03/08/2023 às 14h55min - Atualizada em 04/08/2023 às 00h00min

Soluções BASF para tecidos não tecidos inovam em produtividade e economia circular

Solução sustentável para a produção de não tecidos da BASF é livre de peróxidos e favorece a reciclagem

BASD
https://aditivosplasticos.basf.com/
Unsplash
A BASF traz para a indústria têxtil do Brasil e região suas soluções para garantir eficiência, produtividade e principalmente sustentabilidade para a produção de tecidos não tecidos (TNT) – estrutura têxtil plana feita com fibras ou filamentos. Com uma infinidade de aplicações, os TNTs são essenciais para aplicações em higiene pessoal, como fraldas, absorventes e lenços umedecidos, em materiais de proteção pessoal e funcionais, como máscaras, aventais e outros aparatos médicos e até no setor de construção.
Entre as tecnologias mais versáteis para essa indústria, o Irgatec® CR 76 IC é uma solução única, versátil e que traz vantagens econômicas para a produção de tecidos não tecidos de polipropileno das mais variadas texturas e densidades, produzindo tecidos do tipo mais leve ao mais encorpado. 
A tecnologia inovadora do IRGATEC® CR 76 IC reduz a viscosidade do fundido, controlando assim a degradação e o peso molecular do polipropileno durante a fiação. Além disso, reduz a distribuição de peso molecular, trazendo melhor desempenho do tecido não tecido. Os filamentos simples dos meltblowns são mais finos, mais fortes e mais flexíveis do que os da tecnologia existente.
Além disso, a tecnologia Irgatec® melhora as propriedades mecânicas e de barreira, oferece um ótimo potencial de downgauging (com uso reduzido de material), permite construções multicamadas e maior durabilidade do produto. Também oferece requisitos importantes de sustentabilidade, incluindo reutilização interna de materiais que seriam descartados, reduzindo desperdício e promovendo a economia circular. Garante economia de recursos, redução nas emissões e é mais seguro de manusear em comparação às alternativas que contém peróxido. 
“IRGATEC® CR 76 IC é um modificador de polímero livre de peróxido exclusivo para não tecidos de polipropileno que aumenta significativamente a qualidade dos tecidos não tecidos proporcionando mais flexibilidade na seleção de matérias-primas”, afirma Daniella La Torre, Especialista técnica de Aditivos para Plásticos da BASF.
Para complementar a oferta de tecnologia de última geração, o Irgatec® CR 25 responde à necessidade da indústria de aumentar ligeiramente o índice de fluidez, oferecendo uma janela de processamento mais ampla, levando a uma melhor estabilidade do processo e menor consumo de energia. 
Requisitos para economia circular
Uma das chaves para alcançar a sustentabilidade na indústria têxtil e de fibras é tornar os processos de produção de plásticos mais eficientes e permitir que os materiais sejam reciclados. Os TNTs são utilizados na fabricação de produtos que, embora sejam descartáveis, são essenciais para a saúde, segurança e bem-estar das pessoas, e se tornaram indispensáveis no cotidiano. A reciclabilidade e a incorporação de quantidades cada vez maiores de material reciclado, a fim de preservar os recursos, são características que ajudarão a melhorar a sustentabilidade global desses produtos.
O Irgatec® CR 76 IC permite que a produção inclua a reciclagem de reparas decorrentes de cortes ou materiais com defeitos de produção, resultando num produto de alta qualidade. Estudo realizado pela BASF mostra que ele mantém, mesmo após 4 ciclos, as propriedades de barreira comparáveis à primeira etapa de reciclagem.
A BASF oferece suporte técnico para as indústrias alcançarem os melhores desempenhos com o apoio dos aditivos para plásticos na plataforma digital shop@BASF Aditivos Plásticos.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp