03/08/2023 às 15h01min - Atualizada em 04/08/2023 às 00h03min

Com o objetivo de se tornar o maior grupo educacional do Brasil, Colégio Zerohum investe na reorganização de sua comunicação interna

Com 34 unidades e um aumento de 51% no número de estudantes no último ano, Zerohum adota a solução da Yungas, especializada em gestão e comunicação de grandes redes

Assessoria
Colégio e Curso Zerohum

colégio e curso Zerohum tem um objetivo ambicioso: se tornar o maior grupo educacional do Brasil. Abrangendo desde o berçário até o ensino médio, e oferecendo também cursos preparatórios para vestibular e concursos militares, a empresa já tem 34 unidades no Rio de Janeiro (RJ), onde estudam, somados, quase nove mil alunos - em 2023, até agora, a rede teve um crescimento de 51% no número de estudantes, em comparação com o ano passado.

Segundo Maurício Thomas, conselheiro, sócio e diretor da rede Zerohum, o mercado de educação básica no Brasil é altamente fragmentado, com cerca de 40 mil escolas; a maioria delas ainda isolada das grandes redes e atendendo até cerca de 250 alunos - nisso, a empresa vê uma grande oportunidade de expansão e absorção. Além disso, Maurício destaca as grandes transformações pelas quais o mercado de educação passou nos últimos três anos; citando desafios que o Zerohum superou para se manter atuante e relevante no segmento:

"Antes da pandemia, o setor já estava em constante evolução, com a ampliação do acesso à educação e o surgimento de novas tecnologias educacionais", ele explica. No entanto, a crise sanitária acelerou algumas tendências e impulsionou mudanças significativas na forma como a educação é oferecida no país. As instituições precisaram se adaptar rapidamente ao ensino remoto e ao uso de plataformas digitais. As aulas online se tornaram realidade para muitos estudantes, desde a educação básica até o ensino superior. As escolas tiveram que investir em infraestrutura tecnológica, capacitação de professores e desenvolvimento de materiais e metodologias adequadas ao ambiente virtual."

Reorganização da comunicação interna

Para apoiar seu plano de expansão, o Zerohum definiu como uma das prioridades para 2023 a reorganização de sua comunicação interna, incluindo o contato com cada unidade da rede; e priorizou a implementação, no primeiro semestre, de um sistema único que pudesse atender a demanda. "Já havíamos feito várias tentativas em 2022, inclusive utilizando outras plataformas de comunicação e gerenciamento de tarefas", conta Maurício Thomas. "Mas, em uma rede do nosso tamanho, a questão da padronização é muito importante; e também há necessidade de controle para análise de KPIs. Assim, decidimos buscar um sistema especializado em comunicação e gestão para grandes redes."

A partir de uma análise interna de TI, aliada a uma consultoria externa de gestão de processos, o grupo Zerohum decidiu implementar a solução da Yungas, que atende às necessidades das grandes redes por meio de uma tecnologia completa de gestão; facilitando a comunicação, auditorias, treinamentos, e centralizando diversos processos em apenas um sistema. A plataforma tem foco no Health Score, ferramenta que acompanha a jornada e métricas consolidadas das unidades; analisando pilares como satisfação, engajamento, faturamento e padronização para identificar unidades em risco e oportunidades de crescimento dentro da rede.

"Nosso principal objetivo ao adotar a Yungas é fazer com que a nossa comunicação passe a ser efetiva e eficaz. Acho que esse é um desafio de toda grande empresa", diz Paulo Pereira, conselheiro, sócio e diretor de marketing do Zerohum.  "Por vezes, quando não há um sistema único e integrado, certas informações podem se perder ou ser esquecidas diante da alta demanda. Por outro lado, quando essas informações são centralizadas, a tendência é que a unidade tenha sempre a sua resposta, dentro do prazo estabelecido nos processos sistêmicos criados."

"De maneira secundária, porém também bastante importante, queremos aumentar o controle por meio do uso de um único sistema especializado, o que vai contribuir para nosso processo de tomada de decisões", completa Paulo. "Temos a expectativa de reduzir os ruídos na comunicação e melhorar a performance dos envolvidos, por meio das análises e controle de KPIs."

O CEO da Yungas, Guilherme Reitz, ressalta que é gratificante poder contribuir com a expansão e a padronização da rede Zerohum, uma vez que os desafios de comunicação e gestão em uma rede de grande porte são altos. “Por meio da Yungas, o Zerohum será capaz de unificar e otimizar a comunicação entre todas as suas unidades, pois, além de estabelecer e monitorar padrões de qualidade, um dos pontos fortes da plataforma é justamente a capacidade de gerar dados úteis e que podem ser acessados em tempo real”, comenta.

Reitz destaca ainda que é de extrema importância que uma rede de ensino colete métricas de desempenho das unidades. “Isso inclui desde o nível de satisfação dos alunos, engajamento dos professores e colaboradores, até o faturamento e a aderência aos padrões estabelecidos. Os dados vão inclusive possibilitar uma visão geral da performance da rede, identificando oportunidades de melhorias e crescimento”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp