02/08/2023 às 14h16min - Atualizada em 02/08/2023 às 20h03min

Medos emocionais e a influência no sono.

Confira as dicas da Psicóloga Fabiana Antonelli.

Samantha di Khali Comunica
Divulgação
Sim! Hoje estamos vivendo na era do medo, sejam eles reais ou emocionais, o medo paralisa!
Os medos reais estão geralmente relacionados à sobrevivência, são importantes, pois nos fazem ponderar sobre os riscos e perigos de uma situação.  Já os medos emocionais são aqueles que por algum motivo (trauma, vivência negativa, pensamentos negativos, necessidade de controle) nos paralisam muito mais do que os medos reais. Confira as dicas da Psicóloga Fabiana Antonelli.
Medo da velhice, da pobreza, de ficar sozinho, de crítica, julgamento, de perder o amor de alguém, medo de doença, da insegurança e vulnerabilidade, de chuva, de escuro, de tragédias, da mudança e da morte. Geralmente são medos de situações que não estão sob nosso controle e que geram muitos pensamentos sobre o que vai ser da vida, o que pode acontecer comigo e com minha família, a pessoa imagina cenários muito negativos, tenta controlar os acontecimentos, prever as possibilidades de uma situação.
Por exemplo, uma pessoa é convocada para uma entrevista de emprego, a partir daí ela traça uma série de acontecimentos: e se eu perder a hora? E se eu não estiver vestido adequadamente? E se eu me perder no caminho? Quem será o entrevistador? E se me perguntarem algo que eu não sei responder?  E se tiver mais gente na sala? E se o entrevistador não gostar de mim? E se eu disser algo e todo mundo rir de mim? E se eu não for selecionado? E se?
Os medos emocionais atuam no campo das hipóteses, e ao invés de se preparar para a entrevista, a pessoa fica ali, orbitando em torno do medo, tentando prever todas as variáveis da situação. Não preciso nem dizer que, esta pessoa, certamente vai passar a noite acordada, pensando em todas as situações e respostas. Isso é tão exaustivo e paralisante que, em alguns casos, a pessoa nem comparece à entrevista.
Pois bem, agora que você já entendeu o que são os medos emocionais, e a dimensão que eles tomam, vamos entender por qual razão eles tiram ou prejudicam (e muito) o nosso sono.
O medo coloca o organismo em estado de alerta! Para o cérebro, se existe medo, existe perigo, logo, o instinto de sobrevivência é acionado e entramos em estado de alerta. Assim, não podemos relaxar e dormir.
O cortisol é o hormônio do estresse, ele regula o humor, a motivação, o medo! Logo, se estou em perigo, a produção e liberação de cortisol são mais alta, cérebro e corpo entendem, que precisam estar prontos para fugir ou lutar. E lá se vai uma boa noite de sono.
Sabemos que um sono de má qualidade traz muitos prejuízos para a saúde, mas, aqui quero que você pense que quanto mais alerta você fica, mais o cérebro entende que você está em perigo, liberando mais cortisol para que você se mantenha acordado, um ciclo infinito de medo e fuga.
Em casos assim, é necessário além da higiene do sono e todo aquele ritual que você já deve conhecer sobre não ter contato com telas, más notícias, não consumir cafeína, bebidas alcoólicas, alimentos de difícil digestão antes de ir para a cama, apagar as luzes, fazer uma meditação, tomar um chazinho relaxante... É necessário reconhecer que o medo está presente em uma situação específica ou mesmo no dia a dia, olhar para o que causa esse medo e trabalhar, amenizar ou eliminar a necessidade de controlar as variáveis presentes em uma situação. À medida que uma situação deixa de causar medo é possível relaxar, logo não é necessário estar pronto para o combate. Olhar para o medo, reconhecer que existe o medo (sem ter vergonha de que pareça bobo), entender o que tem por trás desse medo é fundamental para a saúde e bem estar físico, mental e emocional.
Depois de ter estas informações, talvez você possa resolver sozinho algumas questões e sair do estado de alerta constante em que vive. Porém, se o medo emocional te paralisa e te impede de viver o dia a dia ou acontecimentos importantes, procure ajuda profissional.
A vida sem medo é mais leve, mais tranquila e bem melhor!
Siga Fabiana Antonelli no instagram:  @fabiana.aantonelli

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp