07/08/2023 às 14h22min - Atualizada em 08/08/2023 às 00h02min

MRV inaugura Centro de Percepção de Riscos em Londrina

Objetivo é zerar os riscos de acidentes nos locais de trabalho e assegurar que os trabalhadores estão cada vez mais preparados para atuar no canteiro de obras

Pg1 Comunicação
MRV&CO
Divulgação MRV&CO
A MRV, uma empresa do grupo MRV&CO, inaugurou em julho, uma Central de Treinamentos e Centro de Percepção de Riscos, em Londrina (PR). Este é o primeiro espaço próprio da construtora na região Sul do país dedicado especificamente à segurança no trabalho. No local, os colaboradores passam a receber treinamentos teóricos e práticos, antes realizados por terceiros, sobre como analisar os riscos do seu dia a dia antes de começar a trabalhar nas obras.

Ana Lívia Melo, supervisora de Segurança do Trabalho e responsável pelo Centro de Percepção de Riscos, explica que a iniciativa integra o Programa Fatalidade Zero, recém-implementado pela MRV, que visa eliminar os desvios e acidentes nas obras. Ela detalha que serão simulados cenários para correta aplicação das normas técnicas como a NR-18, relacionada a riscos na Construção Civil, e a NR-35, que trata de trabalho em altura.  

“Essa preparação objetiva fazer com que os trabalhadores cheguem aos canteiros de obra preparados para identificar possíveis riscos à segurança e evitar acidentes a partir da prevenção. Além do treinamento orientativo e teórico, eles terão experiências práticas, simulando situações reais como trabalhos em escavação, espaços confinados, trabalho em altura, queda de materiais, içamento e movimentação de cargas, máquinas e equipamentos, eletricidade, entre outras atividades comuns no canteiro de obras”, comenta Ana Lívia Melo.

Fernanda Borges, gestora de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) na regional Sul na MRV, complementa que para o treinamento de altura, por exemplo, os colaboradores contam com um simulador instalado em um andaime de parede de concreto, além de receberem orientação sobre o uso de equipamentos de proteção individual e coletivos (EPIs e EPCs) e o cumprimento de todas as normas de segurança nos canteiros de obras. “A ação se soma aos esforços diários realizados nas obras e nos treinamentos prévios e contínuos para prevenção de acidentes”, comenta a gestora.

O Sistema de Saúde e Segurança do Trabalho da MRV&CO foi implantado e certificado em conformidade com os requisitos da norma internacional ISO 45.001:2018 (Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional). Em  2022, a MRV colocou em funcionamento uma Central de Treinamentos e Centro de Percepção de Riscos em Aparecida de Goiânia (GO) e em Ribeirão Preto (SP).

 Sobre MRV

Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. Atuando em mais de 165 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal é considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp