02/08/2023 às 16h03min - Atualizada em 02/08/2023 às 20h03min

Alimentação no inverno: cuidado com as calorias!  

Alisson David Silva

Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Rodrigo Leal

Durante o frio, o nosso organismo sofre algumas alterações fisiológicas, para que consiga manter a nossa temperatura corporal normalizada, em torno dos 36,5°C, garantindo um funcionamento adequado dos órgãos. Para isso, acontece a vasoconstrição das regiões periféricas, pés e mãos, fazendo com o que o sangue seja redirecionado para outros órgãos vitais, como o coração. É por isso que no inverno, as nossas mãos e pés costumam ficar gelados.   

Para que o corpo se mantenha aquecido, o nosso metabolismo basal, que são as calorias que precisamos ingerir para manter nosso corpo em funcionamento, acaba por aumentar. Isso ocorre, devido a temperatura externa que acaba ficando fria, então o nosso corpo precisa produzir mais energia, para se manter aquecido. É por esse motivo, que normalmente as pessoas sentem mais fome no inverno e comem mais do que no verão- é a taxa metabólica aumentada.   

Pensando nisso, preparamos algumas orientações do que devemos ingerir, que seja adequado nutricionalmente nesse período. Apesar da temperatura ser mais gelada e o consumo de frutas e verduras diminuir, devemos priorizar esses alimentos. Pois as frutas, principalmente as cítricas, como as laranjas, tangerinas e o limão por terem a Vitamina C, que é um antioxidante, ajudam na melhora do sistema imunológico. Vale ressaltar que o consumo é diário, para se ter o benefício.   

As sopas e caldos são bem-vindos, principalmente se os vegetais fizerem parte deles, pois além de ajudarem a esquentar é uma forma de se consumir os legumes. Os chás também são uma alternativa para esquentar, além de que alguns como o de chá verde, possui cafeína - o que acaba estimulando o sistema nervoso central e aumentando também a temperatura corporal. Mas vale ressaltar que os chás precisam ser sem açúcar, para evitar adicionar calorias onde não há necessidade.  

Outro ponto importante é a questão de vitamina D, uma vez que no inverno, temos dias mais nublados e nos períodos que temos o sol, normalmente estamos com blusas, o que impede que a vitamina D seja sintetizada. Por isso, é necessário o consumo de alimentos ricos em vitamina D, como salmão, sardinha, atum, ovos, fígado bovino, entre outros.    

Por fim, é importante lembrar que a alimentação equilibrada deve prevalecer o ano todo. Preferir sempre os alimentos da época, que são mais baratos e no inverno é fundamental o alerta de não exagerar no consumo de alimentos ultraprocessados, por causa dessa necessidade de se ingerir alimentos mais calóricos. Por isso, invista no consumo de alimentos in natura, para que possa melhorar a sua saúde o ano todo.   

*Alisson David Silva é mestre em Alimentação e Nutrição e professor no Centro Universitário Internacional UNINTER.  

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp