31/07/2023 às 09h48min - Atualizada em 31/07/2023 às 18h00min

 45ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos!

Comunicação

Estão abertas as inscrições para a 45ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. O encerramento ocorre em 31 de julho de 2023, às 15h. Com abrangência nacional, o Prêmio reconhece jornalistas, repórteres fotográficos, escritores e artistas do traço que, por meio do trabalho cotidiano, defendem a democracia, a cidadania e os direitos humanos. Os interessados podem acessar o site https://www.premiovladimirherzog.org
 
“Teremos em 2023 uma edição histórica. São 45 anos daquele que é, atualmente, o mais tradicional e respeitado prêmio de jornalismo do país, reconhecendo as contribuições de profissionais da comunicação e personalidades para a promoção de direitos fundamentais”, afirma Giuliano Galli, presidente do Instituto Prêmio Vladimir Herzog. “Além disso, celebramos a vida e o legado do jornalista Vladimir Herzog”, acrescenta. Vlado, como era conhecido, foi morto pela ditadura civil-militar em 25 de outubro de 1975 nas dependências do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo.  
 
Atualmente, integram a Comissão Organizadora, ao lado da Família Herzog, as seguintes instituições: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Coletivo Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)  e Instituto Vladimir Herzog.  
“O objetivo é reconhecer profissionais da comunicação e personalidades que contribuem para a promoção de direitos fundamentais. O Prêmio está aí para mostrar para o mundo que é possível ter voz e contar histórias, exibindo os fatos da maneira mais profissional possível”, comenta Ana Luisa Gomes, responsável pela curadoria do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. 
 
O Prêmio contempla sete categorias: 
 
  • Produção jornalística em texto - reportagens em texto publicadas em veículos impressos ou eletrônicos (no caso de série, limitada à inscrição de uma reportagem) 

     
  • Produção jornalística em áudio - reportagens ou documentários em áudio (no caso de série, limitada à inscrição de uma reportagem ou episódio) 

     
  • Produção jornalística em vídeo - reportagens ou documentários em vídeo (no caso de série, limitada à inscrição de um episódio) 
 
  • Produção jornalística em multimídia - reportagens multimídia publicadas na internet (no caso de série, limitada à inscrição de uma produção) 
 
  • Fotografia - foto ou série fotográfica publicada em veículos impressos ou eletrônicos (no caso de série, limitada a até 6 imagens) 
 
  • Arte - ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos publicados em veículos impressos ou eletrônicos (no caso de série, limitada à inscrição de uma obra ou peça) 
 
  • Livro-reportagem - obras editadas e lançadas no ano de 2022 (limitada à inscrição de uma única obra por autor ou autora) 
 
Instituto Prêmio Vladimir Herzog 
A partir desta edição, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog passa a ser promovido e organizado pelo recém-criado Instituto Prêmio Vladimir Herzog, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou político-partidários, fundada em novembro de 2022, em São Paulo. Criado em 1978, o Prêmio atualmente tem apoio de 18 instituições da sociedade civil, além da família Herzog. 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp