07/08/2023 às 14h52min - Atualizada em 08/08/2023 às 00h02min

Espro ministra oficinas sobre Pobreza Menstrual na 4ª Semana da Juventude de São Paulo

Entidade levará mais de 400 aprendizes para prestigiar as atividades do evento

Assessoria Espro
www.espro.org.br
Prefeitura de São Paulo

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade filantrópica que, há mais de 40 anos, capacita e insere jovens no mercado de trabalho por meio de projetos, programas e ações de impacto social, será responsável por ministrar oficinas de conscientização sobre pobreza menstrual na 4ª Semana da Juventude, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, da Prefeitura de São Paulo, que acontece entre os dias 7 e 12 de agosto, em diversas localidades da capital paulista.

O evento tem como objetivo garantir aos jovens acesso à cidadania e aos direitos humanos por meio de ações conjuntas entre secretarias do poder público, a sociedade civil e organizações não governamentais. As atividades acontecerão em diversos espaços culturais buscando garantir que o jovem se aproprie dos espaços e equipamentos públicos da cidade. 

Nos dias 8 e 10 de agosto, o Espro organizará, no evento, oficinas sobre pobreza menstrual. Após a atividade, a entidade disponibilizará quase 1.500 coletores menstruais para pessoas que menstruam e possuam interesse em tê-lo. De acordo com estudo da entidade, realizado entre o final de 2021 e começo de 2022, uma em cada três jovens que menstruam, de 14 a 24 anos, já deixou de comprar absorventes por falta de dinheiro. A indisponibilidade de um absorvente já fez com que 32% delas deixassem de ir a alguma festa ou encontro, 20% perdessem um dia de aula e 11% faltassem ao trabalho.

Pobreza menstrual é o nome dado à dificuldade de acesso de meninas, mulheres, homens trans e pessoas não binárias que menstruam a produtos básicos para manter uma boa higiene no período da menstruação. Nosso estudo, em parceria com a Inciclo, apontou que 54% das jovens afirmaram não ter recebido orientações antes da primeira menstruação, sendo que 10% disseram não ter sido instruídas nem depois do primeiro ciclo. É preciso desmistificar tudo o que se relaciona ao tema para que o combate a esse problema social e econômico seja efetivo”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

Agenda

4ª Semana da Juventude de São Paulo

Data e hora: de 7 a 12 de agosto, das 08h  às 12h

Localidades: Câmara Municipal (7/08); Casa de Cultura do Butantã (8/08); Teatro Flávio Império (9/08); Casa de Cultura M'boi Mirim (10/08); Centro Cultural de São Paulo (11/08); Centro de Juventude Ruth Cardoso (12/08)

Mais informações: (11) 2833-4258
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp