28/07/2023 às 23h29min - Atualizada em 29/07/2023 às 02h02min

Como os provedores de internet estão aproveitando a tecnologia para melhorar o serviço em 2023?

A adoção de novas ferramentas tem impulsionado e fortalecido a presença de ISPs no mercado

Imprensa
Divulgação

Por Tulio Barbosa 
 

A rápida evolução tecnológica tem impulsionado transformações significativas em diversas indústrias, e o setor de telecomunicações é um grande exemplo disso. Em 2023, os provedores de internet (ISPs) estão aproveitando as inovações para melhorar seus serviços e oferecer uma experiência aprimorada aos clientes. Com recursos de ponta como ERP, Bots, facilitadores financeiros, entre outras tecnologias, os ISPs têm impulsionado cada vez mais seus diferenciais competitivos visando crescimento e rentabilidade. 
 

A automação e integração de sistemas  

Com recursos como o sistema ERP, muitos provedores de internet passaram a adotar a ferramenta como forma de otimizar suas operações internas. Essa solução permite a automação de processos essenciais, como faturamento, gerenciamento e provisionamento de serviços. Com a integração perfeita dessas ferramentas, os ISPs podem melhorar sua eficiência operacional, reduzir erros e agilizar o atendimento ao cliente. 

Já quando o assunto é Inteligência Artificial (IA), a utilização de Bots inteligentes está se tornando comum para o atendimento e suporte em diversas empresas. Isso porque os assistentes virtuais são capazes de responder a perguntas frequentes, solucionar problemas técnicos simples e fornecer auxílio instantâneo aos usuários, em regime de 24h por 7 dias na semana. Esse recurso garante não apenas agilidade, mas também uma experiência personalizada para o cliente. 
 

Inteligência de Negócios e o relacionamento com o cliente  

A inteligência de negócios através de um painel de indicadores (BI) tem se tornado uma ferramenta indispensável para os provedores de internet atualmente. Por meio da análise de dados em tempo real, essas soluções permitem a geração de insights valiosos sobre o comportamento do usuário, padrões de consumo e demanda por serviços. Com base nesses dados, os ISPs podem tomar decisões estratégicas e rápidas, personalizar ofertas e melhorar a qualidade de trabalho ofertado. 

Outra forma de melhorar a experiência do cliente, está em ferramentas como os facilitadores financeiros. Essas soluções oferecem diferentes opções de pagamento, incluindo carteiras digitais e pagamentos recorrentes. Ao reduzir a fricção no processo de pagamento, os provedores tornam mais conveniente para os usuários efetuarem suas transações, resultando em maior satisfação, fidelização e redução da inadimplência, algo vital para o planejamento do fluxo de caixa. 

O gerenciamento eficaz do relacionamento com os consumidores é uma prioridade para os provedores, sem dúvidas. Para isso, muitos estão investindo em sistemas de CRM (Customer Relationship Management). Com a ferramenta, os ISPs podem centralizar informações sobre os clientes, histórico de interações, preferências e necessidades. Essa abordagem permite oferecer atendimento personalizado, antecipar demandas e proporcionar uma experiência excepcional aos usuários. 

Em conclusão, os provedores estão se adaptando ao avanço tecnológico e aproveitando soluções que possam aprimorar os seus serviços. A automação de processos, o suporte inteligente, a análise de dados, a facilidade nos pagamentos e o relacionamento personalizado com os usuários têm se mostrado cruciais para o sucesso nesse setor altamente competitivo. Colocando em prática uma estratégia para o uso de novos recursos, os ISPs estão se posicionando para fornecer um serviço de qualidade, superar expectativas dos clientes e alcançar um diferencial estratégico em 2023 e, certamente, nos anos seguintes. 

 

*Tulio Barbosa é CEO da MK Solutions. Com mais de 15 anos de experiência em Estratégia, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios, o executivo é graduado em Administração de Empresas pela UFMG e especializado em Finanças e Administração Internacional pela Harvard Business School. 

 

 Sobre a MK Solutions   

Desenvolvedora de software de gestão e soluções digitais feitas para provedores de internet, a MK Solutions nasceu como uma ISP. No entanto, em 2008, a empresa identificou a necessidade de desenvolver uma ferramenta de gestão completa para esse mercado e, assim surgiu a MK Solutions. Atendendo provedores de todos os tamanhos, com mais de milhões de clientes autenticados, as soluções desenvolvidas pela companhia conectam pessoas e apoia o crescimento dos provedores de internet, ajudando a evoluir e expandir processos, e proporcionando cada vez mais qualidade e inovação ao segmento. Saiba mais acessando: https://www.mksolutions.com.br/   

  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp