29/03/2016 às 11h02min - Atualizada em 29/03/2016 às 11h02min

Contra ou a favor de Dilma: desenvolver senso crítico também é tarefa da escola

Atelier de Imagem e Comunicação
Foto: Daniel Guimarães

        O debate político toma conta do noticiário nos sites, revistas e jornais do país. Cada um com seu ponto de vista sobre a situação política brasileira. Ocorre que muitas vezes a população que acompanha o noticiário fica no meio do “fogo cruzado” de opiniões. O que pode ajudar na compreensão de todo um contexto de acontecimentos? E como identificar a opinião que mais se aproxima da sua? Como encontrar fonte de informação confiável?

         Para responder a estas e outras questões, o Colégio Horizontes Uirapuru oferece a disciplina Atualidades que, por meio de leituras e debates, tem o intuito de aguçar a curiosidade dos alunos e fazer com que eles aprofundem seus conhecimentos, para não terem uma opinião superficial sobre os assuntos.

         A disciplina tem início formalmente no 4º ano e vai até o 9º ano do Ensino Fundamental, com uma aula semanal na grade curricular. O primeiro passo é conhecer a organização de um jornal e, assim, entender o que são os cadernos, colunas, manchetes, entre outros. Na etapa seguinte, os jovens passam a trazer de casa matérias sobre assuntos específicos, todos com uma resenha. Desta forma os estudantes são estimulados a ler um veículo de comunicação, pelo menos uma vez por semana.

         Além desta aula semanal, o cotidiano nacional e internacional é discutido de maneira transversal, em outras disciplinas, como biologia e ciências, nas quais, entre outros, o debate já alcançou o problema do aumento de casos de dengue no país.

         José Augusto de Aguiar, professor de Atualidades e Redação, comenta a importância e o objetivo da disciplina: “O senso crítico é desenvolvido, sobretudo, nos debates e conversas em aula, o que ajuda na construção da opinião própria. O trabalho foca no combate à alienação, que os aparelhos digitais trazem a muitos alunos”. 

         Segundo o professor, o debate em sala é uma forma de buscar a interação com os jovens, e dos alunos entre si, durante as aulas. No início, ele divide a turma em grupos para que troquem informações e reflexões, com o intuito de enriquecer e fundamentar suas opiniões. Na sequência, cada grupo apresenta seu ponto de vista sobre o tema.

         Outra atividade passada aos alunos é que façam uma pesquisa em casa sobre notícias e reportagens de uma editoria determinada (cultura, política, economia, tecnologia, educação, saúde, esportes). Os jovens, então, fazem um pequeno resumo opinativo. José Augusto conta que pede para que os alunos deem uma opinião bem construída e aprofundada, que fuja do mero “legal” ou “interessante”.

         “Insisto que percebam o valor de buscar boas fontes jornalísticas. Seja na TV, internet, jornais ou qualquer outro veículo de mídia. Peço também que procurem mídias e jornalistas com visões opostas ou diferentes sobre determinados temas”, finaliza o professor.

          Rafaela Vasquez, do 8º ano do Fundamental, afirma que a disciplina a ajudou a expor sua opinião em conversas e mídias sociais: “A matéria me ajuda muito. Ela nos faz definir uma linha de pensamento próprio. Depois que comecei a frequentar as aulas, passei a ter o hábito de pesquisar e me informar sobre os assuntos de meu interesse. Além disso, sou capaz de debater e argumentar com muito mais embasamento nas redes sociais”, completa.

         Gabriela Lian Branco Martins, diretora do Horizontes Uirapuru, comenta a importância da matéria na construção dos jovens: “As aulas são desenvolvidas para que o mais importante seja a construção gradual do respeito ao pluriculturalismo ideológico e religioso”. 

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