08/08/2023 às 01h19min - Atualizada em 08/08/2023 às 01h19min

Prefeitura investe R$ 1,64 bilhão no maior programa de reforma e manutenção de pontes e viadutos da cidade

Prefeito destacou a importância da prevenção para a cidade, que tem 12 milhões de habitantes e 7 milhões de veículos circulando por dia

À frente de um dos maiores cronogramas de obras já estabelecidos na cidade, a Prefeitura de São Paulo inovou e tem investido de forma inédita no maior programa de recuperação e manutenção de pontes, viadutos, pontilhões, passarelas e túneis da capital. Com investimento de R$ 1,64 bilhão, a administração está trabalhando na recuperação de grandes estruturas por onde circulam diariamente 7 milhões de veículos. Desde 2021, já são 40 grandes obras finalizadas, além de 58 em execução e outras 25 acabam de ser incluídas num processo que somará intervenções em 390 unidades durante toda a gestão.

Também já foram publicadas as licitações para intervenções em 33 pontes, viadutos ou túneis e estão em fase de elaboração os editais de licitação para a contratação de obras em 198 unidades estruturais. Ao mesmo tempo em que realiza as obras, a Prefeitura está intensificando as vistorias mais detalhadas nessas estruturas em toda a cidade. Desde 2021, já foram feitas inspeções especiais em 312 estruturas. Até o final do ano que vem serão executadas inspeções especiais em 644 unidades estruturais.

O trabalho, que acontece em todas as regiões da cidade, consiste numa série de importantes intervenções, sempre após uma avaliação aprofundada da situação de cada estrutura. As obras vão desde pavimentação até troca e manutenção de estacas, vigas e pilares. Já foram corrigidos, apenas de 2021 para cá, mais de 50 mil metros de fissuras e substituição de mais de 2 mil metros de juntas de dilatação, que são espaçamentos que permitem a expansão térmica natural das placas de concreto. Para a realização dos trabalhos, foram utilizados 300 aparelhos de suporte para sustentar os pilares durante as intervenções. Além disso, foi feita a pintura de 60 mil metros quadrados de pontes, viadutos, túneis e passarelas.

Em uma cidade com 12 milhões de habitantes e uma das maiores frotas do mundo, a recuperação e manutenção dessas estruturas são fundamentais para proporcionar maior segurança para a população, além de melhorar a fluidez do tráfego, por reduzir congestionamentos e contribuir para a mobilidade urbana.

“Nosso objetivo agora é fazer as ações preventivas, não esperar acontecer o problema para poder fazer alguma ação. Tem sido assim nas grandes obras de drenagem, contenção de encostas”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante a coletiva em que anunciou o início das novas obras.

O programa de ações preventivas e corretivas também gera economia de recursos públicos, além de garantir o prolongamento da vida útil dessas estruturas. Outro aspecto importante é o estímulo à economia local, considerando que as obras geram 7.250 empregos diretos e 36.250 indiretos até 2024, impulsionando diversos setores da indústria e do comércio.

“Aqui na cidade eram realizadas apenas obras pontuais, quando surgia algum problema, sem um programa dessa magnitude voltado para a prevenção. Começamos com as maiores pontes e viadutos, aquelas mais antigas, em estado maior de deterioração, e agora contemplamos todas as pontes e viadutos da cidade”, disse o secretário de Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Marcos Monteiro.

Nos dois primeiros anos foram empenhados R$ 340 milhões no programa. Entre 2023 e 2024, está previsto mais R$ 1,3 bilhão. Assim, a gestão municipal totalizará R$ 1,64 bilhão em investimentos neste programa.

Vistorias minuciosas
De acordo com diretor-presidente da SPObras, Taka Yamauchi, para realizar cada obra são levados em consideração os critérios do que cada ponte e viaduto precisam para sua recuperação, após o diagnóstico dos problemas específicos. Segundo ele, são avaliados problemas como ruptura de concreto, buracos no concreto, umidade e irregularidades, “É observada, principalmente, a sustentação das pontes. É um trabalho nunca visto na história de São Paulo”, disse.

As equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e da SPObras, especializadas em engenharia estrutural, responsáveis por realizar inspeções minuciosas nesses locais, identificam os problemas e propõem as soluções adequadas para cada caso.

A Prefeitura também vem fazendo um mapeamento para cadastrar todas essas estruturas, conhecidas na engenharia como Obras de Arte Especiais (OAEs), em toda a cidade. Já foram cadastradas 1.100 estruturas.

Clique aqui para acessar o Programa de Manutenção de Obras de Arte Especiais.

Inspeções especiais
O monitoramento rotineiro das OAEs é uma atividade importante para identificar possíveis problemas. Por meio das inspeções visuais, realizadas anualmente, são identificadas as principais anormalidades, para iniciar a recuperação, se necessário.

A inspeção especial permite a detecção antecipada dos problemas e, com base nesses laudos, são definidas as intervenções necessárias e a priorização do processo de contratação das obras. O trabalho de recuperação e/ou reforço das OAEs do município é fundamental para a manutenção da infraestrutura viária da cidade de São Paulo em condições normais de operação, bem como para garantir que estas estruturas mantenham níveis adequados de segurança.

Confira o balanço das ações do Programa desde 2021:

Obras concluídas (40 locais):

Pontilhão Jacu-Pêssego

Ponte do Limão

Viaduto Gazeta do Ipiranga

Av. Tajuras (Túnel Janio Quadros )

Pontilhão na pista central da Marginal Tietê

Viaduto Luis Eduardo Magalhães

Viaduto Raimundo Pereira de Magalhães

Ponte do Piqueri

Ponte Domingos Franciulli Netto

Viaduto Pires do Rio

Complexo Mackenzie

Complexo Viário Aurélio Batista Félix

Viaduto T5 – Marginal Pinheiros

Pontilhão - Av. Conselheiro Carrão

Viaduto de Interligação – Av. Paulista x Av. Dr. Arnaldo

Passarela de Pedestres – R. Luigi Grecco x R. Capistrano de Abreu

Pontilhão – R. Doutor Miguel Guimarães

Ponte da Casa Verde

Pontilhão – Av. Julio Buono x Águas Formosas

Pontilhão – Av. Edu Chaves

Túnel Max Feffer

Ponte Comunidade Húngara

Pontilhão – R. Henrique Franco x R. Mario Pati

Ponte - Rua João Spinola Carneiro X Av. Boturussu

Pontilhão - Travessa Dança da Canoa

Pontilhão - Rua Baixa X Rua Carcicé

Ponte da Freguesia do Ó

Viaduto Engenheiro Alberto Badra

Pontilhão - Av. Imperador x Av. Ribeirão Jacu

Pontilhão - Av. Jardim Japão

Viaduto Diário Popular

Viaduto Bresser

Ponte da Casa Verde

Túnel Janio Quadros

Ponte Comunidade Húngara Sentido Castelo Branco

Viaduto Elias Nagib Briem

Ponte Freguesia do Ó

Viaduto Elevado do Glicério

Viaduto Imigrantes

Viaduto Rosita Macedo de Andrade (Viaduto da China)

Obras em execução (41 locais):

Túnel Ligação da Av. Cidade Jardim com Av. Eng. Oscar Americano – alça de acesso à Av. Eng. Oscar Americano

Ponte Rua Desembargador Fausto Whitaker Alvim

Viaduto Gazeta do Ipiranga

Ponte das Bandeiras

Túnel Fernando Vieira de Melo

Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo

Expresso Tiradentes

Viaduto Domingos Franciulli Netto

Pontilhão e recomposição do viário - Avenida São Miguel, alt. do n° 8460, em frente ao trecho do Córrego Jacú paralelo à Av. Dr. Custódio de Lima

Viaduto Imigrantes

Viaduto Cap. Pacheco e Chaves

Ponte Giovanni Boccati

Ponte Júlio de Mesquita Neto

Ponte Transamérica

Viaduto dos Bandeirantes

Viaduto Dep. Antonio S. Cunha Bueno

Viaduto Antônio Abdo

Viaduto Nove de Julho

Ponte Bernadino D’áuria

Viaduto Carlos Ferraci

Viaduto Antônio Sanches de Larragoiti Junior

Viaduto Gal. Milton Tavares

Viaduto Naor Guelfi

Viaduto Gal. Olímpio da Silveira

Viaduto Beneficência Portuguesa

Ponte Engenheiro Ary Torres

Viaduto Gal. Marcondes Salgado

Viaduto Paraíso

Viaduto Sumaré

Viaduto Doutor Arnaldo

Complexo Viário Jacu-Pêssego

Viaduto Carlito Maia

Ponte Aricanduva

Complexo Aurélio Batista

Ponte Senador José Ermínio

Complexo Viário Senador Antônio Emygdio de Barros Filho

Viaduto Jabaquara

Viaduto Arapuã

Viaduto Santa Efigênia

Viaduto 25 de Março

Viaduto Ivan da Costa Rodrigues (João Beiçola)

Obras em contratação (25 locais)

Complexo Saad

Viaduto dos Imigrantes

Viaduto Olavo Fontoura

Ponte Anhembi

Ponte Governador Orestes Quércia (Estaiadinha)

Viaduto Martinho Prado

Viaduto Dr. Eusébio Stevaux

Viaduto Gov. Roberto Abreu Sodré

Viaduto Antonio Nakashima

Complexo Padre Adelino

Passarela Ciccillo Matarazzo

Viaduto João Julião C. Aguiar

Viaduto Incinerador Vergueiro (Saioá 1 e 2)

Viaduto Doutor Plínio de Queiroz

Viaduto Brigadeiro Luiz Antônio

Viaduto Dona Paulina

Viaduto Austregésilo de Athayde

Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie

Ponte Bernardo Goldfarb

Viaduto Armando Puglisi

Viaduto Condessa de São Joaquim

Ponte da Vila Guilherme

Ponte da Avenida Santos Dumont

Viaduto Engenheiro Luiz Alfredo Falcão Bauer - Ayrton Senna

Pontilhão na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães

Obras em licitação (22 locais)

Viaduto Mofarrej

Viaduto Domingos de Moraes

Viaduto Jose Colassuonno

Viaduto Honestino M. Guimarães

Viaduto Frederico Eduardo Mayr

Ponte Transamérica

Viaduto Pedro de Toledo

Viaduto Gal. Euclides Figueiredo

Viaduto Eng. Antônio de Carvalho Aguiar

Viaduto Santo Amaro

Viaduto dos Bandeirantes

Ponte Vitorino Goulart da Silva

Viaduto Eng. Orlando Murgel

Complexo Viário Maria Maluf

Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro

Viaduto Deputado Ulysses Guimarães

Viaduto Dona Mora Guimarães

Viaduto Doutor João Tranchesi

Passarela Professor Doutor Emílio Athié

Viaduto Guadalajara

Viaduto Dona Matilde

Viaduto Washington Luiz


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