28/07/2023 às 12h02min - Atualizada em 29/07/2023 às 00h00min

Parada Geral garante produtividade e eficiência do setor industrial que representa 23,1% do PIB nacional

As paradas gerais são fundamentais para que as fábricas mantenham-se competitivas, assegurando performance, produção e redução de custos operacionais

Central Press

A Parada Geral, regulamentada pela NR13 do Ministério do Trabalho, é uma obrigatoriedade legal para empresas que operam equipamentos como caldeiras e digestores, conhecidos como vasos de pressão. Além de garantir a produtividade, qualidade e eficiência das indústrias, evitando interrupções emergenciais, as paradas também visam preservar a integridade e a segurança das operações, colaboradores e comunidade onde a empresa está situada.

As Paradas Gerais (PGs) são eventos periódicos em que as indústrias interrompem suas atividades de produção, a fim de realizar atividades de manutenção preventivas, corretivas, preditivas, planejadas e detectivas. Também é possível realizar pequenos projetos de melhoria e aprimoramento das máquinas. O objetivo principal é garantir o funcionamento da operação, aumentando a confiabilidade dos equipamentos para o próximo ciclo da fábrica

A manutenção adequada de equipamentos e instalações industriais é essencial para a redução de custos, pois evita despesas futuras decorrentes de possíveis falhas. Ao longo de mais de seis décadas de atuação no Brasil, o Pacote de Parada Geral da Valmet contribuiu para a execução de mais de 300 Paradas Gerais em fábricas de papel e celulose globalmente, sempre seguindo rigorosamente os pilares de planejamento, conhecimento, análise crítica, cumprimento de prazos e segurança. 

“O diferencial do Jeito Valmet de Servir são os profissionais de Field Services, um time global de alto nível técnico e know-how composto por mais de 1.000 profissionais de serviços prontos para atuar em campo, juntamente com o cliente. A Valmet ainda conta com o apoio de 17.000 especialistas dos segmentos de serviços, automação e controle de fluxo. Estamos presentes, no local e remotamente, todos os dias, operando para atingir as metas dos clientes”, afirma o gerente de vendas da Valmet, Fausto Pires.. 

O principal objetivo da Valmet é concluir o serviço dentro do tempo estipulado, sem perdas de produtividade para o cliente e com total segurança e qualidade. A gestão das paradas de manutenção é um desafio complexo para as fábricas, devido ao volume de atividades e colaboradores envolvidos.. Por isso, trabalhamos lado a lado do cliente, alinhando tecnicamente o escopo, definindo o cronograma, validando o histograma, contratando mão de obra, executando ações de manutenção e fornecendo suporte até a repartida da planta. “Essa metodologia Valmet resulta em maior confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos até a próxima campanha de manutenção", explica. 

Jeito Valmet de servir

Dentre as etapas que definem o cronograma da operação, a de planejamento identifica as necessidades da fábrica em questão, alinhamento com o cliente sobre as principais ações e estabelecimento de metas a serem atingidas. Cabe destacar que o cliente também recebe a evolução dos trabalhos em execução, por meio da participação em reuniões diárias e do RDO (relatório diário de obra). Entre os pontos destacados estão a curva de avanço dos serviços e a avaliação de cada frente de trabalho de forma individual, comentando os atributos positivos e negativos da operação. 

Ao final da Parada Geral, a Valmet entrega um relatório detalhado que avalia os serviços realizados, destaca as lições aprendidas e indica os pontos de manutenção para a próxima parada geral. Durante todo o ciclo de planejamento, a multinacional finlandesa oferece apoio ao cliente, auxiliando na avaliação crítica, tempo de vida recomendado e prazos de entrega para os componentes que serão substituídos.

Cases de sucesso 

“Dentre as centenas de Paradas Gerais coordenadas pela Valmet, foram realizados oito pacotes no Brasil até julho de 2023. Um exemplo notável foi a realização da primeira Parada Geral na história de uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo, localizada no Triângulo Mineiro. O escopo de serviços foi completo e incluiu manutenção, supervisão, inspeção e melhorias na fábrica. Com um time composto por mais de 500 profissionais, entre colaboradores diretos da Valmet e contratados, o projeto foi conduzido com sucesso”, explica o diretor da linha de negócios de Serviços na Valmet América do Sul, Felipe Floriani. 

A Parada Geral em questão abrangeu três linhas de atuação da Valmet: Automação, Flow Control e Serviços. “Foi uma operação de grande porte bem-sucedida, com todas as atividades e itens sendo realizados conforme o planejado. O foco em qualidade, prazo e segurança foi fundamental para o sucesso da operação. O resultado positivo foi alcançado devido à dedicação de toda a equipe  envolvida, especialmente nos estágios de  planejamento e nas diversas atividades que antecedem à execução, como Engenharia, Suprimentos, Logística e Montagem. O relacionamento e a interação entre as equipes da Valmet também foram fatores cruciais para a percepção do cliente em relação à confiabilidade e qualidade dos nossos serviços prestados”, comenta o engenheiro de vendas especialista, Felipe Vidal. 

“Com Paradas Gerais como essa, garantimos a integridade dos equipamentos em operação, prevenindo paradas de emergência e possíveis problemas ou danos às estruturas. Esse trabalho resulta em uma continuidade do processo produtivo com resultados operacionais de excelência”, conclui Floriani.  

 

Sobre a Valmet

A Valmet é uma desenvolvedora e fornecedora líder global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com soluções de automação, válvulas e controladores de fluxo, a Valmet atende uma base ainda mais ampla de indústrias de processo, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis. Em 2022, a empresa Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, Antofagasta e Santiago, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp