04/08/2023 às 14h25min - Atualizada em 04/08/2023 às 18h02min

Utilizando o Metaverso na Auditoria Interna

Comunicação CDI

É uma obrigação do auditor interno estar alinhado com as novas tecnologias e entender como elas podem auxiliar e contribuir na execução de seus trabalhos. Estar conectado com a evolução tecnológica traz grandes benefícios para a nossa profissão. 

Os auditores internos devem estar cientes de que a auditoria interna é uma profissão em constante evolução, e que é necessário estar sempre aprendendo e se atualizando para manter-se relevante dentro das organizações. Embora o uso específico do metaverso em auditoria esteja em desenvolvimento, seu potencial na auditoria interna ainda está sendo explorado e existem poucas referências específicas disponíveis para estudo. Porém, de forma mais simplória, podemos começar utilizando esta nova tecnologia em alguns trabalhos, que no meu ponto de vista é possível. Para isso, vamos entender um pouco o que é o metaverso.  

Metaverso é um conceito emergente que se refere a um ambiente virtual tridimensional compartilhado, acessível por meio de tecnologias de realidade virtual ou aumentada. Com isto, podemos ter algumas ideias sobre como ele pode ser utilizado em trabalhos de auditoria interna e como isso pode agregar valor.

Seguem alguns recursos tecnológicos onde podemos utilizá-lo:

Treinamento (teoria e prática): O metaverso pode ser usado para realizar treinamentos e simulações de casos práticos em trabalhos que são realizados na auditoria interna. É possível criar ambientes virtuais que reproduzem cenários, permitindo que os auditores internos pratiquem as suas habilidades. Isso pode incluir a identificação de riscos, a condução de entrevistas com os auditados e a análise de evidências. A vantagem é que os profissionais de auditoria podem aprender e se aprimorar em um ambiente seguro, além de “absorver” a teoria mais rápida com cenários semelhantes aos das operações de uma organização.

Ambiente remoto: O metaverso pode facilitar a colaboração entre os membros da equipe de auditoria interna, mesmo que estejam localizados em diferentes partes do mundo. Inclusive, a equipe pode ser composta por profissionais multidisciplinares de diferentes nacionalidades. Eles podem se encontrar em um ambiente virtual compartilhado para discutir e revisar documentos, realizar reuniões com traduções simultâneas e compartilhar conhecimento de forma mais eficiente. Isso pode ajudar a agilizar o processo de auditoria interna e melhorar a qualidade dos trabalhos em equipe.

Análise de dados complexos: Muitas vezes, os dados disponibilizados em um trabalho de auditoria interna podem ser complexos e difíceis de analisar. O metaverso pode fornecer uma maneira mais interativa e visualmente atraente de representar estes dados em um ambiente tridimensional. Por exemplo, em gráficos, diagramas e até mesmo em fluxos de processos, ou seja, eles podem ser visualizados de várias formas, até mesmo mais intuitiva, permitindo que os auditores identifiquem padrões e desvios com mais facilidade e agilidade. 

Auditoria em sistemas e/ou equipamentos: Com o aumento da automação dos controles internas nas operações organizacionais, muitos processos e controles são executados, por meio de sistemas que estão localizados em ambientes virtuais. O metaverso pode permitir que os auditores internos auditem esses sistemas e controles de forma mais eficiente e eficaz, ou seja, podem acessar e examinar virtualmente os sistemas e/ ou equipamentos em tempo real, analisar os controles e identificar possíveis vulnerabilidades ou falhas de segurança sem estar fisicamente no local.

Inspeção em ambientes virtuais: Com o metaverso, os auditores internos também podem inspecionar esses ambientes. Eles podem verificar a conformidade com os regulamentos, políticas internas, bem como avaliar e analisar controles de segurança da informação e identificar possíveis vulnerabilidades relacionadas à cibersegurança nos controles relevantes ao processo de negócio da organização. Por exemplo: realizar uma análise de registros e transações com o objetivo de identificar os riscos dos controles implementados.

É importante observar que essas são apenas algumas ideias iniciais sobre como o metaverso pode ser aplicado em trabalhos de auditoria interna. Inclusive, o IIA Brasil já está em movimento para aplicá-lo internamente em suas prestações de serviços.  
No meu ponto de vista, o metaverso está em processo de evolução, por isso recomendo a todos os auditores internos acompanhar publicações acadêmicas e profissionais que já estão analisando esta evolução tecnológica. 

Convido a todos a participar do nosso CONBRAI 2023, no formato presencial, onde apresentaremos simulação de caso prático na área da auditoria interna e mostraremos como esta tecnologia pode trazer diversão para todos nós. 
Paulo Gomes - diretor-geral do IIA Brasil
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp