01/08/2023 às 14h16min - Atualizada em 02/08/2023 às 00h00min

Pavimento Urbano de Concreto se consolida como opção mais vantajosa para o setor da construção

Benefícios econômicos, estruturais e sustentáveis do sistema serão debatidos em cases práticos durante seminário que integra a programação do Congresso Construindo Conhecimento, a ser realizado no Concrete Show, em agosto, em São Paulo

Yara Lucia Provatti de Lima
www.informamarkets.com.br

O pavimento urbano de concreto é uma alternativa que deveria ser mais utilizada no Brasil em função das diversas vantagens. A afirmação é do presidente da ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem), Wagner Lopes. O assunto será tema do 2º Seminário sobre Pavimentos Urbanos de Concreto, com curadoria da entidade, que integra a programação do Congresso Construindo Conhecimento, uma das atrações do Concrete Show, que acontece de de 8 a 10 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista

“Na primeira edição do seminário, realizado no Concrete Show do ano passado, apresentamos a proposta do material e as vantagens da sua aplicação em pavimentos. Este ano, além de falar dos benefícios, teremos a participação dos usuários, com empresas e órgãos públicos no país, que aceitaram a ideia e investiram no concreto como solução para os pavimentos. Eles estarão no evento contando como é essa experiência e os resultados. Também teremos a apresentação de um case internacional emblemático do uso de pavimentos urbanos de concreto, que é Barranquilha, cidade colombiana em que 90% das vias urbanas são feitas de pavimentos de concreto”, adianta ele. 

Além da apresentação deste case emblemático, estão na programação do Seminário o case URBA, de Campinas (SP), o case Piracaia/Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, case Tecol, de Araçatuba, um painel sobre a Importância do Projeto Estrutural na Execução e Eficiência do PUC, entre outros assuntos. 


Durabilidade e baixa manutenção

Entre as vantagens dos pavimentos urbanos de concretos, Lopes enumera algumas: contribuir para a redução da temperatura ambiente; promover a economia de energia elétrica; reduzir os custos; resistência às deformações; apresentar mais competitividade a longo prazo; garantir projetos muito mais precisos; maior resistência à abrasão; apresentar alta taxa de segurança; apresentar um alto desempenho e durabilidade; e reduzir o impacto ambiental. “Além disso, o pavimento de concreto emite menos CO2, reduz o espaço de frenagem e melhora a visibilidade noturna devido à coloração mais clara”, destaca.

Então, por que no mundo se utiliza o concreto com opção de pavimento urbano e no Brasil não? “No passado, havia uma questão de competitividade no sistema. Quando se considerava toda a vida útil de um pavimento de concreto, ele era muito vantajoso em relação às outras opções para pavimentação, com asfalto. Mas, com relação ao investimento inicial, o concreto era mais caro. Entretanto, novas tecnologias desenvolvidas lá fora, tanto em sistemas construtivos como em materiais e em modelos de cálculo, equiparam o pavimento de concreto, no momento da tomada de decisão, a outras opções de pavimento flexível”, argumenta Lopes. Ainda segundo ele: “quando se considera a vida útil do pavimento de concreto, que supera os 20 anos sem manutenção, aí, sim, ele é largamente a opção mais interessante, com vantagens em termos financeiros, de durabilidade e baixa manutenção”.

Um dos objetivos de Lopes com o Seminário de Pavimentos Urbanos de Concreto é evidenciar as vantagens dessa opção construtiva e elucidar dúvidas quanto à utilização. “Queremos incrementar o conhecimento em torno das vantagens do concreto e, assim, ampliar a aceitação do uso do concreto em pavimentos. A partir do momento em que se adquire conhecimento é possível ter um modelo de comparação e fica evidente, então, a praticidade, a rapidez e a facilidade da colocação do PUC, uma vez que não são necessários grandes equipamentos para isso. Queremos, também, evidenciar para os investidores, as questões de sustentabilidade que o pavimento de concreto tem em relação a outras opções”.

Na visão de Lopes, os investimentos públicos anunciados em melhorias na infraestrutura de transportes no país podem ser uma via de entrada mais sólida do pavimento de concreto, uma vez que este se aplica a qualquer tipo de estrutura. “Temos encontrado uma abertura e interesse em loteamentos abertos e fechados. Esse público é mais receptivo a essas vantagens. Temos conseguido romper barreiras nesses segmentos”, avalia. 

As inscrições para o seminário da ABESC e os outros eventos de conteúdo que acontecem durante o Congresso Construindo Conhecimento na Concrete Show podem ser feitas no site do evento. Clique aqui.

 

Serviço: Concrete Show 2023

Data: 8 a 10 de agosto de 2023.

Horário: das 13h às 20 horas.

Local/Endereço: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes na altura do km 1,5, Jabaquara, São Paulo.

Site Oficial: Clique aqui.

Credenciamento de Imprensa: Clique aqui.
 

Sobre o Concrete Show
O Concrete Show é uma plataforma completa, que abrange todos os setores da cadeia construtiva, gerando negócios, relacionamentos e oferecendo conteúdos de qualidade. Seja no formato presencial ou no digital, o Concrete Show é o ponto de encontro do setor, palco de lançamentos e tendências.

Sobre a Informa Markets  
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp