
Obras em execução (41 locais):
Túnel Ligação da Av. Cidade Jardim com Av. Eng. Oscar Americano – alça de acesso à Av. Eng. Oscar Americano
Ponte Rua Desembargador Fausto Whitaker Alvim
Viaduto Gazeta do Ipiranga
Ponte das Bandeiras
Túnel Fernando Vieira de Melo
Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo
Expresso Tiradentes
Viaduto Domingos Franciulli Netto
Pontilhão e recomposição do viário - Avenida São Miguel, alt. do n° 8460, em frente ao trecho do Córrego Jacú paralelo à Av. Dr. Custódio de Lima
Viaduto Imigrantes
Viaduto Cap. Pacheco e Chaves
Ponte Giovanni Boccati
Ponte Júlio de Mesquita Neto
Ponte Transamérica
Viaduto dos Bandeirantes
Viaduto Dep. Antonio S. Cunha Bueno
Viaduto Antônio Abdo
Viaduto Nove de Julho
Ponte Bernadino D’áuria
Viaduto Carlos Ferraci
Viaduto Antônio Sanches de Larragoiti Junior
Viaduto Gal. Milton Tavares
Viaduto Naor Guelfi
Viaduto Gal. Olímpio da Silveira
Viaduto Beneficência Portuguesa
Ponte Engenheiro Ary Torres
Viaduto Gal. Marcondes Salgado
Viaduto Paraíso
Viaduto Sumaré
Viaduto Doutor Arnaldo
Complexo Viário Jacu-Pêssego
Viaduto Carlito Maia
Ponte Aricanduva
Complexo Aurélio Batista
Ponte Senador José Ermínio
Complexo Viário Senador Antônio Emygdio de Barros Filho
Viaduto Jabaquara
Viaduto Arapuã
Viaduto Santa Efigênia
Viaduto 25 de Março
Viaduto Ivan da Costa Rodrigues (João Beiçola)
Obras em contratação (25 locais)
Complexo Saad
Viaduto dos Imigrantes
Viaduto Olavo Fontoura
Ponte Anhembi
Ponte Governador Orestes Quércia (Estaiadinha)
Viaduto Martinho Prado
Viaduto Dr. Eusébio Stevaux
Viaduto Gov. Roberto Abreu Sodré
Viaduto Antonio Nakashima
Complexo Padre Adelino
Passarela Ciccillo Matarazzo
Viaduto João Julião C. Aguiar
Viaduto Incinerador Vergueiro (Saioá 1 e 2)
Viaduto Doutor Plínio de Queiroz
Viaduto Brigadeiro Luiz Antônio
Viaduto Dona Paulina
Viaduto Austregésilo de Athayde
Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie
Ponte Bernardo Goldfarb
Viaduto Armando Puglisi
Viaduto Condessa de São Joaquim
Ponte da Vila Guilherme
Ponte da Avenida Santos Dumont
Viaduto Engenheiro Luiz Alfredo Falcão Bauer - Ayrton Senna
Pontilhão na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães
Obras em licitação (22 locais)
Viaduto Mofarrej
Viaduto Domingos de Moraes
Viaduto Jose Colassuonno
Viaduto Honestino M. Guimarães
Viaduto Frederico Eduardo Mayr
Ponte Transamérica
Viaduto Pedro de Toledo
Viaduto Gal. Euclides Figueiredo
Viaduto Eng. Antônio de Carvalho Aguiar
Viaduto Santo Amaro
Viaduto dos Bandeirantes
Ponte Vitorino Goulart da Silva
Viaduto Eng. Orlando Murgel
Complexo Viário Maria Maluf
Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro
Viaduto Deputado Ulysses Guimarães
Viaduto Dona Mora Guimarães
Viaduto Doutor João Tranchesi
Passarela Professor Doutor Emílio Athié
Viaduto Guadalajara
Viaduto Dona Matilde
Viaduto Washington Luiz