07/08/2023 às 14h15min - Atualizada em 08/08/2023 às 00h01min

Chatbot Serasa Experian Agro: distribuidores e produtores rurais ganham agilidade no campo com análise de crédito entregue em até 90 segundos por I.A.

Informações entregues via WhatsApp trazem inovação ao cenário agrícola e facilitam pedidos de repique; demo da solução será apresentado no 12º Congresso Andav

Serasa Experian
serasaexperian.com.br
Serasa Experian
Acompanhando as tendências de mercado e as necessidades do agronegócio brasileiro, que tem se tornado cada vez mais tecnológico, a Serasa Experian está desenvolvendo o Chatbot Agro, solução que utiliza inteligência artificial com a base de dados da plataforma Brain e as informações recém adquiridas da Agrosatélite, para em até 90 segundos, entregar análises de crédito simplificadas e seguras para fornecedores de insumos, distribuidores ou agentes de indústrias rurais. Beneficiando também o produtor, que aguarda a concessão e precisa de acesso rápido ao recurso financeiro em toda sua jornada produtiva, o Chatbot Agro pode ser consultado via WhatsApp e funciona de forma prática automatizada. 

O Chatbot Serasa Experian Agro, é uma solução ágil e flexível para tomadores de decisão em campo, onde o acesso a um desktop pode ser limitado ou inexistente. Utilizando inteligência artificial, o Chatbot pode fornecer informações relevantes, análises de dados e insights em tempo real, diretamente em um dispositivo móvel. Isso permite que os tomadores de decisão acessem informações críticas e façam escolhas informadas rapidamente, mesmo em ambientes remotos ou desafiadores, mantendo-se conectados às informações essenciais que guiam o processo de decisão.

Além de todos os benefícios a nova ferramenta será capaz de otimizar um processo muito comum no agronegócio, como explica o diretor executivo de Operações do Agronegócio da Serasa Experian, Renato Girotto, “a concessão de crédito do segmento de insumos é, geralmente, feita uma vez por ano, quando o produtor prevê a quantia que vai precisar para custear todo seu ciclo produtivo. No entanto, podem ocorrer situações adversas, como mudanças climáticas ou condições não esperadas, que tornam necessário os pedidos de repique, ou seja, demandas de crédito que excedem o que tinha sido estimado, mas auxiliam na continuidade da produção sem grandes prejuízos. Para isso, em um cenário seguro, as avaliações de perfil financeiro e socioambiental deveriam ser refeitas”.

“Hoje, o Chatbot que estamos desenvolvendo especificamente para o setor rural trará um benefício a mais para os credores, pois antes dessa nova solução e da plataforma Brain eles acabavam com apenas duas opções: conceder o crédito correndo riscos graves de inadimplência, reputação, imagem e até multas relacionadas ao ESG ou não aceitar o empréstimo, deixando de fazer negócio e dificultando a atuação do produtor. Dessa forma, a ferramenta vai reforçar e trazer mais agilidade para uma das principais premissas da Serasa Experian, que é a democratização do crédito rural”, finaliza Renato Girotto.

O Chatbot Serasa Experian Agro está em fase testes, traz dados de crédito relativos a produtores rurais, além de verificar propriedades do agro e considerar critérios ESG. Com o acesso a esses dados na palma da mão, já que são consultados por celular, os credores conseguem tomar uma decisão mais segura e transparente, mitigando riscos socioambientais e de inadimplência. Dessa forma, o recurso financeiro para um possível momento de repique ou urgência pode ser aprovado e alcançar o produtor rural de maneira dinâmica.

Solução será apresentada pela primeira vez no 12º Congresso Andav

Nesta semana, de 08 a 10 de agosto, acontece a 12ª edição do Congresso Andav e, no primeiro dia do evento, às 15h, no estande da Serasa Experian, o Chatbot Agro, que traz um resguardo para quem lidera no campo e mais dinâmica ao processo de avaliação e concessão de crédito, será apresentado pela primeira vez ao público com demonstração de uso e das funcionalidades pretendidas para a nova ferramenta.

A empresa promoverá diversas palestras realizadas no próprio estande em que o público poderá conhecer as novidades da Serasa Experian para o setor. Os principais temas que serão abordados pelos executivos da companhia englobam assuntos como a jornada de crédito, inteligência artificial e o impacto das análises de sensoriamento remoto para o agronegócio.

No dia 09, também no estande da Serasa Experian, contaremos com a presença do professor e jornalista, José Luiz Tejon, que vai comentar sobre os principais avanços e inovações do cenário rural. Além disso, a companhia vai disponibilizar outros momentos interativos através de ativações e demos de outras ferramentas como o Smart ESG, por exemplo.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp