04/08/2023 às 16h02min - Atualizada em 04/08/2023 às 20h02min

Cine Fórum debate filme dirigido por Sofia Coppola

Verbo Nostro
“O melhor filme de 2017”. Essa é opinião dos organizadores do Cine Fórum, Marcos e André de Castro – Os Gêmeos do Cinema, sobre o longa “O estranho que nós amamos” (versão de 2017), que será exibido neste sábado (5/8), às 18h, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81), em Ribeirão Preto. O filme foi o escolhido pela dupla para o mês de agosto durante as sessões do Cine Fórum. 

Lançado em 2017, Sofia Coppola foi vencedora na categoria de melhor diretora no Festival de Cannes, além de ser indicado a Palma de Ouro – prêmio de maior prestígio do Festival. “Mesmo ‘A Forma da Água’ ter ganhado como melhor filme do ano, ‘O estranho que nós amamos’ é o melhor filme do ano para nós, por ter sido a consagração da diretora em Cannes e pela maneira como ela enxerga a nova versão do filme e a linguagem sobre o livro”, explica Marcos de Castro.

Para André de Castro, fica claro que em 1971 o diretor quis apresentar a existência do “bem e do mal, separados”, e o livro já deixa tudo em duplo sentido. “Na versão da Sofia, não: ela mostra que todos têm o bem e o mal dentro de si, não existe duplo sentido. A bondade e a maldade está dentro do ser humano, porque é isso que nos faz seres humanos”, comenta.

“O estranho que nós amamos” caminha por diferentes gêneros do cinema, como o drama e suspense. “O suspense existe por conta da manipulação feita entre os personagens do filme”, avalia Marcos que, segundo ele, o Cine Fórum está rumando para uma vertente diferente nos últimos três meses. O projeto já exibiu “Lua de Fel” - um filme erótico com suspense e drama; “Scarface”, um filme de ação típica dos anos 1980, e por fim, “Jesus Cristo Superstar”, uma obra bíblica e musical. “Chegamos a um suspense, fechado, com silêncio. Espero que o público se surpreenda, porque é um filme rápido, sem meio termo. Mas o cinema de Sofia Coppola está aí para questionamos quem é o ser humano?”, conclui Marcos de Castro.

Serviço:
Cine Fórum
“O estranho que nós amamos” (2017) 
Data: 5 de agosto (sábado)
Horário: 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp