31/07/2023 às 21h21min - Atualizada em 31/07/2023 às 22h12min

De telas a brincadeiras: estratégias para combater o sedentarismo entre crianças e adolescentes

Ideias simples e poderosas podem garantir a saúde. O ato de incentivar atividades entre familiares e amigos é uma excelente opção para criar conexão, manter o corpo em movimento e ampliar laços

Fernanda Sene
Divulgação Bodytech

A obesidade infantil é uma das maiores ameaças à saúde das famílias. Nos Estados Unidos, quase um terço das crianças e adolescentes estão com sobrepeso ou obesos. A obesidade aumenta os riscos ao longo da vida para doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, asma e várias outras comorbidades e está ligada a outros problemas de saúde importantes durante a infância.

As diretrizes nacionais recomendam pelo menos 60 minutos de atividade moderada a vigorosa todos os dias para crianças e adolescentes, mas a maioria dos jovens não atinge esse objetivo. A quantidade de tempo que este público passa diariamente em atividades sedentárias cresceu nos últimos anos devido a vários fatores, como os avanços tecnológicos, o aumento do tempo em frente as telas e as mudanças nos padrões de vida.

“As vantagens da atividade física, assim como a adoção de hábitos saudáveis, são cruciais em todas as fases da vida, mas é na infância que se formam as rotinas de bem-estar. A prática de exercícios desde a primeira infância tem muitas vantagens, tanto no presente como no futuro, entre os benefícios estão:  o desenvolvimento motor, redução e controle de doenças cardiovasculares, fortalecimento do sistema muscular, controle de peso, melhora da resistência aeróbica, aumento da qualidade do sono, da autoestima, do foco, da concentração e do domínio do próprio corpo”, pontua Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

A atividade física libera hormônios importantes para o bem-estar e para a saúde mental. As endorfinas produzem uma sensação de alegria e são usadas para tratar e prevenir a tristeza e a ansiedade. Além disso, o exercício ajuda a dormir melhor, previne a insônia, estimula a produção de serotonina e funciona como um precursor da melatonina, o hormônio que regula o sono.

De acordo com pesquisas recentes, a atividade física melhora o desempenho mental, a

concentração e o controle executivo, que inclui trabalho de memória e da flexibilidade cognitiva, bem como, a resistência à distração e manutenção do foco. “Isso ajuda as crianças a se tornarem mais focadas, menos impulsivas e as prepara melhor para aprendizado”, orienta Netto.

Aqui estão algumas estratégias eficazes para evitar o comportamento sedentário na juventude:

1) Promover a atividade física entre os jovens e incentivar o envolvimento em esportes como dança, ciclismo, caminhadas ou artes marciais.

2) Limitações: estabelecer restrições sobre o tempo que as crianças e adolescentes podem passar assistindo TV, usando computadores, smartphones ou jogando videogames.

3) Incentivar o transporte ativo: as crianças devem ser encorajadas a se locomover de maneira ativa. Ao invés de depender de veículos para viagens curtas, é importante promover caminhadas, o uso da bicicleta para a locomoção ou o uso do transporte público.

4) Inclusão de exercícios físicos nas atividades cotidianas: seja a inspiração para as crianças e inclua exercícios no dia a dia, por exemplo, subir escadas de dois em dois degraus, levar o cachorro para passear, colocar em um quadro as opções de modalidades para serem realizadas durante a semana: basquete, futebol, andar de bicicleta.

5) Promova o envolvimento em ligas esportivas comunitárias ou escolares para apoiar os esportes organizados e a Educação Física.

6) Mantenha as opções agradáveis e diversificadas: ofereça aos jovens a chance de experimentar vários esportes, desta maneira, eles vão aproveitar mais a modalidade escolhida. Considerar o planejamento de atividades comunitárias ou familiares é uma forma agradável de trocar experiências e criar memórias.

7) Encorajar o envolvimento em atividades em grupo que exijam trabalho em dupla é uma forma prazerosa para promover laços sociais. Os jovens são mais propensos a se envolver em atividade física regular se fizerem parte de uma equipe ou de um grupo social que oferece motivação, responsabilidade e prazer.

É importante observar as vantagens que a atividade física pode proporcionar quando combinada com uma dieta balanceada, descanso e supervisão adequada para garantir a segurança durante o exercício ou esportes. “Além disso, tenha em mente que para garantir que os jovens gostem de ser fisicamente ativos, as soluções devem ser adaptadas aos seus interesses únicos”, orienta Netto.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp