31/07/2023 às 10h38min - Atualizada em 31/07/2023 às 16h02min

Hospital do GRAACC alerta para sintomas de câncer de cabeça e pescoço em crianças e adolescentes

Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a 90%; pais e responsáveis devem ficar atentos a sinais como obstrução nasal, sinusite crônica ou até mesmo casos de estrabismo

Jamille menezes
Target
Foto de Angiola Harry na Unsplash

Considerado o quinto tipo com maior incidência no Brasil, o câncer de cabeça e pescoço é mais comum em adultos, mas também pode comprometer crianças e adolescentes. O Hospital do GRAACC, referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer de todo o Brasil, destaca que um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio.

 

"Nós recebemos crianças e adolescentes com tumores muito extensos, comprometendo muitas vezes a respiração. Se identificados e tratados precocemente a chance de cura são muito boas, por exemplo o rabdomiossarcoma orbital, as chances de cura são de 90% se o diagnóstico é precoce", diz a Dra. Eliana Maria Monteiro Caran, oncologista pediátrica do Hospital do GRAACC.

 

Em crianças, geralmente, esse tipo de câncer é causado por eventos genéticos. "Muitas vezes a criança nasce com uma alteração genética que predispõe ao tumor, já em adolescentes existe a infecção crônica por certos vírus, incluindo o HIV, o vírus de Epstein Barr e o HPV. Em adultos existem alguns fatores de risco, como, por exemplo, exposição à radiação, exposição ao tabaco e o consumo de álcool", explica a médica.
 

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. Por isso, é preciso ficar atento a alguns sintomas. "O quadro clínico depende da localização do tumor, mas pode se manifestar com o aumento de linfonodos no pescoço, obstrução nasal, como uma sinusite que não melhora e a criança começa a dormir com dificuldade, começa a roncar a noite. Muitas vezes sai secreção sanguinolenta do ouvido, ou até mesmo casos de estrabismo", revela Dra. Eliana.

 

Em ordem de incidência na cabeça e pescoço de crianças e adolescentes, a neuro-oncologista pediátrica do Hospital do GRAACC afirma que o mais comum são os linfomas, principalmente o linfoma de Hodgkin, que se manifesta pelo aumento dos linfonodos e pescoço. "Mas também temos os sarcomas, o carcinoma de rinofaringe, o carcinoma de tireoide e depois os tumores de glândulas salivares.

 

Esses pacientes exigem um tratamento mais complexo, porque além da questão do tumor existem também algumas questões estéticas e funcionais, como a alimentação e respiração, tudo isso pode estar comprometido", explica a médica.

 

Para tratar a especialidade de forma integral, o Hospital GRAACC conta com uma equipe multiprofissional envolvendo radioterapia, diagnóstico por imagem, fonoaudiologia e psicologia.

 

Sobre o Hospital do GRAACC

 

O Hospital do GRAACC é referência no tratamento do câncer infantojuvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que possibilita, além de diagnosticar e tratar o câncer pediátrico, o desenvolvimento de ensino e pesquisa. É a primeira instituição do país, especializada em câncer pediátrico, a receber a acreditação da Joint Commission International (JCI), uma das organizações mais conceituadas do mundo na área de certificações em serviços de saúde. Em 2022, atendeu cerca de 3,9 mil pacientes de todo o país e realizou mais de 33 mil consultas, além de 1,6 mil procedimentos cirúrgicos, 25 mil sessões de quimio e radioterapia, e 96 transplantes de medula óssea. Em mais de 30 anos de atividade, o ​Hospital do ​GRAACC elevou o patamar do tratamento do câncer infantojuvenil no Brasil, especialmente em casos de alta complexidade, com taxa média de 72% de cura, e investe constantemente em medicina individualizada e investigação genética para cada vez mais crianças e adolescentes com câncer possam ter um futuro pela frente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp