02/08/2023 às 12h20min - Atualizada em 02/08/2023 às 22h03min

Parceria entre Massfix e Autoglass impulsiona o mercado de reciclagem de vidros automotivos

Práticas sustentáveis das empresas garantem um mundo mais verde e aproveitamento total da matéria-prima

Gabriela Bone

O Grupo Autoglass criou o programa Reciglass, que em parceria com a Massfix desde 2005, vem impulsionando a reciclagem dos vidros automotivos, trazendo resultados benéficos ao meio ambiente e promovendo uma economia sustentável, para um futuro mais verde. O programa atende às 82 unidades do Grupo, e no ano de 2022 chegou a destinar para a reciclagem aproximadamente 5 milhões de quilos de vidros automotivos, um exemplo inspirador de cooperação empresarial. Vale ressaltar que a iniciativa do Grupo Autoglass é o responsável por suprir a Massfix com um tipo de vidro que contém alta qualidade para o processo de reciclagem. 
 

Atualmente, o Grupo está passando por um processo de expansão nacional e internacional, tornando-se um dos principais consumidores e destinos de vidros automotivos devido às suas atividades relacionadas à substituição de vidros automotivos.
 

O programa Reciglass envolve um sistema eficiente de segregação, armazenamento e transporte de sucata de para-brisa (vidro), que seriam destinados a Aterros Sanitários, para a recicladora Massfix. O dinheiro arrecadado é doado ao Instituto Autoglass, uma entidade civil sem fins lucrativos que promove e patrocina projetos socioambientais relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.
 

A Recicladora Massfix, que possui todas as licenças ambientais necessárias para essa atividade, é responsável por realizar um processo minucioso de separação do vidro de outros componentes que geralmente estão presentes no para-brisa, como PVB (polivinilbutiral) e metal. Posteriormente, todos os vidros são triturados e passam por uma limpeza meticulosa para remover impurezas remanescentes, sendo então levados a um forno de fusão, onde passam por uma transformação física do estado sólido para o líquido, possibilitando a moldagem do material em novos produtos de vidro com diversas dimensões. Cada produto reciclado passa por processos terciários de polimento, corte e laminação, antes de serem re-injetados no mercado.
 

"Ao reciclar o vidro automotivo, não apenas evitamos que ele se torne resíduo, mas também contribuímos para a preservação do meio ambiente, reduzindo o consumo de recursos naturais e a emissão de poluentes. Estamos comprometidos em transformar a gestão de resíduos no setor automotivo e promover uma economia circular, em que o vidro de pára-brisa tem um novo ciclo de vida, beneficiando a todos", comenta Juliana Schunck, CEO da Massfix.
 

A relevância dessa parceria na destinação correta dos vidros automotivos para reciclagem levou o Instituto Autoglass a convidar a Massfix para ministrar uma palestra no Dia Internacional da Reciclagem, em 17 de maio, para os colaboradores do Grupo Autoglass. Essa oportunidade permitiu que a Massfix compartilhasse conhecimentos e curiosidades valiosas sobre o mercado de reciclagem de vidros. Durante a palestra, a Massfix destacou o processo de reciclagem e enfatizou a importância do material que recebem do Grupo Autoglass para o meio ambiente e sociedade.


 

Sobre a Massfix

Desde 1991, a MASSFIX atua no setor da reciclagem de cacos de vidros, sendo hoje a maior da América Latina no segmento. Frente a essa missão, recicla todo tipo de resíduo de vidro como: vidro plano, vidro laminado, vidro de embalagem e especiais.
 

No início de sua história, atuava apenas na coleta de cacos em uma pequena região de São Paulo. Com seriedade e profissionalismo, a MASSFIX expandiu sua atuação, estando hoje em boa parte do território Nacional, sempre se especializando e inovando no processo de reciclagem e transportes destes resíduos. Atualmente possui mais de 1500 fornecedores ativos, entre pequenos e grandes geradores de diferentes segmentos.
 

As preocupações com o meio ambiente são a base das atividades da MASSFIX e nos orgulhamos em contribuir com um propósito nobre que visa preservar a natureza, impedindo o descarte indevido de resíduos em aterros sanitários e lixões, reinserindo matérias-primas na cadeia produtiva, praticando como atividade primária a economia circular.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp