04/08/2023 às 10h19min - Atualizada em 04/08/2023 às 22h02min

Pesquisa revela preocupação dos brasileiros com a privacidade na internet

Advogado especialista em Direito Digital e Proteção de Dados avalia que resultados obtidos pelo levantamento refletem a importância da transparência nas organizações

Kasane Comunicação Corporativa
Imagem de rawpixel.com no Freepik
Em um mundo cada vez mais digital e conectado, a proteção de dados e a privacidade são questões de grande preocupação. Recente pesquisa conduzida pela KPMG – empresa de prestação de serviços profissionais, que incluem auditoria e consultoria – trouxe importantes resultados sobre a percepção dos brasileiros acerca do tema. Para o advogado especialista em Direito Digital e Proteção de Dados Rafael Maciel, os dados permitirão às empresas uma análise mais acurada sobre como abordar os consumidores no ambiente virtual, para manter a confiança destes, sem deixar de coletar informações relevantes para o negócio e o marketing.

Rafael avalia que, de acordo com os estudos, há uma clara desconexão entre as práticas de proteção de dados das organizações e as expectativas do público. “Os brasileiros estão se sentindo cada vez mais desconfortáveis com o uso de seus dados pessoais pelas empresas”, observa o advogado, ao destacar que 86% dos entrevistados indicaram que a privacidade é uma preocupação crescente. Contudo, os dados apresentados apontam que, apesar da maioria dos entrevistados considerar o rastreamento na internet como uma invasão de privacidade, alguns usuários podem estar dispostos a renunciar à privacidade em troca de benefícios. “Essa é uma dinâmica complexa que as organizações devem levar em conta ao fornecer experiências mais personalizadas para seus clientes”, pontua.

A pesquisa revelou ainda que 88% dos respondentes estão preocupados com possíveis vazamentos de dados, o que reforça a relevância da segurança da informação. Também foi destacado que 76% dos entrevistados não voltariam a fazer negócios com uma empresa que tivesse sofrido um vazamento de dados, o que, segundo Rafael, ilustra a importância crítica de manter a confiança dos clientes. “No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) promoveu mais segurança e transparência sobre o uso dos dados. À medida que as empresas implementam mudanças significativas em seus processos para cumprir as normas da LGPD, é esperado que os consumidores se sintam mais seguros em relação ao uso de seus dados”, ressalta.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp