03/08/2023 às 12h08min - Atualizada em 03/08/2023 às 16h03min

Manejo do estresse e da emoção é chave para lidar melhor com deficiências

Psicóloga ensina técnicas de autoconhecimento para ações mais assertivas com as crianças com deficiências

Marcele Tonelli
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Lucas dos Santos/Divulgação
“Lidar com as crianças com deficiência exige estarmos no controle da situação e das nossas emoções para que, se houver uma crise ou algo fugir do esperado, tenhamos calma para reestruturar os pensamentos e emitir um comportamento que ajude, e não complique mais.” O ensinamento é da psicóloga doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Karen Sibila Strobel Weimer, especialista em terapia cognitivo-comportamental. Ela aponta que o manejo do estresse e da emoção, por meio de técnicas de autoconhecimento e de controle da ansiedade, é a chave para que qualquer pessoa tenha ações mais assertivas com as crianças com deficiências.

Esta foi a temática de um curso que Karen ministrou para cerca de 900 Cuidadores de Alunos com Deficiência (CADs) que atuam na rede de ensino municipal de Cuiabá (MT). Com o tema “Ampliando Conhecimentos”, a 9ª Capacitação da Conviva Serviços contou com a presença de autoridades da capital, entre outras regiões, e outros palestrantes de renome e de diversas áreas do conhecimento. O objetivo foi atualizar e aperfeiçoar as técnicas para o trato cotidiano com as deficiências e, em especial, o autismo.

Karen aponta que, quando estamos ansiosos, é comum que as situações fujam do controle. “O Brasil é o país mais ansioso do mundo e a pandemia só agravou isso. Então, precisamos treinar a análise da consciência de nossos atos e emoções para focar no presente e, assim, não intensificar algo que poderia ser resolvido mais facilmente ali com a criança”, observa a psicóloga, ensinando que o adulto deve sempre parar para respirar adequadamente e oxigenar o cérebro, antes de qualquer atitude.

Ela aponta ainda que é preciso identificar e entender o medo por trás das situações. “Assim, é possível trabalhar o pensamento e formas de amenizar essa sensação para emitir um comportamento mais efetivo e melhor. Devemos sempre nos perguntar: o que nessa situação é tão ameaçador, ruim ou perturbador assim?”, complementa a psicóloga.

Outra dica é estimular pensamentos críticos e criativos frente aos desafios diários. “Procure pensar e imaginar diversas alternativas e consequências para cada situação e decisão. Aproveite as situações do dia a dia para refletir sobre as diferentes formas de solucionar os problemas. Conheça novos jeitos de enfrentar as situações fazendo pesquisas ou perguntando para as pessoas. Também é importante tentar agir diferente, experimentando novos repertórios emocionais e comportamentais frente aos problemas que aparecem”, indica a terapeuta.

Capacitação e Referência

Também presente na capacitação presencial da Conviva, que aconteceu no anfiteatro do Liceu Cuiabano, de 10 a 14 de julho, a secretária-adjunta da Educação Municipal de Cuiabá, Débora Marques Vilar, explicou que a rede de ensino do município conta com 1.837 alunos que necessitam de CADs, sendo que 56% deste público possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Cuiabá tornou-se referência em educação inclusiva. Nossas escolas municipais têm recebido alunos com deficiência oriundos até de unidades particulares pela qualidade do serviço que é prestado”, observou Débora.

O autismo, inclusive, é um dos focos dos cursos presenciais e onlines da Conviva Serviços. E o resultado prático desse aperfeiçoamento é comprovado pelo relato de dezenas de mães de alunos assistidos.

Uma delas, Ediane Silva, que possui um filho de 6 anos com autismo em investigação, fez questão de comparecer ao evento para agradecer aos CADs pela evolução do pequeno. “Meu filho tinha muitas crises e não conseguia ficar na escola quando as aulas voltaram depois da pandemia. Mas, após ele começar com a CAD tudo se acalmou. Gostei tanto do trabalho e de como elas lidam com a questão que até me interessei por ser cuidadora também”, conta.


Centenas de cuidadores de alunos com deficiência de Cuiabá (MT) passaram por capacitação;
na foto, cuidadora atenta ao curso da psicóloga e doutora pela UERJ, Karen Weimer



Outros temas da capacitação foram “Autismo: inclusão e interação no ambiente escolar”; “Atendimento pré-hospitalar: como prestar socorro ao aluno com deficiência de forma segura”; “O direito das crianças e adolescentes: responsabilidades de todos”; “As deficiências e suas principais características: auxílio e cuidados necessários”; “Violência doméstica e familiar e os impactos na sociedade” e “Educação Especial”. Os cursos foram ministrados por palestrantes das áreas também de psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e assistência social, bem como por profissionais do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, enfermagem e segurança do trabalho.

Conviva Serviços
Com três décadas de atuação, a Conviva Serviços exerce importante papel para a educação inclusiva no Brasil. É considerada a primeira entidade privada a se especializar para atender os alunos com deficiência na escola regular, através do profissional de apoio escolar. Com aproximadamente 1,3 mil funcionários, a Conviva Serviços está presente nos estados de Mato Grosso, São Paulo e Espírito Santo e, além do apoio especializado com constantes capacitações, oferece em seu quadro funcional equipes multidisciplinares.

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