03/08/2023 às 16h14min - Atualizada em 03/08/2023 às 20h05min

Governo de SP e Consulado Britânico promovem diálogos sobre sustentabilidade

Parceria estratégica visa estreitar as relações; encontro também promoveu debate sobre os primeiros meses de trabalho da Semil

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governo-de-sp-e-consulado-britanico-promovem-dialogos-sobre-sustentabilidade/

Com o objetivo de reafirmar a parceria estratégica, o Governo de SP e membros do Consulado Britânico se reuniram nesta semana para tratar de duas importantes iniciativas sobre sustentabilidade. Pautas como a adesão do Estado ao Protocolo de Intenções entre São Paulo e Reino Unido, e o balanço dos seis primeiros meses da gestão da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) estiveram entre os temas debatidos.

Em evento na última segunda-feira (31), a secretária Natália Resende recebeu, no gabinete da Semil, a Ministra Conselheira e Cônsul-Geral Adjunta do Reino Unido, Lisa Weedon, e integrantes do governo britânico, para discutir o Protocolo de Intenções entre São Paulo e o Reino Unido. O documento visa estabelecer a cooperação em áreas estratégicas de interesse comum, além da criação do SP-UK Innovation and Climate Action Hub.

A reunião, que contou com a participação de integrantes da pasta, ainda trouxe à tona destaques da agenda global de biodiversidade, como a participação da Semil na rede “Parceiros do Processo de Edimburgo”, realizada de 2020 até 2022, e sua atuação na Força-Tarefa de Governos Subnacionais da HAC (High Ambition Coalition for Nature and People), coalizão formada por mais de 100 países. A secretaria, junto com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE), coordena a Câmara Técnica de Biodiversidade da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), demonstrando o interesse e a relevância das ações sustentáveis para o Governo de São Paulo.

“Receber a visita da Cônsul-Geral Adjunta do Reino Unido demonstra o compromisso e a excelência do Governo de São Paulo com o desenvolvimento sustentável e o futuro. Juntos, buscamos enfrentar os desafios ambientais e climáticos que afetam nosso planeta, com o objetivo de impulsionar iniciativas inovadoras e efetivas”, afirmou a secretária Natália Resende.

Os participantes também abordaram a intenção do Reino Unido em proteger e implementar o Pacto Climático de Glasgow e o engajamento de São Paulo nas campanhas “Race to Zero” ( de redução de emissões de gases do efeito estufa) e “Race to Resilience” (campanha que estimula cidades a buscarem soluções para seus problemas colocando pessoas e o ambiente em primeiro plano), além de destacar a importância de renovar a cooperação bilateral.

Diálogos Sustentáveis

No segundo encontro de aproximação com o Reino Unido, a Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) realizou, nesta quarta-feira (02), o evento “Diálogos Sustentáveis Brasil-Reino Unido”, que discutiu o atual cenário de São Paulo nas agendas de Meio Ambiente e Infraestrutura.

Com a presença da Secretária Natália Resende e do Secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, e membros do Consulado Britânico, pautas como a desestatização da Sabesp, que teve o modelo anunciado no início da semana, oportunidades de parcerias e investimentos em São Paulo, e um balanço dos primeiros seis meses das secretarias foram debatidas, em formato aberto, com a participação livre da plateia.

“Nestes primeiros seis meses, seguimos no caminho de fazer com o meio ambiente seja o primeiro elemento e integrador das políticas da Semil”, afirmou a secretária, que destacou o lançamento dos planos de Meio AmbienteLogística e Transportes, e Energia, e de programas como IntegraTietê e o UniversalizaSP, programa para agilizar universalização do saneamento básico.

“Além disso, avançamos com os estudos de desestatização da Sabesp, em que o modelo escolhido nos assegura investimentos de R$ 66 bilhões, para antecipar a universalização do saneamento de 2033 para 2029, e reduzir a tarifa de água e esgoto”, completou Natália Resende.

O post Governo de SP e Consulado Britânico promovem diálogos sobre sustentabilidade apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp